EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3 4 5

Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

Doutora em Estudos Linguisticos na Pós-Lin/FALE/UFMG desenvolvendo a pesquisa "A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança" (2014). Doutorado Sanduiche (Bolsista CAPES) na Paris IV - Sorbonne/França com a pesquisa "La Sacre du Printemps en danse et la semiotique visuelle comme moyen d'accès" (2013). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) com a pesquisa A Motivação Humana e o Gesto Técnico no Contexto da Dança. Pós-graduada em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS (1995) e Lazer pela EEFFTO/UFMG (1995). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Formada em Dança/Balé Clássico pela Fundação Clóvis Salgado Palácio das Artes/BH e pelo Studio Joaquim Ribeiro do Carmo/BH (1982). É professora na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2000 atuando como docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Coordenadora do Programa de Dança Experimental da EEFFTO/UFMG e de seus projetos. É líder do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança (COODA) e das Linhas de Pesquisa Dança, linguagem e interdisciplinaridade; Dança, arte, educação, cultura e lazer; Dança e Performance. Co-lider do Grupo de Pesquisa Corpo, Movimento e Tecnologia (COMTE). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança e Estudos Integrados em Dança; no Grupo de Pesquisa Teatro e Dança-Teatro e no Grupo de Pesquisa Semiofon: Semiose e Fonoestilística. Bailarina Profissional e Coreógrafa desde 1982 com trabalhos no Brasil e no Exterior. Foi Coordenadora do Campo do Lazer (Secretaria Municipal de Esportes PBH de 1986 a 1989) e docente nas áreas da Educação Física e Dança em diversas instituições.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ivana Montandon Soares Aleixo

Possui doutorado em Ciência do Desporto realizado na Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (2011) e mestrado em Ciência do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). É professora ativa permanente da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ginástica e suas diversas manifestações, Ginástica Artística, Pedagogia do Esporte, Ensino, Treinamento com crianças e jovens, Esporte e Educação pelo esporte, Educação em Saúde Coletiva.

Veja mais informações no Somos UFMG

José Alfredo Oliveira Debortoli

Possui Mestrado em Educação pela FaE/UFMG e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor dos Cursos de Graduação em Educação Física e Mestrado em Lazer na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social - NAPrática, onde desenvolve estudos relacionados com os temas: Infância, Aprendizagem da Cultura e Educação.

Veja mais informações no Somos UFMG

José Ângelo Gariglio

Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialista em Educação Física Escolar pela PUC-Minas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor efetivo do magistério superior da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de professores de Educação Física, formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica, ensino da educação física, saberes docentes e currículo. É lider do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (ProEFE) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Juan Carlos Pérez Morales

Possui graduação em Cultura Física e Esportes pela Universidade Incca da Colômbia. Especialista em Administração Esportiva pela Fundação Universitária da Área Andina. Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), área de concentração Treinamento Esportivo. Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência no processo de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos (basquetebol) da iniciação ao alto rendimento. Experiência como professor de educação física no ensino médio e como docente no ensino superior. Professor adjunto na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Membro pesquisador no Centro de Estudos em Cognição e Ação do Centro de Excelência Esportiva da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Experiência na gestão de políticas públicas na área de programas esportivos sociais, esporte escolar, eventos esportivos e atividade física e saúde.

Kátia Lucia Moreira Lemos

Possui Mestrado em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Atua principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, ginástica aeróbica esportiva, bullying e esporte escolar. 

Veja mais informações no Somos UFMG

Luciano Pereira da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Luciano Sales Prado

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Ciências Sociais - Ciências do Esporte - Universitat Konstanz (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga crônica, fadiga aguda, fisiologia do exercício pediátrico e treinabilidade, calor e termorregulacao.

Veja mais informações no Somos UFMG

Maicon Rodrigues Albuquerque

 

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Mestrado em Ciências do Esporte - UFMG e Doutorado em Medicina Molecular - UFMG. Foi professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (2013 - 2016). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador de mestrado e doutorado dos programas de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (UFMG) e Educação Fisica (UFV / UFJF). Membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES - UFMG) e do Laboratório de Medicina Molecular (Faculdade de Medicina - UFMG). Têm experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esportes de Luta/Taekwondo, Aprendizagem Motora, Psicologia do Esporte e Neurociência.

Márcio Vianna Prudêncio

Doutorando no programa de Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais, graduado Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é é professor assistente a, nível 1 da Universidade Federal de Minas Gerais, comentarista de atletismo - ESPN Brasil e técnico de atletismo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: atletismo, biomecânica, atividade física, salto em distância e educação física.