EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2

Admir Soares de Almeida Júnior

Possui Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Especialização em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS, em Lazer pela EEFFTO e Mestrado em Educação pela PUC-MINAS. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Adjunto A do Departamento de Educação Física da EEFFTO da UFMG.Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede na EEFFTO/UFMG. Docente do Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação (FAE-UFMG), na linha de Educação Física. Coordenador do Subprojeto de Educação Física do PIBID FAE/UFMG. Pesquisar vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar do PROEFE. Atuou por mais de 20 anos na docência em Educação Física na Educação Básica. Vem atuando na formação inicial e continuada de professores de Educação Física. Tem interesse especial pelo processo de construção dos saberes docentes cotidianos vinculado à produção de narrativas. Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Escola (GTT-Escola) do colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no período de 2011 a 2015. Membro do grupo de Especialistas do Componente Curricular Educação Física responsável pela elaboração da versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular. (Texto informado pelo autor)

Cássia Danielle Monteiro Dias Lima

Doutora em Educação (conclusão em 21/05/2021) e mestra em Educação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - FaE/UFMG (Linha de pesquisa: História da Educação). Licenciada em Educação Física pela UFMG, em 2009. Foi professora Substituta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da FAE/UFMG, de março de 2014 a julho de 2015 e efetiva da Rede Estadual de Educação (atuou na E. E. Professora Yolanda Martins), no ano de 2013. Atuou também na rede privada no Colégio Santa Maria Coração Eucarístico (2012 - 2014). Desde 2013 é professora do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Ibirité (DCMH/UEMG) e desde 2023 compõe o Programa de Mestrado Profissional Educação Física em Rede Nacional - PROEF (Polo UFMG) na condição professora permanente. Participa como membro pesquisadora do Centro de Memória do Esporte e do Lazer (Cemef) da UFMG, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação do Corpo (LEPEC/CNPq) e do Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/CNPq), ambos da UEMG.

Christiane Garcia Macedo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2007), mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012 e 2017). É Editora Associada da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Desde novembro de 2023). É líder do GEEPRACOR - Grupo de Estudos sobre Educação e Práticas Corporais, junto a Álvaro Millen Neto. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo docente do Departamento de Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e integra a equipe do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef). Foi professora adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (2018-2024). É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UNIVASF) . Foi Coordenadora do PIBID - UNIVASF - Educação Física. Atua principalmente nos seguintes temas: história, história oral, educação física, memória, gênero e centros de memória.

Giovanna Camila da Silva

É professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. É docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), Polo UFMG. É professora do Curso de Especialização em Educação Física Escolar do Centro Pedagógico e do Colégio Técnico da UFMG. Possui doutorado e mestrado em educação pela UFMG e graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela mesma Universidade. É pesquisadora no Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer - CEMEF/UFMG. Tem experiência docente na educação básica e no ensino superior, na área de Educação Física e de Pedagogia. Tem experiência de pesquisa, atuando principalmente com os seguintes temas: história da educação, da educação física e da educação do corpo; o ensino de Educação Física na escola; o brincar e a infância.

Gustavo Pereira Côrtes

Graduado em Educação Física (UFMG) e Fisioterapia (Ciências Médicas). Bailarino e coreógrafo profissional especializado em Danças Brasileiras. Mestre em Educação, na linha de pesquisa em Sociologia da Educação, pela Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em Artes, linha de pesquisa Artes da Cena, pela UNICAMP. Em 2012 e 2013 ministrou o curso de Danses Bresiliennes Tradionelles, como professor convidado da licenciatura em Dança da Université Paris VIII, na França. Desde 1997 é professor Adjunto efetivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e colaborador do Curso de Dança na UFMG. Membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore; Diretor do Grupo Sarandeiros, com diversas turnês Internacionais e vários trabalhos artísticos consagrados, no Brasil e no exterior. Coordenador do Grupo de pesquisas EDuDança, na UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

Doutora em Estudos Linguisticos na Pós-Lin/FALE/UFMG desenvolvendo a pesquisa "A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança" (2014). Doutorado Sanduiche (Bolsista CAPES) na Paris IV - Sorbonne/França com a pesquisa "La Sacre du Printemps en danse et la semiotique visuelle comme moyen d'accès" (2013). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) com a pesquisa A Motivação Humana e o Gesto Técnico no Contexto da Dança. Pós-graduada em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS (1995) e Lazer pela EEFFTO/UFMG (1995). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Formada em Dança/Balé Clássico pela Fundação Clóvis Salgado Palácio das Artes/BH e pelo Studio Joaquim Ribeiro do Carmo/BH (1982). É professora na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2000 atuando como docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Coordenadora do Programa de Dança Experimental da EEFFTO/UFMG e de seus projetos. É líder do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança (COODA) e das Linhas de Pesquisa Dança, linguagem e interdisciplinaridade; Dança, arte, educação, cultura e lazer; Dança e Performance. Co-lider do Grupo de Pesquisa Corpo, Movimento e Tecnologia (COMTE). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança e Estudos Integrados em Dança; no Grupo de Pesquisa Teatro e Dança-Teatro e no Grupo de Pesquisa Semiofon: Semiose e Fonoestilística. Bailarina Profissional e Coreógrafa desde 1982 com trabalhos no Brasil e no Exterior. Foi Coordenadora do Campo do Lazer (Secretaria Municipal de Esportes PBH de 1986 a 1989) e docente nas áreas da Educação Física e Dança em diversas instituições.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ivana Montandon Soares Aleixo

Possui doutorado em Ciência do Desporto realizado na Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (2011) e mestrado em Ciência do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). É professora ativa permanente da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ginástica e suas diversas manifestações, Ginástica Artística, Pedagogia do Esporte, Ensino, Treinamento com crianças e jovens, Esporte e Educação pelo esporte, Educação em Saúde Coletiva.

Veja mais informações no Somos UFMG

José Ângelo Gariglio

Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialista em Educação Física Escolar pela PUC-Minas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor efetivo do magistério superior da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de professores de Educação Física, formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica, ensino da educação física, saberes docentes e currículo. É lider do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (ProEFE) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Kátia Lucia Moreira Lemos

Possui Mestrado em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Atua principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, ginástica aeróbica esportiva, bullying e esporte escolar. 

Veja mais informações no Somos UFMG

Luciano Silveira Coelho

Luciano tem graduação em Educação Física pela EEFFTO/UFMG, Mestrado em Estudo do Lazer pela EEFFTO/UFMG e Doutorado em Educação pela FAE/UFMG. Atuou como professor de Educação Física em diversas escolas públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte de 2005 a 2012. Atua no ensino superior desde 2013 e atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité-MG, com projetos de pesquisa e extensão centrados na interlocução dos temas Infância, Lazer e Cidade. É coordenador do PIBID de Educação Física da UEMG/Ibirité e líder do Grupo de Pesquisa Ciranda. Além disso, é professor colaborador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) na EEFFTO/UFMG e professor do Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Física escolar do Centro Pedagógico (CP), Colégio Técnico (Coltec) e da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (EBAP).