Educação Física | EEFFTO - UFMG  


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Estrutura Curricular

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Jogos, Brinquedos e Brincadeiras

Ementa

História Cultural dos Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Os Jogos, os Brinquedos e as Brincadeiras como conhecimento, patrimônio cultural da humanidade.  Os Jogos, os Brinquedos e as Brincadeiras como dimensões da memória e da ludicidade humana. Perspectivas teóricas, conceitos e concepções de  Jogo, de Brinquedos e de Brincadeira; Brincar como linguagem; O Brincar nos processos de formação e desenvolvimento humano; O jogo e o brincar na psicologia do desenvolvimento; Jogos, brinquedos e brincadeiras como conteúdo de ensino da EF; Jogos e brincadeiras, cultura e sociedade; O brincar e a indústria cultural. Conceitos de jogos, brinquedos e brincadeiras.

Objetivos

  • Compreender os Jogos e as Brincadeiras como conhecimento e conteúdo de Ensino de Educação Física.
  • Discutir o brincar como linguagem e sua importância na formação humana;
  • A importância do brincar no desenvolvimento e na formação humana;
  • Problematizar o brincar diante de questões sociais e demandas da vida contemporânea;
  • Partilha e reflexão de jogos e brincadeiras.
  • Problematizar a importância do brincar e da ludicidade na e para a formação do profissional da Educação Física.

Conteúdos

  • Brincar, Linguagem e Formação Humana.
  • Infância, Cultura e Formação Cultura.
  • Infância, Cultura e Desenvolvimento.
  • História Cultural do Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.
  • As crianças e o brincar na psicologia do desenvolvimento.
  • Brinquedo, Cultura e Sociedade.
  • O Brincar e Indústria Cultural.
  • Jogo, Brinquedo e Brincadeira: conceitos, experiências culturais e conhecimentos.
  • Memória e acervo de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras.

Referências

  • MURTA, Adélsio. Baragandão Arco-Iris: 36 brinquedos inventados por meninos. Belo Horizonte: Adelsin, 1997.
  • BROUGERE, Gille. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1994. (Boneca Industrializada, espelho da sociedade).
  • CALLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens. Lisboa: Cotovia, 1990.
  • DEBORTOLI, José Alfredo. As crianças e a brincadeira. In. CARVALHO; SALLES; GUIMARÃES (orgs.) Desenvolvimento e Aprendizagem. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
  • GOUVÊA, Cristina. Infância, Sociedade e Cultura. In. CARVALHO; SALLES; GUIMARÃES (orgs.) Desenvolvimento e Aprendizagem. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
  • KRAMER, Sonia. Infância, Cultura Contemporânea e Educação contra a barbárie. In KRAMER, S.; BAZÍLIO, L. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortes, 2003.
  • LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, jan-abri, 2002.
  • SOUZA, Solange J. Re-significando a psicologia do desenvolvimento. In Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas, Papirus, 1996.
  • VIEIRA; CARVALHO E MARTINS. Concepções do brincar na psicologia. In. CARVALHO; SALLES; GUIMARÃES; DEBORTOLI (orgs.) Desenvolvimento e Aprendizagem. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

Metodologia da Pesquisa

Natureza: Obrigatória
Carga horária: 45h
Créditos: 3

EMENTA: Produção, transmissão e reflexão crítica de conhecimentos básicos sobre metodologia científica e produção de conhecimentos na área de Educação Física. Princípios para a produção do conhecimento científico; análise, interpretação e elaboração de um projeto de pesquisa; pesquisa e produção do conhecimento em ciências biológicas; pesquisa e produção do conhecimento em ciências humanas; abordagens; metodologias.

OBJETIVOS:

-Entender a compreensão histórica do que é metodologia da pesquisa;

-Apresentar o que é estudo científico e como procede sua elaboração;

-Orientar e capacitar o aluno para o desenvolvimento das mais variadas atividades de pesquisa necessárias durante a vida acadêmica.

CONTEÚDOS:

1.Senso Comum e Conhecimento Científico

2.Pesquisa quantitativa e qualitativa

3.Projeto de Pesquisa

4.Tipos de trabalhos científicos

5.Normatização do Trabalho Científico

6.Redação Científica

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALVES, R. Filosofia da ciência: Introdução ao jogo e suas regras. 13.ed. São Paulo:

Brasiliense,1990. 209 p.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edições 70. Lisboa. 1977.

CLIFFORD, J. A experiência Etnográfica. Org. de José Reginaldo Santos Gonçalves. Editora

da UFRJ. RJ.1998

FERRARI, A. T. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil,1982. 318p.

FREIRE,P. A importância do ato de ler. 29.ed. São Paulo: Cortez, 1994. 87 p.

GALLIANO,A.G. O método científico. Teoria e prática. São Paulo: Harbra,1986. 200 p.

KERLINGER,F.N. Metodologia da pesquisa nas ciências sociais. São Paulo :EPU, 1980. 378 p.

LAKATOS,E.M. e MARCONI,M.A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas,1991. 249p.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em

ciências sociais. Porto Alegre: Artmed, 1999. 340 p.

LUDKE, M., ANDRÉ, M .E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. EPU. São

Paulo. 1986.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes,1991. 294p.

SELLTIZ,C. A.; COOK,S.N. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 4.ed. São Paulo:

EPU,1987. 3 volumes.

SEVERINO, A .J. Metodologia do trabalho científico. 19.ed. São Paulo:Cortez, 1993. 252 p.

O esporte e a escola: percursos sócio-históricos na educação brasileira (Licenciatura)

 

Carga horária: 45h/a (3 créditos)

Horário: Quinta-feira - 13h30

Professora: Meily Assbú Linhales 

 

JUSTIFICATIVA

No âmbito da produção acadêmica brasileira que aborda a relação entre o esporte e a escola alguns estudos têm de ocupado no processo histórico de “escolarização do esporte” – e de sua outra face, comumente identificada como o fenômeno de “esportivização da escola”. Nessa disciplina, aprofundaremos conhecimentos sobre o referido processo, compreendendo em sua historicidade e também construindo reflexões e propostas de intervenção pedagógica no tempo presente. As pesquisas em curso no CEMEF sobre Modelos Pedagógicos para a Educação Física Brasileira constituirão ponto de partida e referência teórico-conceitual para o desenvolvimento da disciplina.

 

OBJETIVOS

  • Compreender, em uma perspectiva sócio-histórica, o processo de inserção do esporte como conteúdo e como prática na escola brasileira.
  • Analisar as diferentes ênfases e representações culturais e pedagógicas conferidas ao esporte na escola brasileira, desde finais do sec. XIX até os dias atuais.
  • Construir estratégias pedagógicas para o ensino e a prática de esportes na escola, dentro e fora das aulas de Educação Física.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Como é possível ser esportivo? Diálogos com Pierre Bourdieu.
  • Sobre a história e a teoria da forma escolar de socialização. Diálogos com Vincent, Lahire e Thin.
  • A escola, o esporte e a “energização do caráter” dos brasileiros: matizes escolanovistas.
  • Da ginástica ao esporte, entre a correção e a eficiência: negociação de sentidos sócio-culturais.
  • Pedagogias do esporte na escola brasileira e na formação de professores (modelos norte-americanos e europeus): ênfases no pós-1945.
  • O esporte nas propostas curriculares para a Educação Física escolar no sec. XXI.
  • Jogos esportivos na escola: reprodução ou intervenção na Educação Básica?
  • Construção de projetos de ensino e produção de material didático para o desenvolvimento do esporte na escola.

 

DESENVOLVIMENTO DO CURSO E AVALIAÇÃO

Serão utilizadas diferentes estratégias no desenvolvimento e na avaliação do curso. O efetivo envolvimento dos alunos nas aulas será considerado critério prioritário na avaliação. Ao longo do curso realizaremos aulas expositivas, seminários, produções de textos individuais e coletivas, avaliações dissertativas.

 

BIBLIOGRAFIA (provisória)

AGOSTINO, Gilberto. Vencer ou morrer: futebol, geopolítica e identidade nacional. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Mauad, 2002.

ARNAUD, Pierre. Contribution a une histoire des disciplines d’enseignement: La mise en forme scolaire de l’education physique. Revue Française de Pédagogie, Paris, n. 89, p. 29-34, oct. /nov. 1989.

ARNAUD, Pierre. Les athlètes de la république: gymnastique, sport et idéologie républicaine (1870-1914). Toulouse, Bibliothèque Historique Privat, 1987.

ASSIS, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas, Autores Associados, 2001.

AZEVEDO, Fernando de. Da educação física: o que ela é, o que tem sido e o que deveria ser. Obra ilustrada por Th. Rasmussen. São Paulo e Rio de Janeiro: Weiszflog Irmãos. 1920

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Obras escolhidas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, v. 1, p. 165-196, 1994a.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: ______. Obras escolhidas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, v. 1, p. 114 119. 1994b

BETTI, Mauro. Educação física e sociedade. São Paulo, Movimento, 1991.

BOURDIEU, Pierre. Como é possível ser esportivo? In: ______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. Prefácio: sobre as artimanhas da razão imperialista. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Vitória: UFES, 1997.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas em educação física. Cadernos CEDES, Campinas, ano XIX, n. 48, 1999.

BRACHT, Valter. Esporte, história e cultura. In: PRONI, Marcelo; LUCENA, Ricardo (Org.). Esporte, história e sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002.

CANTARINO FILHO, Mário. Educação física no Estado Novo: história e doutrina. 1982. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de Brasília, Brasília, 1982.

CANTARINO FILHO, Mário. A educação, a educação física e os desportos nas constituições brasileiras: um estudo comparativo. Brasília: UnB. Impresso, 1988.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Quando a história da educação é a história da disciplina e da higienização das pessoas. In: FREITAS, Marcos Cezar (Org.) História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Molde nacional e fôrma cívica: higiene moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista-SP, EDUSF, 1998.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1990.

DAOLIO, Jocimar. Fenômeno social esporte na formação profissional em educação física. Revista da Educação Física, Maringá, UEM, v. 9, 1998.

DAOLIO, Jocimar. Cultura: educação física e futebol. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

DEFRANCE, Jacques. Sociologie du sport. Paris: Édition la Découverte, 1995.

DEFRANCE, Jacques. O gosto pela violência. In: GARRIGOU, Alain;LACROIX, Bernard (Org.). Nobert Elias: a política e a história. São Paulo: Perspectiva, 2001.

DEL POZO, Miguel Piernavieja. Depuerto, deporte: protohistoria de una palabra. Madrid: Comitê Olímpico Español, 1966.

ELIAS, Nobert & DUNNING, Eric. Desporto y ocio en el proceso de la civilización. México: Fondo de Cultura Econômica, 1992.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Cultura e práticas escolares: escrita, aluno e corporeidade. Cadernos de Pesquisa, n. 103, mar. 1998b.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES, Alice; MACEDO Elizabeth. Disciplinas e integração curricular: histórias e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, n 5, p. 28-49, 1992.

FORQUIN, Jean-Claude. As abordagens sociológicas do currículo: orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Educação e Realidade, v. 21, n. 1, 1996.

GOELLNER, Silvana Vidore. Bela, materna e feminina: imagens da mulher na Revista Educação Physica. 1999. Tese (Doutorado em Educação) –  Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, 1999.

HERSCHMANN, Micael; LERNER, Kátia. Lance de sorte: o futebol e o jogo do bicho na Belle Époque carioca. Rio de Janeiro: Diadorim, 1993.

HERSCHMANN, Micael; PEREIRA, Carlos Alberto (Org.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

HOLANDA, Cristina Buarque de. O futebol no imaginário da intelectualidade brasileira de inícios do século XX: o embate teórico entre Lima Barreto e Coelho Netto. Enfoques On Line, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 76-90, 2005.

KUNZ, Elenor. Transformações didático-pedagógicas do esporte. Ijuí;, Unijuí, 1994.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.

LIMA, Cassia Danielle Moteiro Dias. Ensino e formação: "os mais modernos conceitos e métodos" em circulação nas Jornadas Internacionais de Educação Física (Belo Horizonte, 1957-1962). Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2012..

LINHALES, Meily Assbú. A escola, o esporte e a energização do caráter: Projetos culturais em circulação na Associação Brasileira de Educação (1925-1935). Tese (Doutorado em História da Educação). Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte 2006.

LINHALES, Meily Assbú. A trajetória política do Esporte no Brasil: interesses envolvidos, setores excluídos. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, DCP/FAFICH/UFMG, Belo Horizonte, 1996.

LINHALES, Meily Assbú. A produção de uma forma escolar para o esporte: os projetos culturais da Associação Brasileira de Educação (1926-1935) como indícios para a historiografia da educação. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio (Org.) Educação do corpo na escola brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.

LOPES, José Sérgio Leite. A vitória do futebol que incorporou a pelada. Revista USP, Dossiê futebol, São Paulo, n. 22, p. 64-83, 1994.

LUCENA, Ricardo. O esporte na cidade: aspectos do esforço civilizatório. Campinas: Autores Associados/CBCE, 2001.

MANHÃES, Eduardo Dias. Política de esportes no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1986

MARINHO, Inezil Penna. Contribuição para a história da educação física no Brasil: Brasil colônia, Brasil império e Brasil república. Rio de Janeiro, Imprensa Oficial, 1943.

MAZONI, Tomás. O esporte a serviço da pátria. São Paulo: Olimpicus, 1941.

MELO, Vitor Andrade de. A educação física nas escolas brasileiras no século XIX: esporte ou ginástica? In: FERREIRA NETO, Amarílio. Pesquisa histórica na educação física. Aracruz: Facha, 1988. v. 3.

MELO, Vitor Andrade de. Cidade "sportiva": primórdios do esporte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará/FAPERJ, 2001.

MENDONÇA, Carlos Süsekind de. O sport está deseducando a mocidade brasileira – Carta aberta a Lima Barreto. Rio de Janeiro: Empreza Brasil, 1921.

PACHECO, Renato. Bola ao cesto. Educação Physica, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 65, 1932.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro (1902-1938). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

RABINBACH, A. The human motor. Energy, fatigue and the origins of modernity. Berkeley: University of California Press, 1992.

RIO, João do. A profissão de Jacques Pedreira. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles;Fundação Casa de Rui Barbosa; Scipione, 1992. Disponível em

SANTOS, Fernanda Cristina dos. Vínculos entre o Brasil e a Alemanha na formação dos professores de educação física para o ensino superior em Minas Gerais na década de 1970. In: Anais do VI Congresso De Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Viçosa - MG, 2011.

SILVA, Giovanna Camila da. A partir da Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais (1927-1937): Movimentos para a escolarização da Educação Física no Estado. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da UFMG, 2009.

SCHNEIDER, Omar. A revista Educação Physica (1932-1945): estratégias editoriais e prescrições educacionais. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

SCHNEIDER, Omar. Entre a ginástica e o esporte: tensões e resistências à esportivização da educação física: um estudo a partir da Revista Educação Physica (1932-1945). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, III. Anais..., CD-Rom. Curitiba: PUC, 2004.

SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SILVA, Maria Cecília de Paula. Esporte na educação do Granbery. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1998.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. Educação física escolar e ditadura militar no Brasil (1968-1984): entre a adesão e a resistência. Bragança Paulista: EDUSF, 2003a.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio. A construção dos currículos escolares de educação física: relações entre o planejamento tecnocrático e a experiência dos professores. In: TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurério; RANZI, Serlei Maria Ficher (Org.). História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003b

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurélio (org.). A educação do corpo na escola brasileira. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurério; RANZI, Selei Maria Ficher (Org.). História das disciplinas escolares no Brasil: contribuições para o debate. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

THOMPSON, E. P. Educação e experiência. In: ______. Os românticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

VAGO, Tarcísio Mauro.  Educação Física na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1935): organizar o ensino formar o professorado. Revista Brasileira de História da Educação.  Campinas, SP, n. 11, jan/jun. 2006.

VAGO, Tarcísio Mauro. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente: um diálogo com Valter Bracht. Movimento, Porto Alegre, ano 3, n. 5, 1996.

VAGO, Tarcísio Mauro. Cultura escolar, cultivo dos corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte (1906-1920). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

VAGO, Tarcísio Mauro. Educação Física na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1930): escolarizando jogos para produzir eficiência dos corpos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, III. CD-ROM. Curitiba: PUC, 2004.

VAZ, Alexandre Fernandez. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos CEDES, Campinas, ano XIX, n. 48, 1999a.

VAZ, Alexandre Fernandez. Do culto à performance: esporte, corpo e rendimento. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, XI. Anais..., Caderno 2, v. 21, n. 1, p. 100-107. set.1999b.

VAZ, Alexandre Fernandez. Da modernidade em Walter Benjamin: crítica, esporte e escritura histórica das práticas corporais. Educar em Revista, Curitiba, n. 16, 2000.

VINCENT, Guy (Dir.). L’education prisonnère de la forme scolaire? Scolarisation et socialisation dans les sociétés industrielles. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1994.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria de forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, 2001.

Pesquisa Social em Esporte e Lazer

Professor responsável: Cleber Dias

Carga Horária: 30 horas

 

Ementa descritiva: Esta disciplina apresentará os principais fundamentos epistemológicos da pesquisa em ciências sociais, em sua relação com os estudos do lazer e do esporte. Serão abordados os principais elementos e modos de elaboração de um projeto de pesquisa, as implicações e desafios da interdisciplinaridade para os estudos do lazer, bem como os principais métodos de pesquisa empregados nessa especialidade.

 

Conteúdo programático

Unidade 1 - Epistemologia das Ciências Humanas e Sociais

Unidade 2 –Elementos para elaboração de projeto de pesquisa

Unidade 3 – Principais métodos de pesquisa empregados nos estudos do lazer e do esporte

 

Bibliografia

BRITO, Simone Magalhães; MORAIS, Jorge Ventura de; BARRETO, Túlio Velho. Regra de jogo versus regras morais: para uma teoria sociológica do fair play. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, n. 75, p. 133-192, fev. 2011.

DIAS, Cleber. Esporte e cidade: balanços e perspectivas. Tempo, Niterói, v. 17, p. 33-44, 2013.

DIAS, Cleber. Primórdios do futebol em Goiás, 1907-1936. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 18, p. 31-61, 2013.

GOLDENSTEIN, Gisela Taschner. Lazer operário e consumo cultural na São Paulo dos anos oitenta. Revista de Administração de Empresas, vol. 31, n. 3, p. 13-35, 1991.

REIS, Leoncio José de Almeida, CAVICHIOLLI, Fernando Renato, STAREPRAVO, Fernando Augusto. A ocorrência histórica do lazer: reflexões a partir da perspectiva configuracional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 30, n. 3, 2009.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

TOLEDO, Luiz Henrique de. Futebol e teoria social: aspectos de produção científica brasileira (1982-2002). BIB, São Paulo, n. 52, p. 133-165, 2001.

TORRES, Lilian de Luccca. Programa de paulista: lazer no Bexiga e na Avenida Paulista com a Rua da Consolação. In: MAGNANI, J. G.; TORRES, L. de L. (orgs.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo, EDUSP/FAPESP, 1996, p. 54-87.

 

Bibliografia complementar

ALABARCES, Pablo. Veinteaños de CienciasSociales y Deporte em América Latina: um balance, uma agenda. BIB, São Paulo, n. 58, p. 159-179, 2004.

GUSMÃO, Luis de. O fetichismo do conceito: limites do conhecimento teórico na investigação social. Rio de Janeiro: Topbooks, 2011.

PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis (Org.). Teorias do lazer. Maringá, PR: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2010.

TAROZZI, Massimiliano. O que é a groundedtheory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis: Vozes, 2011.

 

Cronograma

 

Data

Conteúdo

12 mar.

Apresentação

19 mar.

Epistemologia das Ciências Humanas

- SANTOS, Boaventurade Souza. Um discurso sobre as ciências. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

- Filme “Santiago” (João Moreira Sales, 2007)

26 mar.

Elementos para elaboração de projeto de pesquisa

02 abr.

Procedimentos para revisão bibliográfica: periódicos e bases de dados

- TOLEDO, Luiz Henrique de. Futebol e teoria social: aspectos de produção científica brasileira (1982-2002). BIB, São Paulo, n. 52, p. 133-165, 2001.

- DIAS, Cleber. Esporte e cidade: balanços e perspectivas. Tempo, Niterói, v. 17, p. 33-44, 2013.

09 abr.

Procedimentos para revisão bibliográfica: avaliação 1

16 abr.

Interdisciplinaridade nos estudos do lazer e do esporte: história, sociologia e antropologia

- TORRES, Lilian de Luccca. Programa de paulista: lazer no Bexiga e na Avenida Paulista com a Rua da Consolação. In: MAGNANI, J. G.; TORRES, L. de L. (orgs.). Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo, EDUSP/FAPESP, 1996, p. 54-87.

- DIAS, Cleber. Primórdios do futebol em Goiás, 1907-1936. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 18, p. 31-61, 2013.

- BRITO, Simone Magalhães; MORAIS, Jorge Ventura de; BARRETO, Túlio Velho. Regra de jogo versus regras morais: para uma teoria sociológica do fair play. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, n. 75, p. 133-192, fev. 2011.

23 abr.

Teorias sociais mais influentes nos estudos do lazer e do esporte: Positivismo

- GOLDENSTEIN, Gisela Taschner. Lazer operário e consumo cultural na São Paulo dos anos oitenta. Revista de Administração de Empresas, vol. 31, n. 3, p. 13-35, 1991.

30 abr.

Teorias sociais mais influentes nos estudos do lazer e do esporte: Marxismo

- MELO, Marcelo P. A Vila Olímpica da Maré/RJ e a relação Estado, sociedade civil e políticas públicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 42, n. 1, p. 171-197, 2005.

7 mai.

Teorias sociais mais influentes nos estudos do lazer e do esporte: sociologia figuracional

- REIS, Leoncio José de Almeida, CAVICHIOLLI, Fernando Renato, STAREPRAVO, Fernando Augusto. A ocorrência histórica do lazer: reflexões a partir da perspectiva configuracional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 30, n. 3, 2009.

14 mai.

Métodos de pesquisa: trabalho de campo

- O ritual do corpo dos Sonacirema

- Filme: “O dia do galo” (Cris Azzi e Felipe Fernandes, 2014)

21 mai.

Métodos de pesquisa: análise documental

28 mai.

Pesquisa

04 jun.

Apresentação de pesquisa (avaliação 4)

11 jun.

Apresentação de pesquisa (avaliação 4)

18 jun.

 

 

 

Avaliações

Avaliação 1 – Revisão bibliográfica (20 pontos)

Diretrizes gerais: numero de estudos, local de publicação, filiação institucional, método, assunto, resultados e bibliografia.

Avaliação 2 – Interdisciplinaridade nos estudos do lazer e do esporte (20 pontos)

Avaliação 3 – Teorias sociais mais influentes (20 pontos)

Avaliação 4 – Apresentação de Pesquisa (40 pontos)

Políticas Públicas de Esporte e Lazer

Carga horária: 30h
Créditos: 2

EMENTA: Esporte e Lazer como direito e como política social. A ação do Estado e o desenvolvimento de políticas setoriais: limites e possibilidades para a cidadania. Análise de propostas de intervenção social para o esporte e o lazer. Planejamento e avaliação de políticas de esporte e lazer.

OBJETIVO:

Despertar no(a) aluno(a) o conhecimento crítico e criativo sobre as políticas públicas de esporte e lazer em nosso país.

CONTEÚDOS:

  • Conceitos e significados de políticas públicas;
  • História das políticas públicas;
  • Política pública e cidadania;
  • Ciclo político;
  • Avaliação de políticas públicas;
  • Formação Profissional em políticas públicas;
  • Gestão participativa;
  • Megaeventos esportivos;
  • Financiamento de esporte e lazer.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Texto 1 – STAREPRAVO, Fernando A.; SOUZA, Juliano de; MARCHI JUNIOR, Wanderley. Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: uma proposta teórico-metodológica de análise. Ensaios, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 233-251, jul/set. 2011.

Texto 2 – SOARES, Márcia; CUNHA, Edite da Penha. Avaliação de Políticas de Esporte e Lazer. Curso de formação em políticas sociais. PELC e Vida Saudável. 2014 (mimeo)

Texto 3 – ISAYAMA, Helder F. et al. Lazer, políticas públicas e formação profissional. In: ISAYAMA, Helder F. et al. Gestão de políticas de esporte e lazer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. p. 211-227.

Texto 4 - AMARAL, Silvia Cristina Franco. Políticas públicas de lazer: existe possibilidade de uma gestão participativa? In: PADILHA, Valquiria (Org.). Dialética do lazer. São Paulo: Cortez. 2006. p. 156-172.

Texto 5 – MASCARENHAS, Fernando. Megaeventos esportivos e Educação Física: alerta de tsunami. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 39-67, jan./mar. 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis. O lazer no Brasil: do nacional-desenvolvimentismo à globalização. Conexões, v. 3, n. 1, p. 36-57, 2005.

BOBBIO, Norberto. O conceito de política. In: _____. Teoria geral da política: a filosofia política e a lição dos clássicos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000. p. 159-169.

FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes aa prática de análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e políticas públicas, Brasília, v. 21, p. 211-259, jun. 2000.

LINHALES, Meily A. A trajetória política do esporte no Brasil: interesses incluídos, setores excluídos. Belo Horizonte: FAFICH/UFMG, 1996. (Dissertação, Mestrado em Ciência Política).

LINHALES, M. e VAGO, T. M. Esporte Escolar: o direito como fundamento de políticas públicas. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Caxambu: CBCE, 2003.

LINHALES, Meily A. et al. Esporte  e lazer na Grande-BH: por onde caminham as gestões públicas? In: ISAYAMA, Helder F; LINHALES, Meily A. (Orgs). Avaliação de políticas e políticas de avaliação: questões para o esporte e o lazer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. p. 14-54.

MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.) Políticas Públicas Setoriais de Lazer - o papel dos Municípios. Campinas, Autores Associados, 1996.

MASCARENHAS, Fernando. O pedaço sitiado: cidade e lazer em tempos de globalização. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.24,n.3, p. 121-145, maio 2003.

MENICUCCI, Telma. Políticas públicas de lazer: questões analíticas e desafios políticos. In: ISAYAMA, Helder F.; LINHALES, Meily A. (Orgs) Sobre lazer e política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. p. 136-163.

Prevenção e Reabilitação de Lesões no Esporte

Estudo descritivo e analítico das principais lesões decorrentes da prática de esportes e atividades físicas. Estratégias de prevenção e principais formas de tratamento.

Modelos Multifatoriais e de demanda

Lesões: definições e caracterizações

Principais lesões nas articulações:

Coluna vertebral

Ombro

Joelho

Tornozelo

Quadril

Pés

Cotovelos

Punho e mãos

 

Referências Bibliográficas:

DANIELS ,L; WORTHINGHAM, C. Provas de Função Muscular .Terceira edição :Interamericana 1972.

DONATELLI RA. Physical Therapy of the Shouder. 3 ed. New York: Churchill- Livingstone.1997

HAY   & REID, Bases Anatômicas e Mecânicas do MovimentoHumano. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil,1982.

KAPANDJI, I,A.Fisiologia Articular Quinta Edição  Rio de Janeiro. Manole1987.

KENDALL &KENDALL .MúsculosProvas e Funções .São Paulo Manole 1980.

LIEBER,R.L. Skeleton Muscle Structure and Function 1 °Edição .Baltimore : Willians& Wilkins 1992.

LBEMKTUHL, LD.  SMITH,L.K.CinesiologiaClínica de Brunsnstrom. 4°ed, São Paulo: Manole ,1989.

MAGEE DJ. Orthopedic Phisical Assessment.3 ed. Philadelhia: WB Saunders,1997.

NORKIN CC,LEVANGIE PK. Joint Structure & Function. A Comprehensive Analysis. 2 ed .Philadelphia:FA Davis Company,1992.

RASH, P; BURKE, R.K. Cinesiologia e AnatomiaAplicada .QuintaEdição. Rio de janeiro: Guanabara  Koogan, 1977.

Seminário: Dança e Preparação Corporal

Carga horária: 45 h/a
Período: 1º
Créditos: 3

I - EMENTA

Estudos e vivencias de concepções e possibilidades de preparação corporal na dança. Abordagens realizadas em formato de seminários teóricos e/ou práticos por profissionais com distintas atuações em relação a preparação corporal na dança, analisando propostas e metodologias de diferentes expressões em dança.

II - OBJETIVOS

  • Disponibilizar aos alunos cursantes diferentes abordagens, concepções distintas sobre o corpo e sua preparação para as vivencias em dança.
  • Oferecer um conjunto de experimentações que poderão ser ministradas de forma teórica, prática ou teórico-prática
  • Proporcionar diferentes abordagens sobre a temática da preparação corporal na dança.
  • Fazer com que os alunos conheçam, distingam e se familiarizem com diferentes formas de pensar, organizar e trabalhar com a preparação corporal para diferentes estilos de dança.
  • Proporcionar um fórum de debate sobre a diversidade de concepções da temática da disciplina.
  • Proporcionar subsídios para que os alunos desenvolvam projetos que tenham como foco a dança em sua pluralidade de concepções.

III - CRONOGRAMA E CONTEÚDO

O conteúdo previsto nas intervenções dos convidados são relacionados a abordagens possíveis para a preparação corporal na dança envolvendo: abordagens somáticas,  relatos sobre o treinamento físico, formas de organização da preparação corporal, especificidades da dança (estilo, nível de atuação) concepções de corpo, de dança e de preparação corporal para dançarinos. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Textos sugeridos pelos convidados- ao longo da disciplina

STRAZZACAPA, M & MORANDI, C.O descompasso da dança e da educação física. In: Entre a arte e a docência. Campinas –SP: Papirus, 2006.

LEAL, M. A preparação física na dança. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

VIANA, Klauss. A dança. São Paulo: Summus, 2005.

FRANKLIN, Eric. Condicionamento físico para dança: técnicas para otimização do dese4mpenho em todos os estilos. Barueri-SP: Manoli, 2012.  

HAAS, Jacqui Greene. Anatomia da dança. Barueri-SP: Manoli, 2011.  

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006.

Técnicas de Estudo

Carga horária: 30h/a
Período:
Créditos: 2

I - EMENTA

A leitura e escritura como processos de compreensão e produção de textos. Processos de busca de literatura. Da pré-escrita à produção: o planejamento, a leitura prévia, a busca de idéias, a edição: a revisão e o aperfeiçoamento do texto; a arte final. Criação e editoração de textos sobre os temas debatidos em classe. Métodos e técnicas para sua elaboração e apresentação.

II - OBJETIVOS

Conhecer os elementos organizacionais da metodologia do trabalho científico, aplicando-os na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Utilizar instrumentos de organização de estudos individual e em grupo como recursos metodológicos para o desenvolvimento das ações práticas acadêmicas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 1996.

LAKATOS, E. & MARCONI, M. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1991.

SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ANDRADE, M. Introdução à metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Atlas, 1994.

LESSA JUNIOR, Amário; SILVA, Siomara Aparecida & AlbuquerqueNeto, Severino Leão. Manual de Orientação e Elaboração de Trabalhos Acadêmico/Científicos – Projeto de Pesquisa. Apostila; FUNORTE MG - 2004

REFERÊNCIAS

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia

Tópicos em Educação Física e Esportes B - Futebol II (Optativa)

Período: -
Natureza: Optativa
Pré-Requisito: Ensino de Futebol
Carga horária semestral: 45 horas
Créditos: 6

 

EMENTA

A disciplina que tem como foco central o estudo e aprofundamento do conhecimento das capacidades físicas, técnicas, táticas, psicológicas, bem como, a estrutura administrativa e de gestão dos clubes de futebol. Aperfeiçoamento na formação de futuros educadores físicos que objetivam trabalhar no futebol competitivo. Disciplina: teórica/prática.

 

PROGRAMA

1. Gestão Administrativa no Futebol

  • Estrutura organizacional do futebol competitivo(base e profissional).
  • Gestão e Administração no futebol de campo.
  • Futebol business.
  • Perfil do futuro profissional de Educação Física que pretende trabalhar na modalidade.

2. Componentes do Rendimento Esportivo no Futebol

  • Sistematização dos Componentes do rendimento Esportivo no futebol.
  • O processo de Detecção de Talentos no futebol.

3. Técnica no futebol

  • Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento para o desenvolvimento das capacidades técnicas de um atleta no futebol.
  • Contribuições do processo de ensino incidental e formal para o desenvolvimento de atletas n futebol.
  • Periodização do treinamento técnico no futebol (TEP)
  • Parâmetros de avaliação do desempenho técnico de um atleta

4. Tática no Futebol

  • A tática no futebol (Sistemas, esquemas,setores e zonas de campo)
  • Periodização do treinamento tático no futebol.
  • Princípios táticos ofensivos e defensivos no futebol.
  • Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento para o desenvolvimento das capacidades técnicas de um atleta no futebol.
  • Parâmetros de avaliação do desempenho tático de equipes e atletas.

5. Preparação Física no Futebol

  • Periodização do treinamento físico no futebol.
  • Treinamento das capacidades de força e velocidade no futebol.
  • Treinamento das capacidades de resistência aeróbia e anaeróbia
  • Métodos de ensino-aprendizagem e treinamento das capacidades físicas no futebol.

6. Treinamento Psicológico no Futebol

  • A Psicologia do Esporte aplicada ao futebol.
  • Desenvolvimento de um programa de treinamento das capacidades psicológicas no futebol.
  • A Psicologia do Esporte na categoria de base.
  • A Psicologia do Esporte no futebol profissional.

BIBLIOGRAFIA

BANGSBO, J. Entrenamiento de la condición física en el fútbol. 3. ed. Barcelona: Paidotribo, 2002.l)

 

BARROS, T.L; GUERRA, I. Ciencia do Futebol. São Paulo, 2004.

 

BRANDÃO, M.R.F ; MACHADO, A.A. Viajando com a equipe: o papel do psicólogo do esporte. Motrizv. 14, p. 299-302, 2008

 

BRANDÃO, M.R.F. ; MACHADO, A.A. ; MORGADO, F.B. ; ALMEIDA, P. O futebol e seu significado. Motriz : v. 14, p. 233-240, 2008

 

COELHO, D.B. ; COELHO, L.G.M. ; BRAGA, M.L.P. ; PAOLUCCI, A. ; CABIDO, C.E.T. ; J.B. F.; MENDES, T.T. ; 

 

PRADO, L.S ; GARCIA, E.S . Correlação entre o desempenho de jogadores de futebol no teste de sprint de 30m e no teste de salto vertical. Motriz :, v. 17, p. 6-70, 2011

 

COELHO, D. B. ; RODRIGUES, V. M. ; CONDESSA, L. A. ; MORTIMER, L. A. C. F. ; SOARES, D. D. ; SILAMI-

 

GARCIA, E. . Intensidade de sessões de treinamento e jogos oficiais de futebol.. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 22, p. 211-218, 2008.

 

COSTA, I. T. ; GARGANTA, J. ; GRECO, P. J. ; MESQUITA, I. . Análise e avaliação do comportamento tático no futebol. Revista da Educação física/UEMv. 21, p. 1-15, 2010.

 

COSTA, I. T. ; GARGANTA, J. ; GRECO, P. J. ; MESQUITA, I. . Princípios Táticos do Jogo de Futebol: conceitos e aplicação. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 15, p. 657-668, 2009.

 

COSTA, I. T. ; GARGANTA, J. ; GRECO, P. J. ; MESQUITA, I. ; MAIA, J. . Sistema de avaliação táctica no Futebol (FUT-SAT): Desenvolvimento e validação preliminar. Revista Motricidade, v. 7, p. 69-84, 2011

 

COSTA, I.T. ; SAMULSKI, D.M. ; COSTA, V. T. . Análise do Perfil de Liderança dos treinadores de categoria de base do futebol brasileiro. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 23, p. 185-194, 2009

 

COSTA, I.T. ; SAMULSKI, D.M. ; COSTA, V.T. Perfil de Liderança para treinadores de futebol na visão dos treinadores do Campeonato Brasileiro. Revista da Educação Física/UEM (Impresso), v. 21, p. 59-68, 2010.

 

COSTA, V. T. SIMIMM M.A.M. ; NOCE, F.; COSTA, I.T. ; SAMULSKI, D.M. ; MORAES, L.C.C.A. . Comparison of relative age of elite athletes participating in the 2008 Brazilian soccer championship series A and B. Revista Motricidade, v. 5, p. 35-38, 2009

 

COSTA, V.T. ; FERREIRA, R.M. ; PENNA, E.M. ; COSTA, I.T. ; PAIVA, T.N.S. ; SAMULSKI, D.M. . Fases de Transição da Carreira Esportiva. Conexões (Campinas. Online), v. 8, p. 84-103, 2010.

 

DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003.

 

FRISSELLI, A. Futebol: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 1999.

 

GIACOMINI, D. S. ; SOARES, V. O. V. ; SANTOS, H. F. S. ; MATIAS, C. J. A. S. ; GRECO, P. J. . O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões. Revista Motricidadev. 7, p. 43-53, 2011. 

 

GODIK, M.A. Futebol: preparação dos futebolistas de alto nível. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1996.

 

GOMES, A.C.; SOUZA, J. Futebol: Treinamento desportivo de alto rendimento. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

GRECO, P. J. (Org.) . Iniciação Esportiva Universal - Volume 2. Belo Horizonte: Editora Universitária - UFMG, 1998

 

GRECO, P. J. (Org.) ; BENDA, R. N. (Org.) . Iniciação Esportiva Universal - Volume 1: Da aprendizagem motora ao treinamento técnico. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Universitária UFMG, 1998. v. 1000. 232 p

 

MENZEL, H.J.; CHAGAS, M. H. ; SIMPLICIO, A. T.; MONTEIRO, A. D.; ANDRADE, A. G. P.. Relação entre força muscular de membros inferiores e capacidade de aceleração em jogadores de futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 233-241, 2005

 

MORAES, L. C. C. A. ; PENNA, E.M. ; FERREIRA, R.M. ; COSTA, V.T. ; MATOS, F.M. . Análise do Quartil de Nascimento de Atletas Profissionais de futebol. Pensar a Prática (UFG), v. 12, p. 10-23, 2009.

 

SAMULSKI, D. Psicologia do Esporte: Conceitos e Novas Perspectivas. São Paulo: Editora Manole, 2009.

 

SILAMI-GARCIA, E. ; COELHO, D.B. ; SOARES, D. D ; MORTIMER, L.A.C.F. ; CONDESSA, L.A. ; BARROS, C.L.M. . Limiar anaeróbio de jogadores de futebol de diferentes categorias. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 11, p. 81-87, 2009.

 

SILAMI-GARCIA, E. ; CONDESSA, L. A. ; MORTIMER, L. A. C. F. ; COELHO, D. B. ; SOARES, Danusa Dias ; 

 

RODRIGUES, V. M. . Comparação entre a intensidade do esforço realizada por jovens futebolistas no primeiro e no segundo tempo do jogo de futebol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 6, p. 154-159, 2006.

 

VALLE, M.P. Dinamica de grupo aplicada a psicologia do esporte. Casa do Psicologo. 2a ed.2003.

 

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Tradução: Márcia Cristina Monteiro. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

 

WEINECK, J. Futebol total: o treinamento físico no futebol. São Paulo: Phorte, 2000.

 

Tópicos em Educação Física: Lazer e Cinema

Natureza: Optativa
Carga horária: 30h
Créditos: 2

I - EMENTA

Lazer e cinema: contextualização e compreensões básicas. O lazer e as produções cinematográficas em suas dimensões técnicas, estéticas e de conhecimento como representação da(s) realidade(s): problematização e análise. As produções cinematográficas como ferramentas da educação para/pelo lazer em diferentes âmbitos e contextos.

II - OBJETIVOS

  • Discutir o lazer e o cinema de forma inter-relacionada numa perspectiva cultural, crítica e contextualizada.
  • Analisar produções cinematográficas em suas dimensões técnicas, estéticas e de conhecimento, como representação de realidade(s).
  • Compreender as potencialidades do cinema e das produções cinematográficas como ferramenta educativa em diferentes âmbitos e contextos da Educação Física: análise de produções cinematográficas e a formação do espectador ativo.

III - CONTEÚDOS

  • Lazer e cinema: Introdução

·         História do cinema

·         Linguagem cinematográfica

·         Crítica cinematográfica

·         Roteiro para cinema

·         Direção cinematográfica

·         Direção de fotografia

·         Direção de arte / cenografia

·         Figurino e maquiagem

·         O som no cinema

·         Cinema: aula in loco

IV - REFERÊNCIAS

BAZIN, André. O cinema: Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BULLARA, Bete, MONTEIRO, Marialva Paranhos. Cinema: uma janela mágica. Rio de Janeiro: Memória Futuras/Cineduc, 1991.

CAPUZZO, H. Cinema: a aventura do sonho. São Paulo: Nacional, 1986.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1995.

CHARNEY, Leo, SCHARTZ, Vanessa (orgs.). Cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CITELLI, A. A linguagem cinematográfica na escola: outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez, 2000.

COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo: Editora Globo, 1989.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.

DUARTE, R. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p.7-76.

GOMES, Christianne L. (Org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

HENNEBELLE, Guy. Os cinemas nacionais contra Hollywood. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

MELO, Victor A.; PERES, Fabio F. (orgs.). O esporte vai ao cinema. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005.

NOVAES, A. (Org.). O olhar. São Paulo: Cia. das Letras, 1988.

SETTON, Maria da Graça J. (Org.). A cultura da mídia na escola: ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume: USP, 2004.

SHOHAT, E., STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

VANOYE, Francis, GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.