Educação Física | EEFFTO - UFMG  


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Estrutura Curricular

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Danças Brasileiras II: processos de Criação

Carga horária: 60h
Créditos: 4

I - EMENTA

Abordagens sobre a origem e a evolução da dança popular tradicional brasileira; Estudo dos grupos tradicionais. A Metodologia da Tradução da Tradição: possibilidades de construção de processos de criação.

Conhecimentos das estruturas coreográficas, dos elementos visuais e dos princípios da composição e da forma existentes nas elaborações coreográficas das danças populares tradicionais brasileiras. Aspectos complementares inerentes a produções coreográficas na área da dança. Análise crítica de uma abordagem sistêmica do gesto expressivo na avaliação de produções coreográficas. As matrizes ancestrais, a vivência pessoal e a dramaturgia como elementos de construção coreográfica. As possibilidades temáticas a partir da construção cultural do Brasil: Os ciclos festivos Natalino, Junino, Carnavalesco e demais festividades e suas danças comemorativas.  A projeção Folclórica, limites e atuações de Grupos: Estudo dos grupos que trabalham com a temática da dança popular brasileira em Minas Gerais (Grupo Corpo, Grupo Sarandeiros) e no Brasil (Balé Guaíra, Balé Folclórico da Bahia, Grupo de Tradições Cearenses, Grupos de Tradição folclórica Gaúcha do ENARTBalé popular do Recife, Bala Folclórico do Amazonas, entre outros).

 

II – OBJETIVOS GERAIS:

Proporcionar ao aluno o estudo da dança popular brasileira como forma de expressão e linguagem do ser humano, numa perspectiva artística e educacional.

 

ESPECÍFICOS:

  • Estudar, compreender e contextualizar a história das danças populares, como elemento de construção social e cultural do povo brasileiro.
  • Conhecer a metodologia da Tradução da Tradição, na construção de processos de criação.
  • Estudar os aspectos expressivos do movimento visual, as orientações e direções espaciais existentes nas coreografias das danças populares.
  • Introduzir conceitos necessários para a composição coreográfica.
  • Análise quantitativa e qualitativa da abordagem sistêmica do gesto expressivo e do movimento corporal.

 

III - CONTEÚDOS

Unidade I: Breve histórico das danças populares e estudo dos grupos tradicionais no Brasil – Cadernos de Dança

Unidade II: Universos da Arte

  • Espaço e Expressão: Movimento visual
  • Orientação e direções espaciais

Unidade III: Formas coreográficas: Princípios estéticos da forma

Unidade IV: Dança e linguagem/ Movimento: Matéria prima e visibilidade da dança.

Unidade V: Análise do movimento das Danças populares

  • Ação corporal, direções níveis e planos
  • Esforço: Análise quantitativa e qualitativa do movimento.

Unidade VI:Construção de Coreografias. Temáticas:

  • Danças Natalinas
  • Danças carnavalescas
  • Danças Juninas
  • Danças dos Ciclos do Rosário, do Boi e de Santos Católicos específicos

Unidade VII: estudo dos Grupos que utilizam a projeção folclórica em seus espetáculos, em Minas Gerais e no Brasil

 

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

  • Aulas expositivas.
  • Análise de vídeos e de espetáculos de dança
  • Leitura e discussão de textos literários e artigos sobre o tema
  • Construção de coreografias e exercícios temáticos;
  • Avaliações espontâneas e sistematizadas  durante e no final da disciplina:

* Questionários/ Resenhas e pesquisas

* Trabalhos de Grupo

  • Trabalho coreográfico final

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DANTAS, Mônica Fagundes. Dança: forma, técnica e poesia do movimento- na perspectiva de construção de sentidos coreográficos. Dissertação de mestrado, UFRS/EEF,1996.

CÔRTES, Gustavo Pereira. A Tradução da Tradição nos processos de Criação em Danças Brasileiras. Tese de Doutorado, IA UNICAMP, 2013.

 GIFFONI, Maria Amália Corrêa. Danças Folclóricas Brasileiras e suas Aplicações Educativas. 3O Edição, São Paulo: Edições Melhoramentos, 1973.

LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. São Paulo: Summus,1971. .

MARQUES, Isabel A. A dança no contexto: uma proposta para a educação contemporânea. São Paulo: Faculdade de Educação- USP,1996   

OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio da Janeiro : Campus,1987

_______.Acasos e criação artística. Rio  de Janeiro: Campus, 1990.

RHODIA, Projeto Cultural. Danças Populares do Brasil. Texto de Helena Katz, fotos Rômulo Fialdini. Edição comemorativa Rhodia S.A, 1989.

SANTIN, Silvino. Visão lúdica do corpo. In: DANTAS, Estélio (org.) Pensando o corpo e o movimento. Rio de Janeiro: Shape,1994.  p. 159-168

Educação Física e Lazer (Bacharelado) - EFI046

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45h/a

I - EMENTA

O lazer como um campo de estudos e intervenção da Educação Física. Estudos sobre relações e significados de recreação, lazer, ludicidade e Educação Física, considerando diferentes perspectivas que vêm influenciando o planejamento, a vivência e a avaliação de conteúdos culturais do lazer.

II - OBJETIVOS

  • Analisar relações, conceitos e significados de Recreação e Lazer;
  • Discutir o lazer, em nosso contexto, considerando suas dimensões histórico-sociais, culturais, educacionais e políticas;
  • Ampliar conhecimentos e experiências de lazer considerando a atuação profissional em diferentes espaços;
  • Realizar vivências teórico-práticas acerca de diferentes conteúdos culturais do Lazer.


III - CONTEÚDOS

  • Concepções de lazer, recreação e ludicidade
  • Lazer como fenômeno histórico-social, cultural e político
  • Lazer na sociedade atual, cultura e conteúdos culturais
  • Lazer e formação profissional
  • Lazer e intervenção em diferentes grupos e espaços sociais


IV – REFERÊNCIAS BÁSICAS

GOMES, Christianne L. Lazer: Necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, V.1, N.1, p.3-20, abr. 2014. Disponível em:  https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/327 (texto 1)

GOMES, C.L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004. (texto 2)

MARCELLINO, N.C. Estudos do Lazer: Uma introdução. São Paulo: Autores Associados, 1996. (texto 3)

MARCELLINO, N.C. Lazer e Cultura (org.). Campinas, Alínea, 2007. (textos 4 a 10)

V - REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:

GOMES, C.L.; ELIZALDE, R. Horizontes latino-americanos do lazer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

LICERE - Revista do Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Belo Horizonte. Disponível em: www.eeffto.ufmg.br/licere

MARCELLINO, N.C. (Org.). Lazer e sociedade: Múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008.

MARCELLINO . N.C (org.) Lazer e Recreação: Repertório de Atividades por fases da vida. Campinas SP. 2006.

MARCELLINO . N.C (org.) Repertório de Atividades de Recreação e Lazer: para hotéis, acampamentos, clubes, prefeituras e outros. Campinas. SP. Papirus, 2002.

MELO, Victor A; ALVES JR., Edmundo D. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.

WERNECK, C.L.G; ISAYAMAH.F. STOPPA, E.  Lazer e Mercado. Campinas. SP. Papirus, 2001.

WERNECK, C.L.G; ISAYAMAH.F. (org.) Lazer, Recreação e Educação Física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Educação Física e Lazer (Licenciatura) - EFI046

Período:
Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 h/a

I - EMENTA

O lazer como um campo de estudos e intervenção da Educação Física. Estudos sobre relações e significados de lazer, recreação, ludicidade e Educação Física, considerando diferentes perspectivas que influenciam o planejamento, a vivência e a avaliação de conteúdos culturais do lazer em contextos educativos. Lazer e Educação.

II - OBJETIVOS

  • Discutir o lazer, em nosso contexto, considerando suas dimensões histórico-sociais, culturais, educacionais e políticas;
  • Compreender relações e significados de recreação e lazer;
  • Realizar vivências teórico-práticas acerca de diferentes conteúdos culturais do Lazer;
  • Discutir o papel do lazer na escola e em outros contextos educativos;
  • Ampliar conhecimentos e experiências de lazer considerando a atuação profissional em diferentes contextos educativos;
  • Elaborar projetos de intervenção pedagógica no campo do lazer que possam ampliar as possibilidades de atuação profissional em diversos âmbitos e contextos da Educação Física.


III - CONTEÚDOS

  • Lazer na sociedade atual, cultura e interesses culturais
  • Concepções de lazer, recreação e ludicidade
  • Lazer como fenômeno histórico-social, cultural e político
  • Lazer e educação
  • Lazer, formação e atuação profissional


IV – REFERÊNCIAS BÁSICAS

GOMES, Christianne L. Lazer: Necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, V.1, N.1, p.3-20, abr. 2014. Disponível em:  https://seer.lcc.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/327 (texto 1)

GOMES, C.L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004. (texto 2)

MARCELLINO, N.C. Estudos do Lazer: Uma introdução. São Paulo: Autores Associados, 1996. (texto 3)

MARCELLINO, N.C. Lazer e Cultura (org.). Campinas, Alínea, 2007. (textos 4 a 10)

 

V - REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:

ALVES, V.F.N.; GOMES, C.L.; REZENDE, R. Lazer, lúdico e educação. Brasília: SESI DN, 2005.

ISAYAMA, H.F. (Org.) Lazer em estudo: Currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010.

LICERE - Revista do Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Belo Horizonte.

MARCELLINO . N.C (org.). Lúdico, educação e educação física. Ijuí: Unijuí, 1999.

MARCELLINO . N.C (org.) Lazer e Recreação: Repertório de Atividades por fases da vida. Campinas SP. 2006.

MASCARENHAS, F. Lazer como prática da liberdade: Uma proposta educativa para a juventude. Goiânia: Editora UFMG, 2003.

MELO, Victor A; ALVES JR., Edmundo D. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.

WERNECK, C.L.G; ISAYAMA, H.F. STOPPA, E.  Lazer e Mercado. Campinas. SP. Papirus, 2001.

WERNECK, C.L.G; ISAYAMAH.F. (org.) Lazer, Recreação e Educação Física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

 

 

Educação Física e Velhice

Carga Horária: 30h (3 créditos)

Ementa:
Estudos do processo do envelhecimento humano nos aspectos físicos, biológicos e psicossociais e suas relações com a Educação Física. O lugar e a presença dos idosos na diversidade sociocultural; Idosos: identidade etária e cultural, relações de etnia e de gênero; a produção cultural para os idosos e a produção de cultura pelos idosos Educação Física: dialogando com as culturas dos idosos.

Estudo do Lazer - EFI074

Carga horária: 30 h/a

Ementa: Abordagens teóricas do lazer. Estudo do lazer em diferentes contextos sócio-econômico-culturais, da infância à velhice.

 

Objetivos:

- Compreender algumas das principais concepções teóricas e significados sociais de diferentes manifestações do lazer;

- Refletir criticamente sobre algumas das dinâmicas sociais mais amplas que envolvem o lazer na sociedade contemporânea.

- Identificar possibilidades de atuação profissional no âmbito da saúde através do lazer.

 

Conteúdos:

1. Conceitos e definições do lazer

2. Evolução histórica e institucionalização do lazer no Brasil

3. Formação e atuação profissional no lazer

4. Lazer e promoção da saúde

5. Políticas públicas de lazer

 

Bibliografia:

MELO, Victor; ALVES JUNIOR, Edmundo. Introdução ao lazer. Barueri: Manole, 2003.

DRUMMOND, Adriana de França; COSTA, Carmen Teresa. Formação profissional em Terapia Ocupacional e suas interfaces com o lazer. In: ISAYAMA, Helder Ferreira (Org.). Lazer em estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010. p. 185-203

VILARTA, Roberto (org). Qualidade de vida e políticas públicas: saúde, lazer e atividade física. Campinas: IPES, 2004

MENICUCCI, Telma. Políticas públicas de lazer: questões analíticas e desafios políticos. In: ISAYAMA, Helder Ferreira; LINHALES, Meily A. Sobre lazer e política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: UFMG, 2006. p. 136-163.

Filosofia e Educação Física

Ementa

Diálogos possíveis entre o campo da Filosofia e da Educação Física. Importância da Filosofia para a compreensão dos sentidos das criações humanas; contribuições da Filosofia para a formação e atuação em Educação Física; a atitude filosófica e o objeto de estudo e trabalho da Educação Física. Estudo da ética na sociedade contemporânea e seus impactos na Educação Física e no Esporte.

Objetivos

- Conhecer, discutir e partilhar princípios políticos, éticos, estéticos e epistemológicos que fundamentam e legitimam a Educação Física como um campo de conhecimento acadêmico;

- Refletir filosoficamente sobre educação física, natureza e cultura na sociedade contemporânea;

- Problematizar à luz da reflexão filosófica alguns saberes e práticas que constituem a Educação Física, como corpo, movimento, saúde, esporte, educação, mídia, rendimento e lazer.

Conteúdos

Unidade 1- Filosofia e Educação Física: aproximações e distanciamentos

• Por que filosofar?

• Atitude filosófica, atitude crítica.

Unidade 2 - O corpo como um espelho partido da história

• O eu e o outro.

• Corpo, natureza e cultura: o “mal-estar” da Educação Física

• Culto à performance e sacrifício corporal.

Unidade 3 - Educar e civilizar: as pedagogias do corpo e seus sentidos

• Educação e humanização: questões para a Educação Física

• Educação e barbárie: progresso e regressão

• Educação do corpo, mercado e indústria cultural

• Mídia e sociedade do espetáculo.

Unidade 4 - Educação física, saúde e reflexão filosófica

• A produção da saúde: entre o normal e o patológico?

• Saúde individual, saúde coletiva.

• Corpos „sarados?, corpos „adoentados?.

• Atividade Física e promoção da saúde: mito e esclarecimento.

Unidade 5 - Ciência, ética e política: tensões no campo acadêmico da Educação Física

• Ciência e poder.

• O conhecimento científico e a condição humana.

• Ciência e (Cons)ciência: entre ruína e emancipação.

Metodologia

Serão utilizadas diferentes estratégias para o desenvolvimento da disciplina, como aula expositiva, seminários, estudo dirigido, trabalho individual e em grupo, produção de texto, prova etc..

Avaliação

• Primeiras construções reflexivas = 10 pontos

• Preparação e desenvolvimento de 03 estudos dirigidos = 60 pontos

• Avaliação Final = 30 pontos

Referências Bibliográficas

- ADORNO, Theodor. Educação após Auschiwitz. Filosofia e Educação. In: _________ Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

- ALMEIDA, Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo e BRACHT, Valter. Da modernidade sólida à modernidade líquida. In: ___________ Bauman & a educação. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.

- BAGRICHEVSKY, Marcos. Do „corpo saudável? que se (des)constitui: imperativos moralizantes rumo à saúde persecutória? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15, 2, 2007, Recife. Anais... Recife: CBCE, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/Corpo-saudavel-que-se-des-constitui.pdf

- BAVCAR, Evgen. O corpo, espelho partido da história. In: NOVAES, Adauto (org.) O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Disponível em: http://www.bancodeescola.com/corpo.htm

- BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: _______Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

- BETTI, Mauro. Educação Física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física. USP, São Paulo, v.19, n.3, p.183-197, jul/set,2005. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594

- BRACHT, Valter. Educação Física e Ciências: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí,RS: Editora Unijuí, 1999.

- CALVINO, ITALO. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. Disponível em: http://www.marcodejacob.com/uploads/1/6/2/6/16264412/italo-calvino-as-cidades-invisiveis.pdf

- CHAUÍ, Marilena. Para que Filosofia? In: ______ Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995. Disponível em: http://bahiapsicosocial.com.ar/biblioteca/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf

- DAÓLIO, Jocimar. A construção cultural do corpo humano. In:________ Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.

- DAÓLIO, Jocimar. A construção cultural do corpo feminino ou o risco de transformar meninas em? antas?. In: ______ Cultura, Educação Física e Futebol. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003. 3

 

- FERES NETO, Alfredo. A virtualização do esporte e as suas novas vivências eletrônicas. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Florianópolis, UFSC/Conbrace, v 21 (1) set., 1999.

- FISCHLER, Claude. A “MacDonaldização” dos costumes. In: FLANDRIN, Jean-Louis e MONTANARI, Massimo (orgs.) História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade,

- FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CEEQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.amazonia.fiocruz.br%2Fbr%2Fensino%2Fdidaticos%2Fcategory%2F47-historia-saude.html%3Fdownload%3D730%25253Amicrofisica-do-poder.&ei=5WPsUoHLAcK2kQfDlYDwDw&usg=AFQjCNGBqSw_0EVKwCInozgbBPiWhYzsHA&sig2=CkCAn0_KJzJvsy8K7q670Q&bvm=bv.60444564,d.eW0

- FOUCAULT, Michel. O nascimento do hospital. In: __________ Microfísica do Poder. 4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

- FRAGA, Alex Branco. Anatomias emergentes e o Bug Muscular. In: SOARES, Carmen Lúcia. Corpo e História, Campinas,SP: Autores Associados, 2001.

- FREITAS, Verlaine. Indústria cultural: o empobrecimento narcísico da subjetividade. KRITERION, Belo Horizonte, n. 112, p.332-344, dez./2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a16.pdf

- HANSEN, Roger Hansen e VAZ Alexandre Fernandez. “Sarados” e “gostosas” entre alguns outros: aspectos da educação de corpos masculinos e femininos em academias de ginástica e musculação. Revista Movimento. Porto Alegre, v.12, n. 01, p. 133-152, janeiro/abril de 2006. Disponível em: seer.ufrgs.br/Movimento/article/download/2894/1530

- KELH, Maria Rita. As máquinas falantes. In: NOVAES, Adauto (org.) O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. Disponível em: http://www.mariaritakehl.psc.br/PDF/asmaquinasfalantes.pdf

- LE BRETON, David. A produção farmacológica de si. In: ________ Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas, SP: Papirus, 2003.

- MIRA, Carlos Magallanes. Exercício Físico e saúde: da crítica prudente. In: PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana e BAGRICHEVSKY(orgs.) A saúde em debate na Educação Física. Blumenau, SC: Edibes, 2003. Disponível em: http://www.esp.rs.gov.br/img2/A%20Saude%20Em%20Debate%20Na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%202003.pdf#page=4&zoom=auto,0,710

- MORIN, Edgar. Ciência com consciência.- 5ª ed. - Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

- PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana e BAGRICHEVSKY. Considerações teóricas acerca das questões relacionadas à promoção da saúde. In: PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana e BAGRICHEVSKY(orgs.) A saúde em debate na Educação Física. Blumenau, SC: Edibes, 2003. Disponível em: http://www.esp.rs.gov.br/img2/A%20Saude%20Em%20Debate%20Na%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20F%C3%ADsica%202003.pdf#page=4&zoom=auto,0,710

- RODRIGUES, Luiz Oswaldo Carneiro. Publicar mais, ou melhor? O Tamanduá Olímpico. Belo Horizonte: UFMG/EEFFTO, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v22n2/aop1611.pdf

- SANTOS, Ana Lúcia. O conceito de doença: uma interlocução entre a medicina e a filosofia. Belo Horizonte: ScientiaFAFICH/UFMG,1997.

- SOARES, Carmen Lúcia. Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. In: __________ Corpo e História. Campinas, SP. Autores Associados, 2001.

- SOARES, Carmen Lúcia. Práticas corporais: invenção de pedagogias? In: SILVA, Ana Márcia e DAMIANI, Iara (orgs). Práticas corporais. Florianópolis: Nauemblu Ciência e Arte, 2005. v. 1. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/arquivos/snelis/esporteLazer/cedes/praticasCorporais/praticasCorporaisVolume1.pdf

- VAZ, Alexandre F. Teoria Crítica do Esporte: origens, polêmicas, atualidade. Disponível em: ww.uff.br/esportesociedade/pdf/es102.pdf

- VAZ. Alexandre Fernandez. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES, ano XIX, n. 48, ago/1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a06.pdf 4

Documentários

- Muito além do peso (Maria Farinha)

- Os outros (UERJ)

- Arquitetura da destruição

- Futebol (João Moreira Sales) 

Fisiologia do Exercício

Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45 h
Créditos: 3

Ementa:

Cálculo do gasto energético induzido por tipos diferentes de exercícios físicos. Estudo dos mecanismos biológicos envolvidos no processo de transferência de energia, assim como das respostas dos sistemas fisiológicos (neuroendócrino, cardiovascular, respiratório, termorregulatórios, renal e digestivo) induzidas pelo exercício físico. Serão estudadas também as adaptações fisiológicas promovidas por treinamentos físicos com objetivos diferentes. Os conteúdos desenvolvidos serão fundamentais para que os futuros profissionais de Educação Física possam entender os benefícios do exercício físico para a saúde, assim como entender as bases fisiológicas do treinamento esportivo.

Referências bibliográficas:

MCARDLE WD, KATCH FI, KATCH VL. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 7a.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

MOOREN FC, VOLKER K. Fisiologia do Exercício Molecular e Celular. 1ª.ed. Santos: Livraria Santos Editora Ltda., 2012.

PITHON-CURI, T.C. (Org.). Fisiologia do Exercício. 1ª.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

POWERS SK, HOWLEY ET. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 6a.ed. Barueri: Editora Manole, 2009.

WILMORE JH, COSTILL DL, KENNEDY LW. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4a.ed. Barueri: Editora Manole, 2010.

Fisiologia do Exercício e Nutrição

Natureza: Optativa
Carga horária: 60h/a
Créditos: 4

Ementa

Cálculo do gasto energético induzido por tipos diferentes de exercícios físicos. Estudo dos mecanismos biológicos envolvidos no processo de transferência de energia, assim como das respostas dos sistemas fisiológicos (neuroendócrino, cardiovascular, respiratório, termorregulatórios, renal e digestivo) induzidas pelo exercício físico. Serão estudadas também as adaptações fisiológicas promovidas por treinamentos físicos com objetivos diferentes bem como os principais efeitos ergogênicos e/ou adversos da utilização de suplementados alimentares. Os conteúdos serão discutidos de uma maneira voltada para o seu aproveitamento pelo profissional de nutrição.

Objetivos

Fornecer ao profissional de Nutrição a compreensão dos ajustes fisiológicos dos diversos sistemas orgânicos durante o exercício físico.

Referências bibliográficas:

MCARDLE WD, KATCH FI, KATCH VL. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano.6a.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

MOOREN FC, VOLKER K. Fisiologia do Exercício Molecular e Celular. 1ª.ed. Santos: Livraria Santos Editora Ltda., 2012.

POWERS SK, HOWLEY ET. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 1a.ed. Barueri: EditoraManole, 2000.

WILMORE JH, COSTILL DL, KENNEDY LW. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4a.ed. Barueri: Editora Manole, 2010.

Formação e Atuação Profissional no Lazer

Carga horária: 45h
Créditos: 3

EMENTA: Conceitos e significados de recreação e de lazer, considerando os diferentes conteúdos culturais e as barreiras socioculturais e econômicas em nosso contexto. A formação e ação do profissional do lazer, suas características e possíveis locais de atuação, tendo em vista a busca de competência técnica e científica específica e o compromisso político-pedagógico do profissional, bem como o caráter multidisciplinar do lazer.

OBJETIVOS:

a) Analisar as diferentes concepções e significados de recreação e lazer.

b) Refletir sobre a formação do profissional de Educação Física e suas possibilidades de atuação no âmbito do lazer;

c) Construir vivências na perspectiva da animação cultural, tendo em vista a ampliação dos conhecimentos sobre as possibilidades de lazer;

d) Contribuir para a formação do profissional de Educação Física como animador cultural;

CONTEÚDOS:

a) Conceitos e significados de recreação e de lazer;

b) Lazer e Formação profissional em Educação Física;

c) O mercado de trabalho para o lazer;

d) Animação Cultural na perspectiva do Lazer;

e) Mercado de Trabalho e as possibilidades de intervenção profissional;

METODOLOGIA: A metodologia utilizada no curso será a seguinte: 1. Aulas expositivas participativas /Leituras e discussões de textos; 2. Seminários / Mesa redonda; 3. Formação Cultural.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Texto 1: ,MARCELLINO, N. C. Estudos do Lazer: Uma Introdução. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 7-19 e 23-26.

Texto 2: SILVA, S. R. da; CAMPOS, P. A. F. Formação profissional em Educação Física e suas  Interfaces com o Lazer. In: ISAYAMA, H. F. (Org.) Lazer em estudo: Currículo e Formação Profissional. Campinas: Papirus, 2010. p. 143-161.

Texto 3: ISAYAMA, H. F. Formação Profissional no âmbito do Lazer: Desafios e Perspectivas. In: ISAYAMA, H. F. Lazer em estudo: Currículo e formação Profissional. Campinas: Papirus, 2010. p.9-26.

Texto 4: WERNECK, C. L. O mercado de trabalho no lazer. In: WERNECK, C. L. G.; STOPPA, E. A.; ISAYAMA, H. F. Lazer e mercado. Campinas: Papirus, 2001.

Texto 5: MELO, Victor Andrade. A Animação Cultural, os Estudos do Lazer e os Estudos Culturais: Buscando Definições. In: MELO, V. A. Animação Cultural: Conceitos e Propostas. Campinas: Papirus, 2006. p.19-52.

Texto 6: :  TAVARES, M. L.; ISAYAMA, H. F. Na Parada do Lazer: Delineando as Ações de Lazer em ONGs LGBT de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, USP. No prelo.

História da Educação Física

Ementa:

Diálogos possíveis entre os campos científicos da História e da Educação Física; contribuições da História para refletir sobre a Educação Física na sociedade moderna. Investigação da história da Educação Física e de seu conhecimento específico; Reflexão crítica das concepções, características e influências sofridas ao longo da sua história, relacionando-as ao desenvolvimento socioeconômico, político e educacional do nosso contexto, discutindo possíveis alternativas para a mesma.

 Temas e Conteúdos:

 Unidade 1: Introdução à história e à história da Educação Física

  • História da Educação Física: por que estudar?
  • A produção Científica sobre História da Educação Física: pesquisas e pesquisadores
  • Fontes para uma História da Educação Física
  • O CEMEF: a pesquisa histórica na EEFFTO
  • A história de cada um como ponto de partida para conhecer a história da EF

Unidade 2: Uma história do corpo humano

  • Interesses pelo Corpo Humano: ciência e religião; natureza e cultura
  • Corpo e cientificidade
  • O Corpo e o processo civilizador moderno

Unidade 3: Engendramento do campo da Educação Física e dos Esportes no Brasil: 1890-1930 

  • Nascimento da Ginástica na Era Moderna: Movimento Ginástico Europeu
  • Matrizes da Educação Física: a instituição médica; a instituição militar
  • Afirmação da Educação Física na escola: pensamento médico-higienista e eugenia 
  • As teorias raciais e a Educação Física: o Brasil pensado como raça  (1870-1920)
  • Aparecimento de Escolas Superiores de EF no Brasil
  • Esporte e sociedade  no Brasil

Unidade 4: História da EF brasileira no pós-30: o esporte como um novo primado orientador  

  • O Método Desportivo Generalizado
  • A massificação do esporte - Educação Física e Ditadura Militar
  • A crise da EF brasileira: “A Educação Física cuida do corpo & mente?”
  • As ciências do esporte no Brasil
  • O lazer e o tempo livre: histórias conectadas à EF
  • Historia da Escola de Educação Física da UFMG 

Bibliografia básica de referência:

BETTI, Mauro. Educação física e sociedade. São Paulo, Movimento, 1991.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas em educação física. Cadernos CEDES, Campinas, ano XIX, n. 48, 1999.

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