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Estrutura Curricular

1 2 3 4

Antropologia e Educação Física - ESP054

 

Período: 1°        

Natureza: OB

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

Diálogos possíveis entre o campo científico da Antropologia e da Educação Física; contribuições da Antropologia para problematizar processos educativos em Educação Física na sociedade moderna. Conceitos de cultura, diversidade cultural e alteridade como possibilidades de compreensão da prática educativa em Educação Física. Reflexão sobre o fenômeno esportivo no ensino formal e informal e suas relações na sociedade contemporânea.

 

OBJETIVOS

  • Refletir sobre a Antropologia como ciência e suas contribuições para a Educação Física;
  • Refletir sobre o sentido da existência pessoa humana como ator social;
  • Refletir sobre a importância da Educação Física e do esporte, no contexto escolar;
  • Refletir sobre a importância da Educação Física e do esporte, no contexto não escolar;

 

PROGRAMA

1 – A Antropologia no contexto das ciências humanas: contribuições para a Educação Física;

2 – Os conceitos de cultura, diversidade cultural e alteridade: possibilidades de compreensão da prática educativa em Educação Física;

3 – Uma Leitura axiológica da pessoa humana;

4 – A sociedade e a pessoa humana;

5 – A Educação Física e o Esporte: formal e não formal

 

BIBLIOGRAFIA

ANDRÉ, M. e ELIZA D.A. Etnografia da prática escolar. Papirus. Campinas. 1998.

ANDRÉ, S.; COSTA, A.C.G. Educação para o desenvolvimento humano. Editora Saraiva. São Paulo. 2004.

BENTO, J.O. Desporto – Discurso e Substância. Campo das Letras Editores S.A. Porto. 2004.

Clifford, J. A Experiência Etnográfica. Org. de José Reginaldo Santos Gonçalves. Editora da UFRJ. Rio de Janeiro. 1998.

COMÉNIO, J.A. Didáctica Magna. Fundação Calouste Gulbekian. Porto. 3a ed. 1985.

COUTO, A.C.P; FREITAS, H.; ALEIXO, I.; COUTO, M. Esporte e a formação da criança. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais VII - Educação Física e Esportes, pp.27-32. Livraria e Editora Saúde. Belo Horizonte.2002.

COUTO, A.C.P; GARCIA, R.P.; LEMOS, K.L.M. A Escola Cultural; a Educação física na escola baseada na cultura. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais VIII - Educação Física e Esportes, pp.133-144. Livraria e Editora Saúde. Belo Horizonte. 2003.

COUTO, A.C.P; LEMOS, K.L.M; COUTO, M. Uma leitura axiológica do esporte a partir dos pilares da educação. In Lemos, K.; Garcia, E. (org.) Temas Atuais IX - Educação Física e Esportes, pp.175-190. Editora Silveira. Belo Horizonte.2004.

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. São Paulo: Papirus, 1995.

_______. Educação Física e cultura. In: Revista Corpoconsciência. Faculdade de Educação Física de Santo André, n. 1, 1998.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Cortez. (6a ed.).São Paulo. 2001.

FEIO, N. A dimensão ética e cultural do desporto: ensaio sobre a multidimensionalidade do agon contemporâneo. Desporto, Ética, Sociedade. Actas de Congresso. Porto, Jorge Bento e António Marques Editores.1990. pp. 46-59

GARCIA, R.P. Da desportivização à somatização da sociedade. In Contextos da Pedagogia do Desporto. Lisboa. Livros Horizonte.1999.

GARCIA, R.P. Um olhar antropológico para reencantar a educação. I Congresso Científico de Educação Física do Centro Universitário Nilton Lins, Manaus. 2001.

GEBARA, A. et al. Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.

GUSMÃO, Neusa Ma. Mendes. Antropologia e educação: origens de um diálogo. In: GUSMÃO, Neusa M. Mendes de (org.) Antropologia e educação: interfaces do ensino e da pesquisa. CADERNOS CEDES nº 43, ano XVIII. Campinas: CEDES/UNICAMP, 1997 Pp. 8 -25

_______. A noção de cultura e seus desafios. ANAIS do Primeiro Congresso Brasileiro de Etnomatemática – CBm1/USP – S.Paulo, 2000 Pp. 386 – 388

_______. Antropologia, processo educativo e oralidade: um ensaio reflexivo. Pro-Posições, Rev.Quadrimestral da Faculdade de Educação – UNICAMP. Vol.14, N.1 (40) – jan./abr.2003 Pp.197 - 213

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, c2001. 117 p vol. 31 no. 10, 1996;

LLUCH, Xavier. Interculturalismo. Uma leitura crítica da interculturalidade. Rev. Pátio. Ano 2 nº 6 Agot/Out 1998

MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: Sociologia e antropologia, v.2, op. Cit, p.209-233;

PATRÍCIO, M.F. (org). A escola cultural e os valores. Porto: Porto Editora, 1997.

PATRICIO, M.F. Lições de axiologia educacional.: Universidade aberta. Lisboa. 1993.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as Ciências. 9ª ed. Porto: Edições Afrontamento, 1997.

VIEIRA, Ricardo. Mentalidades, escola e pedagogia intercultural. Educação, Sociedade & Culturas, n. 4, 1995, 127-147.

Atividade Física e Saúde - ESP066

Período: 5°      

Natureza: OB

Carga Horária Semestral: 30h

Bacharelado e Licenciatura

 

EMENTA

Relação atividade física aptidão física, desempenho atlético e saúde. Atividade física como agente promotor de saúde, aptidão física: conceitos e classificações. Aptidão física relacionada à saúde: dimensões morfológicas, funcional-motora, fisiológica e comportamental.

 

PROGRAMA

UNIDADE I – Introdução a Atividade Física e Saúde

1. Concepções sobre saúde.

2. Concepções sobre atividade física e exercício físico.

3. Concepções sobre bem estar e qualidade de vida.

4. Fatores determinantes sobre a promoção da saúde.

5. Concepção e fatores determinantes da qualidade de vida.

6. Comportamentos de risco à saúde.

7. Avaliação Física – Pré-participação / Medidas, avaliação e testes.

UNIDADE II – Atividade Física e Saúde

1. Fatores biológicos.

2. Fatores sociodemográficos.

UNIDADE III – Prescrição de Exercício Físico para Promoção da Saúde.

1. Tipo, frequência, intensidade e duração.

2. Aderência ao exercício.

UNIDADE IV – Atividade Física e Saúde para grupos especiais

1. Atividade Física e Saúde da Criança e do Adolescente.

2. Atividade Física e Saúde do Adulto e do Idoso.

3. Atividade Física, Síndrome metabólica e Cardiopatias.

4. Academias da Cidade. 

Atividade Prática Monitorada - Esportes Coletivos - ESP141

Período: -

Natureza: -

Carga Horária Semestral: 30h

 

Ementa

Estudo do contexto de atuação profissional em Educação Física com esportes coletivos. Análise diagnóstica da realidade da atuação profissional, da problematização da realidade profissional, bem como meios a fim de transformar essa realidade.

 

Objetivos

Possibilitar ao aluno um permanente contato com a realidade da área, propiciando reflexões para compreendê-lo e transformá-lo. Possibilitar a integração teoria-prática permanentemente. Viabilizar o acesso aos futuros profissionais o acesso à realidade profissional aplicada aos esportes coletivos.

Organização da disciplina

Aulas expositivas, seminários, visitas técnicas e apresentação de trabalhos.

 

Forma adotada de avaliação

Entrega de relatórios: 60 pontos

Apresentação de relatos: 20 pontos

Seminário: 20 pontos

 

Bibliografia Básica

GRECO, P.J. BENDA, N.R. Iniciação esportiva universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

KRÖGER, C.; ROTH, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. Tradução Pablo Juan Greco. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2006.

ROSE JÚNIOR, D. Modalidades Esportivas Coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

Avaliação Física - ESP075

 

Biomecânica - ESP042

Capoeira - ESP061

Crescimento e Desenvolvimento Humano - EEF024

Período: 7°        

Natureza: OP LICENCIATURA

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

Princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento humano. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento humano nas diferentes fases de maturação do indivíduo. Estudo da curva de crescimento físico e da sequencia de desenvolvimento motor.

 

OBJETIVOS                                 

O aluno deverá conhecer os princípios e concepções de desenvolvimento humano bem como o comportamento motor característico em cada etapa do ciclo de vida.

 

PROGRAMA

  • Conceituação
  • Princípios de Desenvolvimento Humano
  • Teorias de Desenvolvimento Humano
  • Concepções de Desenvolvimento Humano
  • Seqüência de Desenvolvimento Motor
  • - Infância;
  • - Idosos.

 

AVALIAÇÃO

Prova: Duas provas de 30 pontos

Seminários: Valor 10 e 20 pontos

Auto-Avaliação: Valor 10 pontos

 

BIBLIOGRAFIA

GALLAHUE, D. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adultos e idosos. 4.ed. São Paulo: Phorte, 2001.

HAYWOOD, K. M. GETCHELL, N.  Desenvolvimento motor ao longo da vida.  3.ed.  Porto Alegre: Artmed, 2004.

TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

TANI, G. MANOEL, E. KOKUBUN, E. PROENÇA, J.  Educação física escolar. São Paulo: EPU-EDUSP, 1988.

BARREIROS, J.  A escala corporal das acções motoras: uma perspectiva de desenvolvimento. In: In: BARREIROS, J.; GODINHO, M.; MELO, F.; NETO, C. (orgs.)  Desenvolvimento e aprendizagem: perspectivas cruzadas.  Cruz Quebrada – Portugal: FMH Edições, p. 239-260, 2004.

BARREIROS, J. Envelhecimento, degeneração, desuso e lentidão psicomotora. In: BARREIROS, J.; ESPANHA, M.; CORREIA, P. P.  Atividade física e envelhecimento. Cruz Quebrada, FMH Edições, p. 89-104, 2006.

BENDA, R. N. Desenvolvimento motor da criança. In: SAMULSKI, D. M. Novos conceitos em treinamento esportivo. Brasília: Instituo Nacional de Desenvolvimento do Desporto, p. 155-170, 1999a.

BENDA, R. N. O desenvolvimento motor e a educação física escolar. Revista Mineira de Educação Física. v.7, n. 1, p. 114-129, 1999b.

CONNOLLY, K.  Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro.  Revista Paulista de Educação Física. suplemento n.3, p. 6-15, 2000.

ECKERT, H. Desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Manole, 1993.

GIMENEZ, R.; MANOEL, E. J.; OLIVEIRA, D. L.; BASSO, L.  Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores de Síndrome de Down.  Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.18, n.1, p. 101-116, 2004.

KREBS, R. J. Desenvolvimento infantil: uma breve apresentação de algumas teorias emergentes. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 175-193, 1998.

MAFORTE, J. P. G.; XAVIER, A. J. M.; NEVES, L. A.; CAVALCANTE, A. P. C.; UGRINOWITSCH, H. Análise dos movimentos fundamentais de movimento em escolares de sete a nove anos de idade. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, n. 3, p. 197-206, 2007.

MANOEL, E. J. A Continuidade e a Progressividade no Processo de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2, (2), p. 32-38, 1988.

MANOEL, E. J. O que é ser criança? Algumas contribuições de uma visão dinâmica do desenvolvimento motor. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 109-130, 1998.

MATOSO, A.; CAVALCANTE, A.; RABELO, M. S.; XAVIER, A. J. M.; BENDA, R. N. Patterns of fundamental movements in kindergarten children. FIEP Bulletin.  v.75, special edition, p.254-257, 2005.

McCLENAGHAN, B. A.; GALLAHUE, D. L.  Movimientos Fundamentales.  Buenos Aires: Panamericana, 1985.

RICE, F. P.  Human development - a life-span approach. 2. ed. New Jersey, Prentice-Hall, 1995.

SANTOS, S.  Desenvolvimento motor ao longo da vida. In: BARBANTI, V. AMADIO, A. C.; BENTO, J. O.; MARQUES, A. T. (orgs.)  Esporte e atividade física: interação entre rendimento e saúde. Barueri: Manole, p. 339-349, 2002.

SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A.  Desenvolvimento motor de crianças, idosos e de pessoas com transtornos da coordenação.  Revista Paulista de Educação Física. v.18, número especial, p. 33-44, 2004.

TANI, G. Educação Física na Pré-Escola e nas Quatro Primeiras Séries do Ensino de Primeiro Grau: Uma Abordagem de Desenvolvimento. Kinesis, v. 3, n. 1, p. 19-41, 1987.

TANI, G. Liberdade e restrição do movimento no desenvolvimento motor da criança. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 37-62, 1998.

Ensino de Atletismo - ESP072

Período:

Natureza: OP BACHARELADO

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem do Atletismo. Atletismo como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.

 

PROGRAMÁTICO

Saltos e respectivos estilos — elementos básicos, princípios mecânicos e regras dos diferentes tipos. Lançamentos — técnicas de execução de lançamento em suas diferentes modalidades: peso, disco, dardo e martelo. Princípios da física e da biomecânica; Corridas e Marchas — atividades de marcha e corrida: fundamentos e processos pedagógicos. Corrida: modalidades; técnica; regulamentação e aplicação aos diversos níveis de ensino. Atletismo como prático do currículo de EF na Educação Básica.

 

BIBLIOGRAFIA

Atletismo - Teoria e Prática - Educação Física no Ensino Superior. Autor: Matthiesen, Sara Quenzer. Editora: Guanabara Koogan. 1000 Exercícios e Jogos para o Atletismo. Autor: Coiceiro, Geovana Alves. Editora: Sprint. Atletismo Regras Oficiais de Competição 2008 – 2009. Autor: Confederacao Brasileira de Atletismo. Editora: Phorte. Atletismo – Corridas. Autor: Fernandes, Jose Luis. Editora: EPU. Atletismo - Lançamentos (e Arremesso). Autor: Fernandes, Jose Luis. Editora: EPU. Atletismo - Os Saltos. Autor: Fernandes, Jose Luis. Editora: EPU.

Ensino de Basquetebol - ESP077

Período: 7°        

Natureza: OB LICENCIATURA

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

Aprendizado de técnicas, táticas e regras básicas do basquetebol e suas metodologias de ensino. Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem do basquetebol. Basquete como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.

 

PROGRAMA

1. Fundamentos do jogo; táticas defensivas e ofensivas.

2. Regras básicas e noções de arbitragem;

3. Conhecimento teórico sobre técnicas básicas;

4. Comportamento básico da defesa e ataque no jogo com marcação individual;

5. Metodologia para a aprendizagem de técnicas e de comportamento tático;

6. Dificuldades e principais erros e exercícios adequados na fase de aprendizagem motora da modalidade.

7. Basquetebol como prático do currículo de EF na Educação Básica.

 

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, M. B.. Basquetebol – Iniciação. Rio de Janeiro: Ed. SPRINT, 1998. 140p.

Apostila : BASKETBALL MEETING. Matão-SP,1995. 57p.

Apostila: BASKETBALL MEETING. Matão-SP, 1996. 57p.

Apostila: Coletânea de Publicações de Basquetebol. Matão-SP, 1995. 244p.

Apostila: MANUAL DA ORGANIZAÇÃO – BASQUETE. Matão-SP,1995. 43p.

Apostila: II SEMINÁRIO DE PREPARACIÓN FÍSICA EN EL BALONCESTO. Asociación Española de Entrenadores. Madrid,1992.

BARBANTI, V. J.. Aptidão Física: conceitos e avaliação. Revista Paulista de Educação Física. V.1, n.1,24-32p., 1986.

BARBANTI, V. J.. Dicionário de Educação Física e do Esporte. São Paulo: Ed. Manole LTDA, 1994. 306p.

CADERNO TÉCNICO DIDÁTICO DE BASQUETEBOL. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, 1980.141p.

COSTA, J. A.. Influência da Transferência na Aprendizagem em Habilidades Desportivas (Handebol, Basquetebol, Voleibol). Rio Claro-SP, 1991. Monografia.

DAIUTO, M.. Basquete: Metodologia do ensino. 6a edição. São Paulo: Hemus Editora,1991. 281p.

DAIUTO, M.. Basquetebol: metodologia do ensino. 5a edição. São Paulo: Ed. Brasipal LTDA, 1983. 417p. DAIUTO,M.. Basquetebol: origem e evolução. São Paulo: Editora Iglu, 1991.184p.

FERREIRA, A. E. X.; ROSE JR., D.. Basquetebol: técnicas e táticas: uma Abordagem didática- pedagógica. São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1987. 99p.

FOX, E. et al. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4a edição. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1991. 518p.

GOMES, N.. Basquetebol: Planejamento do Treinamento. Revista Treinamento Desportivo, Paraná, V.1,n.1, 114-114, 1996.

GONTIJO, C. S.. Passe em Basquetebol. Licenciatura – Orientador: Jurandyr G. G. Filho, 1994.

GRECO, P. J.. Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. 307p.

GRECO, P. J.; CHAGAS, M. H. & VIEIRA, M. V. G. C.. Proposta científica para observação e avaliação de jogos no handebol. Revista Kinesis, 6 (2): 163-185 / Jul./Dez.,1990.

GRECO, P. J.; SAMULSKI, D. M.; GARCIA, E. S. & SZMUCHROWSKI, L. A.. Temas Atuais II – Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Ed. Health, 1997. 164p.

HAY, J. G.. Biomecânica das técnicas desportivas. 2a edição. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana LTDA, 1981. 443p.

HAY, J. G.; REID, J. G.. As bases anatômicas e mecânicas do movimento humano. Rio de Janeiro: Ed. Prentice Hall do Brasil LTDA, 1985. 281p.

KOKUBUN, E. & DANIEL, J. F.. Relações entre a intensidade e duração das atividades em partidas de basquetebol com as capacidades aeróbica e anaeróbica: Estudo pelo lactato sanguíneo. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, 6 (2): 37-46, Jul./Dez. 1992.

MACEDO, J. R. A.. Revisão Bibliográfica da parte dos diversos tipos de métodos de arremesso utilizados no Basketbal. Orientador: Jurandyr G. G. Filho.

MACIEL, P. H.. Drible no Basquetebol: fundamento de desenvolvimento sensorial do deficiente visual. Licenciatura – Orientador: José Alfredo Oliveira Debortoli.

MARINS, J. C. B. & GIANNICHI, R. S.. Avaliação e Prescrição de Atividade Física: guia prático. 1a Edição. Rio de Janeiro: Shape Editora e Promoções LTDA, 1996. 217p.

MORROW, J.R.; JACKSON, A.W.; DISCH, J.G.; MOOD, D.P. Measurement and Evaluation in Human Performance, Champaign: Human Kinetics, 1995.

McARDLE, W. D.. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 3a edição. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 1992. 510p.

PAES, R. R.. Aprendizagem e competição precoce: O caso do Basquetebol. 2a edição. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1996. 89p.

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL – 1998/2000 – FIBA. Rio de Janeiro: Editora Srint,1998. 77p SALAS, J.J.. Baloncesto – La actividad física y deportiva extraescolar en los centros educativos. Madrid: Editorial Secretaría General Técnica – Centro de Publicaciones, 1996. 255p.

SANTO, E. et al. Efeitos do treino e do destreino específicos na força explosiva: um estudo em jovens basquetebolistas do sexo masculino. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, V.11, n.2, 116-127, 1997.

TRICOLI, V. A. A.; BARBANTI, V. J.; SHINZATO, G. T.. Potência Muscular em jogadores de Basquetebol e Voleibol: relação entre dinamometria isocinética e salto vertical. Revista Paulista de Educação Física. V.8, n.1 14-27p., 1994.

VERA, S. H. N. N.. Iniciação ao Basquetebol: uma orientação psico-pedagógica para o treinador que atua com crianças de 10 a 12 anos de idade. Licenciatura – Orientador: Jurandyr G.G. Filho, 1994.

XAVIER, C. A. P.. Conceitos sobre disciplinas no treinamento de atletas de Basquetebol masculino em Belo Horizonte (categoria sub-22). Orientadora: Leila T. M. de Brito.

WEINECK, J.. Manual do Treinamento Desportivo. 2a edição. São Paulo: Ed. Manole, 1989.292p.

ZAKHAROV, A. Ciência do Treinamento Desportivo. 1a edição. Rio de Janeiro: Ed. Palestra Sport, 1992. 338p.

Ensino de Futebol - ESP090

Período: 5°      

Natureza: OB LICENCIATURA

Carga Horária Semestral: 30h

 

EMENTA

Aspectos técnicos e pedagógicos da aprendizagem do futebol. Futebol como conteúdo do ensino de Educação Física na Educação Básica: possibilidades de organização e projetos de ensino.

 

PROGRAMA

  • História
  • Desenvolvimento político, técnico e tático.
  • Fundamentos técnicos e táticos.
  • Regras.
  • Metodologias de ensino.
  • Futebol como meio de desenvolvimento do ser humano.
  • Futebol como prática do currículo de EF na Educação Básica.

 

BIBLIOGRAFIA

BENEDEK, E., Fútbol Infantil, Ed. Paidothibo. BORSAM, J. R., Futebol de Campo, E.P.U. AZHAR, A., El Fútbol, Inciacion Y Perfeccionamento. BAUER, G., VERBERTE, H., Fútbol, Factores de Rendimento, Direccion de Jugadores y Del Edimpo. CARVALHO, D.M., GONÇALVES, P., Visão Periférica e Futebol, Testes e Treinamento. ROSSAN, B., Manual de Fútbol, Prólogo. EKBLOM, B., Football (Soccer) Futebol, Preparação dos Futebolistas de Alto Nível.