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Aline Alvim Scianni

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e University of Sydney (2011). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é revisora científica da Revista Brasileira de Fisioterapia, Australian Journal of Physiotherapy e European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor e funcional humano em populações especiais, reabilitação neurológica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação.

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Ana Cristina Resende Camargos

Possui Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Especialização em Fisioterapia em Neurologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2004), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2006) e Doutorado em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (2016). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGREAB) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atuou como professora de disciplinas teóricas e práticas relacionadas à Fisioterapia em Pediatria na UFVJM (2010-1017), na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004-2009) e na Faculdade Estácio de Sá (2006-2009). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase na saúde da criança e do adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento infantil, desempenho funcional, paralisia cerebral e obesidade infantil. 

Anderson Aurélio da Silva

Formado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Educação Física pela UFMG e em Perito Criminal pela ACADEPOL/MG. Possui especialização em Ortopedia e Esportes (2000) e mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (LAPREV) do CENESP/UFMG e também a Especialização da Fisioterapia. Tem experiência na área de Esportes e Atividade Física para grupos especiais (cardiopatas, diabéticos, hipertensos), atuando, principalmente, nos seguintes temas: fisioterapia, atenção primária, esportes, prevenção de lesões esportivas, prevenção e reabilitação cardiovascular, saúde do trabalhador. Participa de grupo interdisciplinar que investiga o impacto de equipamento de segurança, vestimentas etc. no desempenho de trabalhadores e atletas. É membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva - SONAFE, membro fundador da SONAFE-MG e conselheiro da CASU/MG.

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Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

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Daniela Virgínia Vaz

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e Ph.D. pela University of Connecticut (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Fisioterapia. Atua principalmente em ensino e pesquisa ligados ao controle e aprendizagem motora e reabilitação de pacientes com disfunção neurológica.

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Daniele Sirineu Pereira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria. É membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação / UNIFAL-MG, do Programa de Pós-Graduação Biociências Aplicadas à Saúde / UNIFAL-MG. Atua nas linhas de pesquisa Saúde e Reabilitação no Idoso; Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento, com ênfase nos temas: capacidade funcional, biomarcadores do envelhecimento, inflamação e dor em reabilitação, sarcopenia, fragilidade, depressão, quedas, dor lombar, osteoartrite e programas de treinamento em idosos. É pesquisadora colaboradora do estudo multicêntrico BACE ? Back Complaints in Elderly. Apresenta experiência nas áreas clínicas em gerontologia e geriatria, ortopedia e reumatologia. Atuou na área assistencial no Centro de Referência do Idoso do Hospital das Clínicas/UFMG. (Texto informado pelo autor)

 

Danielle Aparecida Gomes Pereira

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Possui Especialização em Geriatria e Gerontologia (2000) e Graduação em Fisioterapia pela UFMG (1999). É professora adjunta da UFMG, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiovascular. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. É coordenadora do Serviço Ambulatorial de Apoio a Pessoas com Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Atualmente, recebe auxílio para pesquisa da Fapemig (Extensão em Interface com a Pesquisa).

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Elyonara Mello de Figueiredo

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Movement and Rehabilitation Sciences pela Boston University (2003). Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Saúde da Mulher e Desenvolvimento Infantil. Atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes linhas: Comportamento Motor (Abordagem Ecológica a Percepção-Ação e Abordagem dos Sistemas Dinâmicos) e Saude da Mulher, com ênfase em disfunções do assoalho pélvico. Orienta mestrado em doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciênicas da Reabilitação.

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Fabiane Ribeiro Ferreira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Doutorado em Saúde Pública - com ênfase em Epidemiologia pela UFMG (2010), e Pós-doutorado em Ciências da Reabilitação - UFMG (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Coordena um projeto sobre Participação e Envelhecimento junto ao Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho - NEPIT. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Gerontologia e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e urbanização, envelhecimento, participação e trabalho, intervenção interdisciplinar, funcionalidade e incapacidade, saúde do idoso, atenção primária e saúde urbana.

Fernanda de Cordoba Lanza

Fernanda C. Lanza é Professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO da UFMG, Belo Horizonte-MG. Concluiu o doutorado em 2009, pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal da São Paulo (UNIFESP) e posteriormente realizou o pós-doutorado (2016), ambos com temática relacionada a função pulmonar de lactentes, fisioterapia respiratória, e doença pulmonar crônica na infância. Em 2017, participou de Short-Fellowship na Utrecht Medical University, Utrecht Holanda, em fisiologia do exercício em pediatria. Previamente, graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande MS (1999). Obteve sua formação na assistência e na pesquisa pela Disciplina da Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual cursou pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Respiratória (2000) e Mestrado em Ciências (Medicina, 2002). Profissionalmente atuou em Hospitais na cidade de São Paulo-SP, seguido da docência (desde 2002) ministrando disciplinas de Fisioterapia Respiratória, Supervisão de Estágio Hospitalar, UTI e enfermaria, em especial na população infantil (pediatria e neonatologia). Compõe o Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), e possui título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR/COFFITO. (Texto informado pelo autor)