EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Estrutura Curricular

1 2 3 4 5 6

Intervenções em Terapia Ocupacional I - DTO050

Período: 
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 120 horas

Abordagens cognitiva-comportamental, psicodinâmica, sistêmica e psicossocial utilizadas pelo terapeuta ocupacional na intervenção junto a crianças, adolescentes, adultos e idosos com transtornos psíquicos, cognitivos e psicossociais. Identificação das dificuldades dos indivíduos nas áreas de auto-cuidado, trabalho, lazer e brincar ocasionadas pelo adoecimento. Análise crítica da evidência científica dos efeitos dessas intervenções em indivíduos com diferentes alterações cognitivas e psicossociais.

Introdução ao Estudo da Saúde - DTO036

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 horas

Percurso histórico das políticas públicas e sociais no Brasil até a atualidade. Legislação referente às pessoas com deficiência, em situações de risco, crianças e adolescentes, idoso, trabalhadores. Inserção do terapeuta ocupacional na saúde pública. Apresentação da família de Classificações da Organização Mundial da Saúde (OMS): Classificação Internacional de Doenças e Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. 

Metodologia do Trabalho Científico - DTO034

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas

Leitura científica e normas técnicas de estruturação e redação de trabalhos acadêmicos: apresentação oral, pôster, relatórios, sínteses. Introdução à pesquisa eletrônica. Técnicas de observação de campo. 

Neuroanatomia Aplicada à Terapia Ocupacional - MOF045

Período: 
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 horas

Estruturas externas, internas do sistema nervoso central humano, das vias motoras sensitivas e das áreas ligadas ao comportamento emocional: estudo em peças anatômicas isoladas e modelos. 

Órteses - DTO056

Período: 
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas

Definição, classificação, indicação e contra-indicação das órteses. Princípios mecânicos e de design, e tipos de materiais utilizados para confecção das órteses. Confecção de diferentes tipos de órteses. 

Prática Clínica em Terapia Ocupacional I - DTO048

Período: 
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 horas

Atividades de prática clínica e estudos de caso com ênfase nos procedimentos de avaliação usados na Terapia Ocupacional. Ênfase na aplicação de testes e instrumentos para avaliação das atividades de vida diária, trabalho, lazer e brincar. Raciocínio Clínico em Terapia Ocupacional fundamentado em evidências científicas para nortear a escolha e utilização de testes e instrumentos. Esta prática está articulada à disciplina de Técnicas e Instrumentos de Avaliação. 

Prática Clínica em Terapia Ocupacional III - DTO057

Período: 
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 horas

Acompanhamento dos atendimentos em Terapia Ocupacional junto a crianças, adolescentes, adultos e idosos com transtornos sensório-perceptuais e do movimento em domicílios, comunidades e demais serviços. Identificação das dificuldades dos indivíduos nas áreas de auto-cuidado, trabalho, lazer e brincar ocasionadas pelo adoecimento. 

Prática de Observação em Terapia Ocupacional II - DTO038

Período: 
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas

Atividades práticas de observação e estudos de caso relacionados à promoção e prevenção da saúde. Disciplina prática articulada à disciplina de Introdução ao Estudo da Saúde. 

Prática de Observação em Terapia Ocupacional III - DTO042

Período: 
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas

Atividades práticas de observação e estudos de caso sobre a organização do cotidiano da criança ao idoso no que diz respeito ao desempenho e participação em atividades e tarefas relacionadas ao auto cuidado, trabalho, lazer, brincar. Disciplina prática articulada às disciplinas Desenvolvimento Humano, Estudo das Atividades de Vidas Diária, Estudo do trabalho, Estudo do lazer, Estudo do Brincar. 

Processos Criativos e Terapia Ocupacional - DTO069

Natureza: Optativa
Carga horária: 30 horas

 Conceito de criatividade e seu potencial de transformação e manutenção da saúde do indivíduo. Recursos que favorecem o potencial de criação e expressão do indivíduo em seu cotidiano, advindos das belas artes, artes cênicas, letras, dança e música.