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Corpo Docente

Ana Cristina Resende Camargos

Possui Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Especialização em Fisioterapia em Neurologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2004), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2006) e Doutorado em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (2016). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGREAB) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atuou como professora de disciplinas teóricas e práticas relacionadas à Fisioterapia em Pediatria na UFVJM (2010-1017), na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004-2009) e na Faculdade Estácio de Sá (2006-2009). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase na saúde da criança e do adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento infantil, desempenho funcional, paralisia cerebral e obesidade infantil. 

Gisele de Cássia Gomes

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1986), mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência clínica e de pesquisa na área de Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, fisioterapia, atividade física e envelhecimento, traumatologia, idosos amputados, marcha e tarefa dupla, equilíbrio e cognição.

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Hércules Ribeiro Leite

É graduado em Fisioterapia (UFVJM/2007), Especialista em Fisiologia do Exercício (PUC/2009), Especialista Profissional em Neurofuncional da Criança e Adolescente (COFFITO), Mestre (UFMG/2009) e Doutor (UFMG/2013) em Ciências Fisiológicas e Pós-Doutor em Fisioterapia pela The University of Sydney, Austrália (2017-2018). Atualmente é docente do Departamento de Fisioterapia da UFMG na área de fisioterapia aplicada à neuropediatria. É autor e Organizador do livro "Fisioterapia em Pediatria: Da Evidência à prática clínica" (Ed. Medbook, 2019). Atualmente é Editor do Programa de Atualização para Fisioterapia (PROFISIO) da área de Fisioterapia Neurofuncional da criança e do adolescente, e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais de importante impacto na área. Desde 2012, orienta discentes de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, desde 2014 orienta discentes de pós-graduação nível mestrado e desde 2016 de doutorado e atualmente orienta um discente de pós-doutorado. Previamente, iniciou profissionalmente na reabilitação de crianças com incapacidades neurológicas, seguido da docência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2012-2014) e UFVJM (2014-2019) na área de Fisioterapia Pediátrica e Supervisão de Estágio em Pediatria. Membro da Academia Latinoamericana de Desarrollo Infantil y Discapacidade (ALDID), da Comissão Científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) e Coordenador do Registro Brasileiro de Gêmeos (área saúde da Criança e Adolescente). Linha de pesquisa: Avaliação do Desenvolvimento e do Desempenho Infantil (Texto informado pelo autor).

Juliana de Melo Ocarino

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004/2009). Atualmente, é Professora Adjunta II do curso de Fisioterapia da UFMG e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente na área de Desempenho Motor e Funcional Humano com ênfase em fatores biomecânicos e perceptuais envolvidos no processo de organização do movimento humano, reabilitação e prevenção de lesões esportivas.

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Rafael Zambelli de Almeida Pinto

Rafael Zambelli Pinto possui graduação em Fisioterapia (2005) e especialização em Fisioterapia com ênfase em Ortopedia, Traumatologia e Esportes (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o mestrado em Ciências da Reabilitação em 2008 na UFMG. Em 2013, concluiu o doutorado no The George Institute for Global Health, instituto de pesquisa afiliado à University of Sydney-Australia, com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Foi Professor Assistente Doutor do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de 2014 à 2017. Atualmente, Zambelli é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. (Texto informado pelo autor)

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Renan Alves Resende

Fisioterapeuta graduado pela UFMG, Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG), e Doutor em Ciências da Reabilitação (UFMG) com doutorado sanduíche entre Agosto de 2012 e Agosto de 2013 pela Queen`s University, Kingston, Canadá. É revisor de periódicos nacionais e internacionais, como a Revista Brasileira de Fisioterapia e o Journal of Biomechanics. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientador de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da mesma instituição e do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, marcha, corrida, estabilidade articular, prevenção de lesões e alterações biomecânicas em indivíduos com osteoartrite de joelho.

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