Período: 4º
Natureza: Obrgatória
Carga horária: 30 horas
Conceituação das principais patologias do aparelho locomotor com ênfase no aspecto funcional. mecanismo fisiopatológico e principais manifestações clínicas.
Período: 6º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Estudo do movimento no desempenho de atividades e tarefas de rotina diária. Métodos e técnicas utilizados para melhoria dos déficits dos componentes de desempenho, visando a capacidade funcional de indivíduos de diferentes faixas etárias nas atividades de vida diária, trabalho, brincar e lazer.
Período: 7º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 360 horas
Atuação do acadêmico de Terapia Ocupacional em serviços que prestam atendimento a crianças e adolescentes com transtornos psíquicos, psicossociais, cognitivos e com alterações sensório-perceptuais e do movimento, nos três níveis de atenção á saúde.
Período: 3º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Abordagens teóricas do trabalho. Estudo do trabalho em diferentes contextos sócioeconômico-culturais, do adolescente ao idoso.
Período: 2º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Abordagens teóricas e dinâmica de grupos. Estudo das instituições e sua incursão no campo da saúde.
Período: 1º
Carga horária: 30 horas
Marcos históricos que antecederam o surgimento formal da profissão de Terapia Ocupacional. Surgimento e desenvolvimento da profissão no exterior e no Brasil. Realidade atual da formação profissional, das entidades de classe, da produção de conhecimento e do mercado de trabalho.
Período: 5º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 90 horas
Intervenções da Terapia Ocupacional no campo social: atuação do terapeuta ocupacional com indivíduos em situação de risco social, prioritariamente com dificuldades de inclusão social por questões de natureza sócio-econômica-cultural. Intervenções da Terapia Ocupacional em Saúde e Trabalho.
Período: 6º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 120 horas
Abordagens neuroevolutiva (Kabat, Bobath, Brunstromm), biomecânica reabilitadora e educativa utilizadas pelo terapeuta ocupacional na intervenção junto a crianças, adolescentes, adultos e idosos com alterações sensório-perceptuais e do movimento. Identificação das dificuldades dos indivíduos nas áreas de auto-cuidado, trabalho, lazer e brincar ocasionadas pelo adoecimento. Análise crítica das evidências científicas dos efeitos dessas intervenções em indivíduos com diferentes alterações sensório-perceptuais e do movimento.
Período: 6º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 60 horas
Papel da Estatística na área da saúde. Análise descritiva e exploratória de dados. Introdução à probabilidade e sua aplicação na avaliação da qualidade de testes diagnósticos. Conceitos básicos sobre inferência estatística.
Período: 1º
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 30 horas
Teorias do cotidiano. Conceituações de ocupação. Apresentação de modelos teóricos de ocupação que embasam a atuação do terapeuta ocupacional. Especificidade das ocupações em diferentes contextos sócio-culturais e históricos.