Período: 4°
Natureza: OB BACHARELADO
Carga Horária Semestral: 30h
EMENTA
Constituição de uma leitura significativa da pessoa humana na sociedade contemporânea, sensibilizando os alunos para a importância do esporte como fator social, na sua pluralidade e nos diferentes ambientes.
OBJETIVOS
Esta disciplina tem por objetivos:
PROGRAMA
1 – Sociologia do Esporte - Conceitos
Origens
Socialização
Estratificação social
Segregação social
Sociologia do esporte no campo da sociologia
2 – O esporte como fenômeno social
Esporte Plural
Meios de comunicação
Desenvolvimento Humano (Índice de Desenvolvimento Humano)
Esporte e valores humanos
Olimpismo
3 – O fenômeno contemporâneo da sociedade
Sociedade no atual período histórico
Bullying
BIBLIOGRAFIA
- ANDRÉ, S.; COSTA, A.C.G. (2004). Educação para o desenvolvimento humano. Editora Saraiva. São Paulo.
- BENTO, J.O. (2004). Desporto – Discurso e Substância. Campo das Letras Editores S.A. Porto.
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. MEC / SEF. Brasília.(*)
- COMÉNIO, J.A. (1985) Didáctica Magna. Fundação Calouste Gulbekian. Porto. 3a ed. (*)
- COUTO, A.C.P ET AL. (2001). Referencial teórico do Projeto Guanabara: conteúdos da educação física a serem desenvolvidos nos projetos de educação pelo esporte. In Kátia Lemos e Emerson Garcia (org.) Temas Atuais VI - Educação Física e Esportes, pp.201-208. Editora Health. Belo Horizonte. (*)
- COUTO, A.C.P; FREITAS, H.; ALEIXO, I.; COUTO, M. (2002). Esporte e a formação da criança. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais VII - Educação Física e Esportes, pp.27-32. Livraria e Editora Saúde. Belo Horizonte. (*)
- COUTO, A.C.P; GARCIA, R.P.; LEMOS, K.L.M. (2003). A Escola Cultural; a Educação física na escola baseada na cultura. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais VIII - Educação Física e Esportes, pp.133-144. Livraria e Editora Saúde. Belo Horizonte. (*)
- COUTO, A.C.P; LEMOS, K.L.M; COUTO, M. (2004). Uma leitura axiológica do esporte a partir dos pilares da educação. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais IX - Educação Física e Esportes, pp.175-190. Editora Silveira. Belo Horizonte. (*)
- DELORS, J. (2001). Educação um tesouro a descobrir. Cortez. (6a edição).São Paulo. (*)
- GARCIA, R.P. (1999). Da desportivização à somatização da sociedade. In Contextos da Pedagogia do Desporto. Lisboa. Livros Horizonte.. (*)
- GARCIA, R.P. (2001). Um olhar antropológico para reencantar a educação. I Congresso Científico de Educação Física do Centro Universitário Nilton Lins, Manaus. (*)
- GARCIA, R.P.; PEREIRA, A. L. (2001). Uma visão axiológica da educação física: análise centrada nos valores do dever e do corpo. Ver. Práxis de EF e do desporto. Rio de Janeiro.
- GAYA, A., MARQUES,A., TANI, GO. (2004) Desporto para crianças e jovens, Razões e finalidades. UFRGS.Porto Alegre.
- GEBARA, A. et al. Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.
- HELAL, R. O que é sociologia do esporte. Editora Brasiliense: São Paulo, 1990. (*)
- MAGNANE, G. Sociologia do Esporte. Editora Perspectiva: São Paulo, 1969. (*)
- PATRÍCIO, M.F. (org). A escola cultural e os valores. Porto: Porto Editora, 1997.
Período: 7º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 horas
Créditos: 3
EMENTA
Constituição de uma leitura significativa do esporte na sociedade contemporânea, sensibilizando os alunos para a importância do esporte como fator social, na sua pluralidade e nos diferentes ambientes.
BIBLIOGRAFIA
ANDRÉ, S.; COSTA, A.C.G. Educação para o desenvolvimento humano. SÃO PAULO. Editora Saraiva. 2004
BENTO, J.O. DESPORTO DISCURSO E SUBSTÂNCIA Porto. Campos das Letras . Editores S.A.2004.
COUTO, A.C.P; FREITAS, H.; ALEIXO, I., M. Esporte e a formação da criança. In Lemos, K.;Garcia,E.(org) Temas atuais VII – Educação Física e Esportes, pp.27-32. Belo Horizonte.Livraria e Editora Saúde 2002
COUTO, A.C.P.; GARCIA, R.P.; LEMOS, K.L.M. A Escola Cultural; a Educação física na escola baseada na cultura. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais VIII – Educação Física e Esportes, pp.133-144. Belo Horizonte. Livraria e Editora Saúde 2003.
COUTO, A.C.P.; LEMOS, K.L.M; COUTO, M. Uma leitura axiológica do esporte a partir dos pilares da educação. In Lemos, K., Garcia, E. (org.) Temas Atuais IX – Educação Física e Esportes, pp. 175-190. Belo Horizonte. Editora Silveira. 2004.
GARCIA, R.P. Da desportivização à somatização da sociedade. In contextos da Pedagogia dos Desportos. Lisboa. Livros Horizonte. 1999.
GAYA, A., MARQUES, A., TANI, GO. Desporto para crianças e jovens. Razões e Finalidades. Porto Alegre. Editora da UFRGS. 2004.
HELAL, R. O que é sociologia do esporte. São Paulo. Editora Brasiliense. 1990 MAGNANE, G. Sociologia do Esporte. São Paulo. Editora Perspectiva.
Carga horária: 30h/a
Período: 1º
Créditos: 2
I - EMENTA
A leitura e escritura como processos de compreensão e produção de textos. Processos de busca de literatura. Da pré-escrita à produção: o planejamento, a leitura prévia, a busca de idéias, a edição: a revisão e o aperfeiçoamento do texto; a arte final. Criação e editoração de textos sobre os temas debatidos em classe. Métodos e técnicas para sua elaboração e apresentação.
II - OBJETIVOS
Conhecer os elementos organizacionais da metodologia do trabalho científico, aplicando-os na elaboração de trabalhos acadêmicos.
Utilizar instrumentos de organização de estudos individual e em grupo como recursos metodológicos para o desenvolvimento das ações práticas acadêmicas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 1996.
LAKATOS, E. & MARCONI, M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.
SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ANDRADE, M. Introdução à metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Atlas, 1994.
LESSA JUNIOR, Amário; SILVA, Siomara Aparecida & AlbuquerqueNeto, Severino Leão. Manual de Orientação e Elaboração de Trabalhos Acadêmico/Científicos – Projeto de Pesquisa. Apostila; FUNORTE MG - 2004 |
REFERÊNCIAS
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia
Período: 3º
Natureza: OB
Carga Horária Semestral: 30h
EMENTA
Atividade Física Adaptada: Teorias e Conceitos; Afecções da Saúde e de Funcionalidade; Paradigmas (Adaptação, Organização de Serviços, Inclusão, Ecossistema e Equidade); Âmbitos de Atuação (Escolar, Esportivo, Recreacional e de Reabilitação); Realidade Nacional e Internacional.
PROGRAMA
2.1.1- Deficiência Visual
2.1.2- Deficiência Auditiva
2.1.3- Deficiência Física
2.1.4- Deficiência Mental
BIBLIOGRAFIA
CASTRO, Eliane Mauerberg de. Atividade Física Adaptada. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005.
WINNICK, Joseph (Org.) Educação Física e Esportes Adaptados. São Paulo: Manole, 2004.
ONU. Declaração de Salamanca: sobre Principios, Políticas e Praticas na área de Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf
Período: 3°
Natureza: OB LICENCIATURA
Carga Horária Semestral: 45h
PROGRAMA
BIBLIOGRAFIA
ALTER, M.J. Ciência da flexibilidade. Ed. Artmed. 2010. BAYER, E. Diccionario de las ciencias del deporte. Ed. Unisport / Junta de Andalucia. Espanha,1992.
CHAGAS, M. H., LIMA, F. V. Musculação: Variáveis estruturais. Belo Horizonte. Editora Sigla Comunicação. 2ª edição. 2011.
CHAGAS, M . H.; LIMA, F. V. Capacidade força muscular: estruturação e conceitos básicos. In SAMULSKI, D.M.; MENZEL, H.J.; PRADO, L.S. Treinamento esportivo.m Ed. Manole, 2012.
CHANDLER, T.J.; BROWN, L.E. Treinamento de força para o desempenho humano. Porto Alegre. Ed. Artmed. 2009.
FLECK, S.J.; KRAEMER, W.J. Fundamentos do treinamento da força muscular. Artmed Editora. Porto Alegre.1999.
GRECCO, P. J. Caderno do goleiro de handebol. Federação Mineira de Handebol. Belo Horizonte. 2002. GROSSER, M.; BRÜGGEMANN, P.; ZINTL, F.: Alto rendimiento deportivo. Planificación y desarrollo. Barcelona. Espanha. Martinez Roca.1988.
GROSSER, M.; STARISCHKA, S.; ZIMMERMANN, E. Princípios del Entrenamiento Deportivo. Barcelona. Espanha. Martinez Roca. 1988. MARTIN, CARL, LEHNERTZ. Manual de teoria do treinamento esportivo. Phorte Editora. 2008.
Período: 2°
Natureza: OB LICENCIATURA
Carga Horária Semestral: 60h
EMENTA
Abordagem teórica-prática do processo de ensino-aprendizagem-treinamento aplicado à iniciação esportiva –particularmente dos esportes coletivos- nas diferentes formas de expressão do esporte. Conceituação dos aspectos fundamentais do processo da aprendizagem tática ao treinamento tático e da aprendizagem motora ao treinamento técnico.
PROGRAMA
Fornecer noções básicas dos componentes do rendimento esportivo. Estruturas e características das capacidades inerentes ao rendimento em esportes.
Conhecer diferentes propostas pedagógicas para a iniciação esportiva nos diferentes níveis de rendimento e formas de manifestação do ensino: formal e não formal.
Elaborar programas de iniciação esportiva observando as características de maturidade e nível de rendimento da população com a que se trabalha.
Vivificar atividades que estimulem o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem-treinamento das diferentes modalidades esportivas.
Aplicar os fundamentos gerais do processo de ensino-aprendizagem-treinamento esportivo na elaboração de planos de aulas na escola escolinhas ou locais de prática esportiva em diferentes níveis de rendimento.
BIBLIOGRAFIA
AGUILÀ LASIERRA, G.; BURGUÊS, L. P.: 1015 juegos y formas jugadas de iniciación a los deportes de equipo. v.2. Barcelona: Paidotribo, 2000.
AGUILÀ, G. (1990): Aproximación a una propuesta de aprendizaje de los elementos tácticos individuales en los deportes de equipo. Barcelona: Apunts. Educació Física i Esportes, nº 24. Pag, 59 - 68. Espanha.
BARBANTI,V.J.; AMADIO, A. C.; BENTO, J.O.; MARQUES, A.T.(Orgs): Esporte e Atividade Física. Interação entre rendimento e saúde. São Paulo. Manole, 2002.
BAYER, C. (1986) La enseñanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona: Editora Hispano-Europea.
BRACHT, V (1986): A criança que pratica esportes respeita as regras do jogo... capitalista. Revista Brasileira de Ciências do esporte. São Paulo. Vol. 7, n. 2, pp 62-68, jan.
BRACHT, V (2002): Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento, Porto Alegre. UFRGS, 6,n.12, p XIV-XXIV.
BUNKER, D.; THORPE, R. (1982): La enseñanza de los juegos deportivos. Cambio de enfoque. Apunts. Barcelona. Espanha.
DARIDO, S. C. (2003) Educação física na escola. Questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
FREIRE, J. B.(2003): Pedagogia do Futebol. Editora: Autores Associados. Campinas. Sp. Brasil.
GAYA, A.;MARQUES, A.; TANI, G. (Org.) (2004): Desporto para Crianças e Jovens. Razões e Finalidades. Editora UFRGS. Porto Alegre. RS. Brasil.
GRAÇA, A., OLIVEIRA, J.(1995): O ensino dos jogos desportivos coletivos. Porto. Portugal. Centro de Estudos dos Jogos Esportivos: Editora Universidade do Porto.
GRAÇA, A. et al. Modelo de competência nos jogos de invasão: Uma ferramenta didáctica para o ensino do basquetebol. Estudos CEJD, n. 6, p. 7-28, 2006.
GRAÇA, A.; MESQUITA, I. Ensino do Desporto. In: TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. (Org.) Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (Org.)(1998). Iniciação Esportiva Universal. Vol. 1. Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
GRECO, P. J. (2005) Iniciação Esportiva Universal e Escola da Bola: uma integração das duas propostas. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K.,L.,M. Temas Atuais em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Editora Health, 2005. v.10.
GRECO, P. J. (1998) Iniciação esportiva universal 2: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
GRECO, P. J. (2001) Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K.,L.,M. Temas Atuais em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Editora Health, v. 6.
GRECO, P. J.; BENDA, R. N. (2006) Iniciação ao esporte: uma escola da bola para crianças e adolescentes. In: DE ROSE J. D. (Ed.). Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 180-193.
GRECO, P. J.; SILVA, S. A.(2008) A metodologia de ensino dos esportes no marco do Programa Segundo Tempo. In: OLIVEIRA, A. A. B. de; PERIN, G. L. (Org.). Fundamentos Pedagógicos para o Programa Segundo Tempo. Porto Alegre: UFRGS. p. 81-112.
GRECO, P. J.; SILVA, S. A.; SANTOS, R. L. (2009) Organização e desenvolvimento pedagógico do esporte no Programa Segundo Tempo. In: BASSOLI DE OLIVEIRA, A.A.; PERIM, G.L. Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo. Da reflexão a prática. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá.
GRECO, P. J. (2002) O Ensino-Aprendizagem-Treinamento dos Esportes Coletivos: Uma análise inter e transdisciplinar. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K. L. M. Temas Atuais em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Health, 2002. v. 7.
GRECO, P. J.(2003) Ensino aprendizagem treinamento dos jogos esportivos coletivos: iniciação esportiva universal uma escola da bola. FIEP Bulletin. v.73, p.31-42.
GRECO, P. J.(2004) Ensino-Aprendizagem-Treinamento da Criatividade tática nos Jogos Esportivos Coletivos In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K. L. M. Temas Atuais Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Editora e Gráfica Silveira, p. 157-174, v. 9.
GRIFFIN, L. A; MITCHELL, S.A; OSLIN, J.L.(1997) Teaching Sport Concepts and skills: a tactical approach. Champaign. Londres.
KRÖGER, C.; ROTH, K.(2002) Escola da Bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte.
POZZOBOM, M.E.; ASQUITH, A.(2001) Diferentes modelos de ensino dos jogos esportivos na educação física escolar. In: http:// efdeportes.com/Revista digital. Buenos Aires: ano7, n.37, junho 2001.
SCAGLIA, A.J.(1999) Escola de futebol: uma prática pedagógica. In: Nista Picollo, V. Pedagogia dos esportes. Campinas: Papirus.
TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. (Org.) (2006) Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Disciplina optativa: Termorregulação e exercício físico
Professor: Dr. Washington Pires
Carga horária: 45 h (3 créditos)
Natureza: optativa
Período: noturno ou diurno
Ementa da disciplina
Estudo das respostas termorregulatórias induzidas por diferentes tipos de exercícios físicos. Será discutida a importância de vários fatores (o meio ambiente, o condicionamento físico, a aclimatação ao ambiente quente, a idade e o sexo) na modulação das respostas termorregulatórias durante o exercício.
Objetivos
Os conteúdos discutidos são importantes para que os professores e profissionais em formação possam prescrever aos seus futuros alunos exercícios seguros e confortáveis, levando-se em consideração a regulação da temperatura corporal.
Conteúdo:
- Apresentação da disciplina: ementa, cronograma, conteúdos, critérios de avaliação, referências bibliográficas e distribuição das apresentações. -Por que estudar termorregulação? |
- Aula prática: respostas fisiológicas ao exercício físico realizado em ambiente temperado ou em ambiente quente. - Estudo dirigido sobre a aula prática. |
- Mecanismos de troca de calor: condução, convecção, irradiação e evaporação. - Mecanismos termoefetores comportamentais e autonômicos. |
- Respostas termorregulatórias induzidas pelo exercício físico em diferentes espécies. |
- Influência das condições ambientais (temperatura ambiente e umidade relativa do ar) nas respostas termorregulatórias induzidas pelo exercício físico. - Desidratação e desempenho físico. |
- Feriado |
- Adaptações termorregulatórias induzidas pela aclimatação ao calor. - Prevenção do choque hipertérmico induzido pelo exercício físico no calor. |
- Correção da primeira avaliação. - Respostas termorregulatórias induzidas pelo exercício físico em ambiente frio. - Adaptações termorregulatórias induzidas pela aclimatação ao frio. |
- Termorregulação e mecanismos de fadiga. - Neurotransmissores e vias cerebrais que controlam os mecanismos efetores. |
- Percepção térmica: vias neurais aferentes. - Respostas termorregulatórias de crianças e adolescentes durante o exercício físico. |
- Respostas termorregulatórias de idosos durante o exercício físico. - Sexo e termorregulação durante o exercício físico. |
- Ciclo circadiano, termorregulação e exercício físico. |
Referências bibliográficas:
Armstrong L.E., Casa D.J., Millard-Stafford M., Moran D.S., Pyne S.W., Roberts W.O. American College of Sports Medicine position stand.Exertional heat illness during training and competition.Medicine and Science in Sports and Exercise.v.39: p.556-572, 2007.
Gisolfi C.V., Lamb D.R., Nadel E.R. Exercise, heat and thermoregulation. Transverse City (EUA): Cooper PublishingGroup, 1993.
Machado-Moreira C.A., Vimieiro-Gomes A.C., Silami-Garcia E.,Rodrigues L.O.C. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Revista Brasileira de Medicina do Esporte.v.12.n.6: p.405-409, 2006.
McArdle W.D., Katch F.I., Katch V.L. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano.6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
Powers S.K., Howley E.T. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 6.ed. Barueri: Editora Manole, 2009.
Rodrigues L.O.C., Silami-Garcia E.,Soares D.D. Fisiologia da termorregulação: conceitos básicos. In: Novos conceitos em treinamento esportivo. Organizador: Samulski D.M. Brasília: INDESP. p.7-25, 1999.
Wilmore J.H., Costill D.L., Kennedy L.W. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4.ed. Barueri: Editora Manole, 2010.
Artigos a serem apresentados:
Jeukendrup A.E. Carbohydrate intake during exercise and performance.Nutrition. v.20: p.669-677, 2004.
Montain S.J., Sawka M.N., Wenger C.B. Hyponatremia associated with exercise: risk factors and pathogenesis. Exercise and Sports Sciences Reviews. v.29: p.113–117, 2001.
Nassif C., Ferreira A.P.A., Gomes A.R., Silva L.M., Silami-Garcia E., Marino F.E.Double blind carbohydrate ingestion does not improve exercise duration in warm humid conditions. Journal of Science and Medicine in Sport. v.11: p.72-79, 2008.
Noakes T.D. Is drinking to thirst optimum? Annals of Nutrition and Metabolism. v.57. (Suppl.2): p.9-17. 2010.
Sawka M.N., Burke L.M., Eichner E.R., Maughan R.J., Montain S.J., Stachenfeld N.S. American College of Sports Medicine position stand. Exercise and fluid replacement. Medicine and Science in Sports and Exercise. v.39: p.377-390, 2007.
Leituras complementares:
Páscoa M.R.S., Rodrigues L.O.C. Termorregulação, atividade física e climatério. In: Silami-Garcia E.,Lemos K.L.M., Greco P.J. (Org.). Temas Atuais em Educação Física e Esportes IV. Belo Horizonte: Livraria e Editora Saúde.p.145-160, 1999.
Rodrigues L.O.C., LimaN.R.V. Sauna: fatos e mitos. In: Lemos K.L.M., Silami-Garcia E.,Samulski D.M. (Org.). Temas Atuais em Educação Física e Esportes IX. Belo Horizonte: Editora Gráfica Silveira. p.37-48, 2004.
RIBEIRO GA, RODRIGUES LOC, SILAMI-GARCIA E. A hipertensão arterial pode limitar a capacidade de termorregulação durante o exercício físico?. In: Silami-Garcia E.,Lemos K.L.M. (Org.). Temas Atuais em Educação Física e Esportes V. Belo Horizonte: Livraria e Editora Saúde. p.67-82, 2000.
Rodrigues L.O.C., Silami-Garcia E. Fadiga: falha ou mecanismo de proteção. In: Silami-Garcia E.,Lemos K.L.M., Greco P.J. (Org.). Temas Atuais em Educação Física e Esportes III. Belo Horizonte: Livraria e Editora Saúde. p.27-48, 1998.
Rodrigues L.O.C., Silami-Garcia E.,Lima N.R.V., Prado L.S., Soares D.D. Exercício, calor e hidratação: algumas questões em estudo na UFMG. In: Silami-Garcia E.,Lemos K.L.M. (Org.). Temas Atuais em Educação Física e Esportes VII. Belo Horizonte: Livraria e Editora Saúde. p.33-52, 2002.
Período: -
Natureza: Optativa
Pré-Requisito: Ensino de Futebol
Carga horária semestral: 45 horas
Créditos: 6
EMENTA
A disciplina que tem como foco central o estudo e aprofundamento do conhecimento das capacidades físicas, técnicas, táticas, psicológicas, bem como, a estrutura administrativa e de gestão dos clubes de futebol. Aperfeiçoamento na formação de futuros educadores físicos que objetivam trabalhar no futebol competitivo. Disciplina: teórica/prática.
PROGRAMA
1. Gestão Administrativa no Futebol
2. Componentes do Rendimento Esportivo no Futebol
3. Técnica no futebol
4. Tática no Futebol
5. Preparação Física no Futebol
6. Treinamento Psicológico no Futebol
BIBLIOGRAFIA
BANGSBO, J. Entrenamiento de la condición física en el fútbol. 3. ed. Barcelona: Paidotribo, 2002.l)
BARROS, T.L; GUERRA, I. Ciencia do Futebol. São Paulo, 2004.
BRANDÃO, M.R.F ; MACHADO, A.A. Viajando com a equipe: o papel do psicólogo do esporte. Motrizv. 14, p. 299-302, 2008
BRANDÃO, M.R.F. ; MACHADO, A.A. ; MORGADO, F.B. ; ALMEIDA, P. O futebol e seu significado. Motriz : v. 14, p. 233-240, 2008
COELHO, D.B. ; COELHO, L.G.M. ; BRAGA, M.L.P. ; PAOLUCCI, A. ; CABIDO, C.E.T. ; J.B. F.; MENDES, T.T. ;
PRADO, L.S ; GARCIA, E.S . Correlação entre o desempenho de jogadores de futebol no teste de sprint de 30m e no teste de salto vertical. Motriz :, v. 17, p. 6-70, 2011
COELHO, D. B. ; RODRIGUES, V. M. ; CONDESSA, L. A. ; MORTIMER, L. A. C. F. ; SOARES, D. D. ; SILAMI-
GARCIA, E. . Intensidade de sessões de treinamento e jogos oficiais de futebol.. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 22, p. 211-218, 2008.
COSTA, I. T. ; GARGANTA, J. ; GRECO, P. J. ; MESQUITA, I. . Análise e avaliação do comportamento tático no futebol. Revista da Educação física/UEMv. 21, p. 1-15, 2010.
COSTA, I. T. ; GARGANTA, J. ; GRECO, P. J. ; MESQUITA, I. . Princípios Táticos do Jogo de Futebol: conceitos e aplicação. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 15, p. 657-668, 2009.
COSTA, I. T. ; GARGANTA, J. ; GRECO, P. J. ; MESQUITA, I. ; MAIA, J. . Sistema de avaliação táctica no Futebol (FUT-SAT): Desenvolvimento e validação preliminar. Revista Motricidade, v. 7, p. 69-84, 2011
COSTA, I.T. ; SAMULSKI, D.M. ; COSTA, V. T. . Análise do Perfil de Liderança dos treinadores de categoria de base do futebol brasileiro. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 23, p. 185-194, 2009
COSTA, I.T. ; SAMULSKI, D.M. ; COSTA, V.T. Perfil de Liderança para treinadores de futebol na visão dos treinadores do Campeonato Brasileiro. Revista da Educação Física/UEM (Impresso), v. 21, p. 59-68, 2010.
COSTA, V. T. SIMIMM M.A.M. ; NOCE, F.; COSTA, I.T. ; SAMULSKI, D.M. ; MORAES, L.C.C.A. . Comparison of relative age of elite athletes participating in the 2008 Brazilian soccer championship series A and B. Revista Motricidade, v. 5, p. 35-38, 2009
COSTA, V.T. ; FERREIRA, R.M. ; PENNA, E.M. ; COSTA, I.T. ; PAIVA, T.N.S. ; SAMULSKI, D.M. . Fases de Transição da Carreira Esportiva. Conexões (Campinas. Online), v. 8, p. 84-103, 2010.
DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003.
FRISSELLI, A. Futebol: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 1999.
GIACOMINI, D. S. ; SOARES, V. O. V. ; SANTOS, H. F. S. ; MATIAS, C. J. A. S. ; GRECO, P. J. . O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões. Revista Motricidadev. 7, p. 43-53, 2011.
GODIK, M.A. Futebol: preparação dos futebolistas de alto nível. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1996.
GOMES, A.C.; SOUZA, J. Futebol: Treinamento desportivo de alto rendimento. Porto Alegre: Artmed, 2008.
GRECO, P. J. (Org.) . Iniciação Esportiva Universal - Volume 2. Belo Horizonte: Editora Universitária - UFMG, 1998
GRECO, P. J. (Org.) ; BENDA, R. N. (Org.) . Iniciação Esportiva Universal - Volume 1: Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Universitária UFMG, 1998. v. 1000. 232 p
MENZEL, H.J.; CHAGAS, M. H. ; SIMPLICIO, A. T.; MONTEIRO, A. D.; ANDRADE, A. G. P.. Relação entre força muscular de membros inferiores e capacidade de aceleração em jogadores de futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 233-241, 2005
MORAES, L. C. C. A. ; PENNA, E.M. ; FERREIRA, R.M. ; COSTA, V.T. ; MATOS, F.M. . Análise do Quartil de Nascimento de Atletas Profissionais de futebol. Pensar a Prática (UFG), v. 12, p. 10-23, 2009.
SAMULSKI, D. Psicologia do Esporte: Conceitos e Novas Perspectivas. São Paulo: Editora Manole, 2009.
SILAMI-GARCIA, E. ; COELHO, D.B. ; SOARES, D. D ; MORTIMER, L.A.C.F. ; CONDESSA, L.A. ; BARROS, C.L.M. . Limiar anaeróbio de jogadores de futebol de diferentes categorias. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 11, p. 81-87, 2009.
SILAMI-GARCIA, E. ; CONDESSA, L. A. ; MORTIMER, L. A. C. F. ; COELHO, D. B. ; SOARES, Danusa Dias ;
RODRIGUES, V. M. . Comparação entre a intensidade do esforço realizada por jovens futebolistas no primeiro e no segundo tempo do jogo de futebol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 6, p. 154-159, 2006.
VALLE, M.P. Dinamica de grupo aplicada a psicologia do esporte. Casa do Psicologo. 2a ed.2003.
WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Tradução: Márcia Cristina Monteiro. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
WEINECK, J. Futebol total: o treinamento físico no futebol. São Paulo: Phorte, 2000.
Professor: Rodolfo Novellino Benda
Carga Horária: 30 h/a (2 créditos)
Período: 8o
Ementa
Bases teóricas relacionadas ao controle e aprendizagem de habilidades motoras. Estudo dos mecanismos atuantes na regulação motora.
Objetivos
O aluno deverá conhecer os processos reguladores e mecanismos subjacentes à aprendizagem e controle motor, assim como as teorias que explicam tal fenômeno.
Conteúdo
Teorias de Controle Motor
Teorias de Aprendizagem Motora
Processamento de Informação
Cronograma
1 – 04/02 |
Apresentação |
2 – 11/02 |
Conceituação |
3 – 18/02 |
Programação Motora – Controle via circuito aberto |
4 – 25/02 |
Teoria de Circuito Fechado |
5 – 11/03 |
Teoria de Esquema Motor |
6 – 18/03 |
Teoria de Esquema Motor |
7 – 25/03 |
Primeira Prova |
8 – 01/04 |
Processamento de Informação |
9 – 08/04 |
Perspectiva de Sistemas Dinâmicos |
10 – 15/04 |
Perspectiva de Sistemas Dinâmicos |
11 – 22/04 |
Abordagem Ecológica / Aprendizagem Direta |
12 – 29/04 |
Análise dos projetos de pesquisa |
13 – 06/05 |
Processo Adaptativo |
14 – 13/05 |
Processo Adaptativo |
15 – 20/05 |
Prova Final – Entrega de pesquisa |
Avaliação
Duas Provas (30 pontos);
Projeto de Pesquisa (30 pontos);
Auto-avaliação – 10 pontos
Bibliografia básica
KELSO, J.A.S. Dynamic patterns: the self-organization of brain and behavior. Cambridge, The MIT Press, 1995.
LATASH, M. L. Neurophysiological basis of movement. 2.ed. Champaign: Human Kinetics, 2008.
MAGILL, R. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
ROSE, G. J. A multi level approach to the study of motor control and learning. Boston: Allyn and Bacon, 1997.
SCHMIDT, R.; LEE, T. D Motor control and learning. 4.ed. Champaign: Human Kinetics, 2005.
Referências
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BARELA, J. A .; BARELA, A . M. F. O contexto da aprendizagem motora: perspectivas teóricas e desafios metodológicos na abordagem dos sistemas dinâmicos. In: Aprendizagem Motora: problemas e contextos. Lisboa, Edições FMH, p. 59-69, 2001.
BENDA, R. N. ; XAVIER, A. J. M. ; MARTINI, C. O. P. . Treinamento da velocidade: um bom goleiro reage rapidamente. In: GRECO, P. J. (Org.). Caderno do goleiro de handebol. Belo Horizonte: Federação Mineira de Handebol, p. 177-186, 2002.
KEELE, S. Movement control in skilled motor performance. Psychological Bulletin. v. 70, n. 6, p. 387-403, 1968.
MANOEL, E. A dinâmica do estudo do comportamento motor. Revista Paulista de Educação Física. v. 13, número especial, p. 52-61, 1999.
SCHMIDT, R. A schema theory of discrete motor skill learning. Psychological Review. v. 82, n. 4, p. 225-260, 1975.
SCHMIDT, R. Aprendizagem e performance motora. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TANI, G. Comportamento motor: desenvolvimento e aprendizagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
TANI, G. MANOEL, E. KOKUBUN, E. PROENÇA, J. Educação física escolar. São Paulo: EPU-EDUSP, 1998
Natureza: Optativa
Carga horária: 30h
Créditos: 2
I - EMENTA
Lazer e cinema: contextualização e compreensões básicas. O lazer e as produções cinematográficas em suas dimensões técnicas, estéticas e de conhecimento como representação da(s) realidade(s): problematização e análise. As produções cinematográficas como ferramentas da educação para/pelo lazer em diferentes âmbitos e contextos.
II - OBJETIVOS
III - CONTEÚDOS
· História do cinema
· Linguagem cinematográfica
· Crítica cinematográfica
· Roteiro para cinema
· Direção cinematográfica
· Direção de fotografia
· Direção de arte / cenografia
· Figurino e maquiagem
· O som no cinema
· Cinema: aula in loco
IV - REFERÊNCIAS
BAZIN, André. O cinema: Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BULLARA, Bete, MONTEIRO, Marialva Paranhos. Cinema: uma janela mágica. Rio de Janeiro: Memória Futuras/Cineduc, 1991.
CAPUZZO, H. Cinema: a aventura do sonho. São Paulo: Nacional, 1986.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1995.
CHARNEY, Leo, SCHARTZ, Vanessa (orgs.). Cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CITELLI, A. A linguagem cinematográfica na escola: outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez, 2000.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo: Editora Globo, 1989.
COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.
DUARTE, R. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p.7-76.
GOMES, Christianne L. (Org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
HENNEBELLE, Guy. Os cinemas nacionais contra Hollywood. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
MELO, Victor A.; PERES, Fabio F. (orgs.). O esporte vai ao cinema. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005.
NOVAES, A. (Org.). O olhar. São Paulo: Cia. das Letras, 1988.
SETTON, Maria da Graça J. (Org.). A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume: USP, 2004.
SHOHAT, E., STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
VANOYE, Francis, GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.