Período: 1°
Natureza: OB
Carga Horária Semestral: 30h
EMENTA
Diálogos possíveis entre o campo científico da Antropologia e da Educação Física; contribuições da Antropologia para problematizar processos educativos em Educação Física na sociedade moderna. Conceitos de cultura, diversidade cultural e alteridade como possibilidades de compreensão da prática educativa em Educação Física. Reflexão sobre o fenômeno esportivo no ensino formal e informal e suas relações na sociedade contemporânea.
OBJETIVOS
PROGRAMA
1 – A Antropologia no contexto das ciências humanas: contribuições para a Educação Física;
2 – Os conceitos de cultura, diversidade cultural e alteridade: possibilidades de compreensão da prática educativa em Educação Física;
3 – Uma Leitura axiológica da pessoa humana;
4 – A sociedade e a pessoa humana;
5 – A Educação Física e o Esporte: formal e não formal
BIBLIOGRAFIA
ANDRÉ, M. e ELIZA D.A. Etnografia da prática escolar. Papirus. Campinas. 1998.
ANDRÉ, S.; COSTA, A.C.G. Educação para o desenvolvimento humano. Editora Saraiva. São Paulo. 2004.
BENTO, J.O. Desporto – Discurso e Substância. Campo das Letras Editores S.A. Porto. 2004.
Clifford, J. A Experiência Etnográfica. Org. de José Reginaldo Santos Gonçalves. Editora da UFRJ. Rio de Janeiro. 1998.
COMÉNIO, J.A. Didáctica Magna. Fundação Calouste Gulbekian. Porto. 3a ed. 1985.
COUTO, A.C.P; FREITAS, H.; ALEIXO, I.; COUTO, M. Esporte e a formação da criança. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais VII - Educação Física e Esportes, pp.27-32. Livraria e Editora Saúde. Belo Horizonte.2002.
COUTO, A.C.P; GARCIA, R.P.; LEMOS, K.L.M. A Escola Cultural; a Educação física na escola baseada na cultura. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais VIII - Educação Física e Esportes, pp.133-144. Livraria e Editora Saúde. Belo Horizonte. 2003.
COUTO, A.C.P; LEMOS, K.L.M; COUTO, M. Uma leitura axiológica do esporte a partir dos pilares da educação. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais IX - Educação Física e Esportes, pp.175-190. Editora Silveira. Belo Horizonte.2004.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. São Paulo: Papirus, 1995.
_______. Educação Física e cultura. In: Revista Corpoconsciência. Faculdade de Educação Física de Santo André, n. 1, 1998.
DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Cortez. (6a ed.).São Paulo. 2001.
FEIO, N. A dimensão ética e cultural do desporto: ensaio sobre a multidimensionalidade do agon contemporâneo. Desporto, Ética, Sociedade. Actas de Congresso. Porto, Jorge Bento e António Marques Editores.1990. pp. 46-59
GARCIA, R.P. Da desportivização à somatização da sociedade. In Contextos da Pedagogia do Desporto. Lisboa. Livros Horizonte.1999.
GARCIA, R.P. Um olhar antropológico para reencantar a educação. I Congresso Científico de Educação Física do Centro Universitário Nilton Lins, Manaus. 2001.
GEBARA, A. et al. Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.
GUSMÃO, Neusa Ma. Mendes. Antropologia e educação: origens de um diálogo. In: GUSMÃO, Neusa M. Mendes de (org.) Antropologia e educação: interfaces do ensino e da pesquisa. CADERNOS CEDES nº 43, ano XVIII. Campinas: CEDES/UNICAMP, 1997 Pp. 8 -25
_______. A noção de cultura e seus desafios. ANAIS do Primeiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática – CBm1/USP – S.Paulo, 2000 Pp. 386 – 388
_______. Antropologia, processo educativo e oralidade: um ensaio reflexivo. Pro-Posições, Rev.Quadrimestral da Faculdade de Educação – UNICAMP. Vol.14, N.1 (40) – jan./abr.2003 Pp.197 - 213
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, c2001. 117 p vol. 31 no. 10, 1996;
LLUCH, Xavier. Interculturalismo. Uma leitura crítica da interculturalidade. Rev. Pátio. Ano 2 nº 6 Agot/Out 1998
MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: Sociologia e antropologia, v.2, op. Cit, p.209-233;
PATRÍCIO, M.F. (org). A escola cultural e os valores. Porto: Porto Editora, 1997.
PATRICIO, M.F. Lições de axiologia educacional.: Universidade aberta. Lisboa. 1993.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as Ciências. 9ª ed. Porto: Edições Afrontamento, 1997.
VIEIRA, Ricardo. Mentalidades, escola e pedagogia intercultural. Educação, Sociedade & Culturas, n. 4, 1995, 127-147.
Período: 5°
Natureza: OB
Carga Horária Semestral: 30h
Bacharelado e Licenciatura
EMENTA
Relação atividade física aptidão física, desempenho atlético e saúde. Atividade física como agente promotor de saúde, aptidão física: conceitos e classificações. Aptidão física relacionada à saúde: dimensões morfológicas, funcional-motora, fisiológica e comportamental.
PROGRAMA
UNIDADE I – Introdução a Atividade Física e Saúde
1. Concepções sobre saúde.
2. Concepções sobre atividade física e exercício físico.
3. Concepções sobre bem estar e qualidade de vida.
4. Fatores determinantes sobre a promoção da saúde.
5. Concepção e fatores determinantes da qualidade de vida.
6. Comportamentos de risco à saúde.
7. Avaliação Física – Pré-participação / Medidas, avaliação e testes.
UNIDADE II – Atividade Física e Saúde
1. Fatores biológicos.
2. Fatores sociodemográficos.
UNIDADE III – Prescrição de Exercício Físico para Promoção da Saúde.
1. Tipo, frequência, intensidade e duração.
2. Aderência ao exercício.
UNIDADE IV – Atividade Física e Saúde para grupos especiais
1. Atividade Física e Saúde da Criança e do Adolescente.
2. Atividade Física e Saúde do Adulto e do Idoso.
3. Atividade Física, Síndrome metabólica e Cardiopatias.
4. Academias da Cidade.
Período: -
Natureza: -
Carga Horária Semestral: 30h
Estudo do contexto de atuação profissional em Educação Física com esportes coletivos. Análise diagnóstica da realidade da atuação profissional, da problematização da realidade profissional, bem como meios a fim de transformar essa realidade.
Possibilitar ao aluno um permanente contato com a realidade da área, propiciando reflexões para compreendê-lo e transformá-lo. Possibilitar a integração teoria-prática permanentemente. Viabilizar o acesso aos futuros profissionais o acesso à realidade profissional aplicada aos esportes coletivos.
Organização da disciplina
Aulas expositivas, seminários, visitas técnicas e apresentação de trabalhos.
Forma adotada de avaliação
Entrega de relatórios: 60 pontos
Apresentação de relatos: 20 pontos
Seminário: 20 pontos
Bibliografia Básica
GRECO, P.J. BENDA, N.R. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
KRÖGER, C.; ROTH, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. Tradução Pablo Juan Greco. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2006.
ROSE JÚNIOR, D. Modalidades Esportivas Coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
Período: 7°
Natureza: OP LICENCIATURA
Carga Horária Semestral: 30h
EMENTA
Princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento humano. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento humano nas diferentes fases de maturação do indivíduo. Estudo da curva de crescimento físico e da sequencia de desenvolvimento motor.
OBJETIVOS
O aluno deverá conhecer os princípios e concepções de desenvolvimento humano bem como o comportamento motor característico em cada etapa do ciclo de vida.
PROGRAMA
AVALIAÇÃO
Prova: Duas provas de 30 pontos
Seminários: Valor 10 e 20 pontos
Auto-Avaliação: Valor 10 pontos
BIBLIOGRAFIA
GALLAHUE, D. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adultos e idosos. 4.ed. São Paulo: Phorte, 2001.
HAYWOOD, K. M. GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005
TANI, G. MANOEL, E. KOKUBUN, E. PROENÇA, J. Educação física escolar. São Paulo: EPU-EDUSP, 1988.
BARREIROS, J. A escala corporal das acções motoras: uma perspectiva de desenvolvimento. In: In: BARREIROS, J.; GODINHO, M.; MELO, F.; NETO, C. (orgs.) Desenvolvimento e aprendizagem: perspectivas cruzadas. Cruz Quebrada – Portugal: FMH Edições, p. 239-260, 2004.
BARREIROS, J. Envelhecimento, degeneração, desuso e lentidão psicomotora. In: BARREIROS, J.; ESPANHA, M.; CORREIA, P. P. Atividade física e envelhecimento. Cruz Quebrada, FMH Edições, p. 89-104, 2006.
BENDA, R. N. Desenvolvimento motor da criança. In: SAMULSKI, D. M. Novos conceitos em treinamento esportivo. Brasília: Instituo Nacional de Desenvolvimento do Desporto, p. 155-170, 1999a.
BENDA, R. N. O desenvolvimento motor e a educação física escolar. Revista Mineira de Educação Física. v.7, n. 1, p. 114-129, 1999b.
CONNOLLY, K. Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro. Revista Paulista de Educação Física. suplemento n.3, p. 6-15, 2000.
ECKERT, H. Desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Manole, 1993.
GIMENEZ, R.; MANOEL, E. J.; OLIVEIRA, D. L.; BASSO, L. Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores de Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.18, n.1, p. 101-116, 2004.
KREBS, R. J. Desenvolvimento infantil: uma breve apresentação de algumas teorias emergentes. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 175-193, 1998.
MAFORTE, J. P. G.; XAVIER, A. J. M.; NEVES, L. A.; CAVALCANTE, A. P. C.; UGRINOWITSCH, H. Análise dos movimentos fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, n. 3, p. 197-206, 2007.
MANOEL, E. J. A Continuidade e a Progressividade no Processo de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2, (2), p. 32-38, 1988.
MANOEL, E. J. O que é ser criança? Algumas contribuições de uma visão dinâmica do desenvolvimento motor. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 109-130, 1998.
MATOSO, A.; CAVALCANTE, A.; RABELO, M. S.; XAVIER, A. J. M.; BENDA, R. N. Patterns of fundamental movements in kindergarten children. FIEP Bulletin. v.75, special edition, p.254-257, 2005.
McCLENAGHAN, B. A.; GALLAHUE, D. L. Movimientos Fundamentales. Buenos Aires: Panamericana, 1985.
RICE, F. P. Human development - a life-span approach. 2. ed. New Jersey, Prentice-Hall, 1995.
SANTOS, S. Desenvolvimento motor ao longo da vida. In: BARBANTI, V. AMADIO, A. C.; BENTO, J. O.; MARQUES, A. T. (orgs.) Esporte e atividade física: interação entre rendimento e saúde. Barueri: Manole, p. 339-349, 2002.
SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A. Desenvolvimento motor de crianças, idosos e de pessoas com transtornos da coordenação. Revista Paulista de Educação Física. v.18, número especial, p. 33-44, 2004.
TANI, G. Educação Física na Pré-Escola e nas Quatro Primeiras Séries do Ensino de Primeiro Grau: Uma Abordagem de Desenvolvimento. Kinesis, v. 3, n. 1, p. 19-41, 1987.
TANI, G. Liberdade e restrição do movimento no desenvolvimento motor da criança. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 37-62, 1998.
Período: 6º
Natureza: OP BACHARELADO
Carga Horária Semestral: 30h
EMENTA
Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem do Atletismo. Atletismo como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.
PROGRAMÁTICO
Saltos e respectivos estilos — elementos básicos, princípios mecânicos e regras dos diferentes tipos. Lançamentos — técnicas de execução de lançamento em suas diferentes modalidades: peso, disco, dardo e martelo. Princípios da física e da biomecânica; Corridas e Marchas — atividades de marcha e corrida: fundamentos e processos pedagógicos. Corrida: modalidades; técnica; regulamentação e aplicação aos diversos níveis de ensino. Atletismo como prático do currículo de EF na Educação Básica.
BIBLIOGRAFIA
Atletismo - Teoria e Prática - Educação Física no Ensino Superior. Autor: Matthiesen, Sara Quenzer. Editora: Guanabara Koogan. 1000 Exercícios e Jogos para o Atletismo. Autor: Coiceiro, Geovana Alves. Editora: Sprint. Atletismo Regras Oficiais de Competição 2008 – 2009. Autor: Confederacao Brasileira de Atletismo. Editora: Phorte. Atletismo – Corridas. Autor: Fernandes, Jose Luis. Editora: EPU. Atletismo - Lançamentos (e Arremesso). Autor: Fernandes, Jose Luis. Editora: EPU. Atletismo - Os Saltos. Autor: Fernandes, Jose Luis. Editora: EPU.
Período: 7°
Natureza: OB LICENCIATURA
Carga Horária Semestral: 30h
EMENTA
Aprendizado de técnicas, táticas e regras básicas do basquetebol e suas metodologias de ensino. Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem do basquetebol. Basquete como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.
PROGRAMA
1. Fundamentos do jogo; táticas defensivas e ofensivas.
2. Regras básicas e noções de arbitragem;
3. Conhecimento teórico sobre técnicas básicas;
4. Comportamento básico da defesa e ataque no jogo com marcação individual;
5. Metodologia para a aprendizagem de técnicas e de comportamento tático;
6. Dificuldades e principais erros e exercícios adequados na fase de aprendizagem motora da modalidade.
7. Basquetebol como prático do currículo de EF na Educação Básica.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, M. B.. Basquetebol – Iniciação. Rio de Janeiro: Ed. SPRINT, 1998. 140p.
Apostila : BASKETBALL MEETING. Matão-SP,1995. 57p.
Apostila: BASKETBALL MEETING. Matão-SP, 1996. 57p.
Apostila: Coletânea de Publicações de Basquetebol. Matão-SP, 1995. 244p.
Apostila: MANUAL DA ORGANIZAÇÃO – BASQUETE. Matão-SP,1995. 43p.
Apostila: II SEMINÁRIO DE PREPARACIÓN FÍSICA EN EL BALONCESTO. Asociación Española de Entrenadores. Madrid,1992.
BARBANTI, V. J.. Aptidão Física: conceitos e avaliação. Revista Paulista de Educação Física. V.1, n.1,24-32p., 1986.
BARBANTI, V. J.. Dicionário de Educação Física e do Esporte. São Paulo: Ed. Manole LTDA, 1994. 306p.
CADERNO TÉCNICO DIDÁTICO DE BASQUETEBOL. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, 1980.141p.
COSTA, J. A.. Influência da Transferência na Aprendizagem em Habilidades Desportivas (Handebol, Basquetebol, Voleibol). Rio Claro-SP, 1991. Monografia.
DAIUTO, M.. Basquete: Metodologia do ensino. 6a edição. São Paulo: Hemus Editora,1991. 281p.
DAIUTO, M.. Basquetebol: metodologia do ensino. 5a edição. São Paulo: Ed. Brasipal LTDA, 1983. 417p. DAIUTO,M.. Basquetebol: origem e evolução. São Paulo: Editora Iglu, 1991.184p.
FERREIRA, A. E. X.; ROSE JR., D.. Basquetebol: técnicas e táticas: uma Abordagem didática- pedagógica. São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1987. 99p.
FOX, E. et al. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4a edição. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1991. 518p.
GOMES, N.. Basquetebol: Planejamento do Treinamento. Revista Treinamento Desportivo, Paraná, V.1,n.1, 114-114, 1996.
GONTIJO, C. S.. Passe em Basquetebol. Licenciatura – Orientador: Jurandyr G. G. Filho, 1994.
GRECO, P. J.. Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. 307p.
GRECO, P. J.; CHAGAS, M. H. & VIEIRA, M. V. G. C.. Proposta científica para observação e avaliação de jogos no handebol. Revista Kinesis, 6 (2): 163-185 / Jul./Dez.,1990.
GRECO, P. J.; SAMULSKI, D. M.; GARCIA, E. S. & SZMUCHROWSKI, L. A.. Temas Atuais II – Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Ed. Health, 1997. 164p.
HAY, J. G.. Biomecânica das técnicas desportivas. 2a edição. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana LTDA, 1981. 443p.
HAY, J. G.; REID, J. G.. As bases anatômicas e mecânicas do movimento humano. Rio de Janeiro: Ed. Prentice Hall do Brasil LTDA, 1985. 281p.
KOKUBUN, E. & DANIEL, J. F.. Relações entre a intensidade e duração das atividades em partidas de basquetebol com as capacidades aeróbica e anaeróbica: Estudo pelo lactato sanguíneo. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, 6 (2): 37-46, Jul./Dez. 1992.
MACEDO, J. R. A.. Revisão Bibliográfica da parte dos diversos tipos de métodos de arremesso utilizados no Basketbal. Orientador: Jurandyr G. G. Filho.
MACIEL, P. H.. Drible no Basquetebol: fundamento de desenvolvimento sensorial do deficiente visual. Licenciatura – Orientador: José Alfredo Oliveira Debortoli.
MARINS, J. C. B. & GIANNICHI, R. S.. Avaliação e Prescrição de Atividade Física: guia prático. 1a Edição. Rio de Janeiro: Shape Editora e Promoções LTDA, 1996. 217p.
MORROW, J.R.; JACKSON, A.W.; DISCH, J.G.; MOOD, D.P. Measurement and Evaluation in Human Performance, Champaign: Human Kinetics, 1995.
McARDLE, W. D.. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 3a edição. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1992. 510p.
PAES, R. R.. Aprendizagem e competição precoce: O caso do Basquetebol. 2a edição. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1996. 89p.
REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL – 1998/2000 – FIBA. Rio de Janeiro: Editora Srint,1998. 77p SALAS, J.J.. Baloncesto – La actividad física y deportiva extraescolar en los centros educativos. Madrid: Editorial Secretaría General Técnica – Centro de Publicaciones, 1996. 255p.
SANTO, E. et al. Efeitos do treino e do destreino específicos na força explosiva: um estudo em jovens basquetebolistas do sexo masculino. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, V.11, n.2, 116-127, 1997.
TRICOLI, V. A. A.; BARBANTI, V. J.; SHINZATO, G. T.. Potência Muscular em jogadores de Basquetebol e Voleibol: relação entre dinamometria isocinética e salto vertical. Revista Paulista de Educação Física. V.8, n.1 14-27p., 1994.
VERA, S. H. N. N.. Iniciação ao Basquetebol: uma orientação psico-pedagógica para o treinador que atua com crianças de 10 a 12 anos de idade. Licenciatura – Orientador: Jurandyr G.G. Filho, 1994.
XAVIER, C. A. P.. Conceitos sobre disciplinas no treinamento de atletas de Basquetebol masculino em Belo Horizonte (categoria sub-22). Orientadora: Leila T. M. de Brito.
WEINECK, J.. Manual do Treinamento Desportivo. 2a edição. São Paulo: Ed. Manole, 1989.292p.
ZAKHAROV, A. Ciência do Treinamento Desportivo. 1a edição. Rio de Janeiro: Ed. Palestra Sport, 1992. 338p.
Período: 5°
Natureza: OB LICENCIATURA
Carga Horária Semestral: 30h
EMENTA
Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem do futebol. Futebol como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.
PROGRAMA
BIBLIOGRAFIA
BENEDEK, E., Fútbol Infantil, Ed. Paidothibo. BORSAM, J. R., Futebol de Campo, E.P.U. AZHAR, A., El Fútbol, Inciacion Y Perfeccionamento. BAUER, G., VERBERTE, H., Fútbol, Factores de Rendimento, Direccion de Jugadores y Del Edimpo. CARVALHO, D.M., GONÇALVES, P., Visão Periférica e Futebol, Testes e Treinamento. ROSSAN, B., Manual de Fútbol, Prólogo. EKBLOM, B., Football (Soccer) Futebol, Preparação dos Futebolistas de Alto Nível.