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Fabiane Ribeiro Ferreira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Doutorado em Saúde Pública - com ênfase em Epidemiologia pela UFMG (2010), e Pós-doutorado em Ciências da Reabilitação - UFMG (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Coordena um projeto sobre Participação e Envelhecimento junto ao Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho - NEPIT. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Gerontologia e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e urbanização, envelhecimento, participação e trabalho, intervenção interdisciplinar, funcionalidade e incapacidade, saúde do idoso, atenção primária e saúde urbana.

Iza de Faria-Fortini

Iza de Faria-Fortini é Terapeuta Ocupacional, Doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Possui mestrado em Ciências da Reabilitação (UFMG), especialização em Reabilitação Neuropsicológica (USP) e especialização em Terapia Ocupacional ? ênfase em gerontologia (UFMG). Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG e pesquisadora do NEUROGroup (UFMG). Atuou como terapeuta ocupacional do Hospital das Clínicas/UFMG/Filial EBSERH (2015/17), professora assistente na Faculdade de Minas (2011/14), professora substituta no Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG (2013/14) e professora assistente na Universidade FUMEC (2008/11). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em reabilitação neurológica do adulto e idoso, atuando principalmente nos processos de avaliação e intervenção funcional de adultos e idosos. (Texto informado pelo autor)

Ligia de Loiola Cisneros

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em ensino, pesquisa e extensão na área de conhecimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, nos seguintes temas: eletroterapia, educação terapêutica de pacientes, neuropatia diabética e doença arterial periférica. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa "Estudos da Circulação", do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (Texto informado pelo autor)

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Lívia de Castro Magalhães

Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil, e nos recursos para tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação do desenvolvimento motor e tratamento dos transtornos da coordenação motora em crianças.

 

Luciana Assis Costa

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas - PUBLICUS - DCP-UFMG e do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais - LAGIR- FAFICH- UFMG. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Exclusão e Políticas Sociais - NEOPolis. Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Reabilitação. Membro Permanente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer - EEFFTO/UFMG. (Texto informado pelo autor)

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Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida

Terapeuta Ocupacional graduado pela Universidade Federal de São Carlos (2008), especialista em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior também pela UFSCar (2010), Mestre em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - PPGTO-UFSCar (2012) e e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia da Saúde da Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Terapia Ocupacional e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia . Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional em disfunção física e recursos de tecnologia assistiva. 

Tatiana Barcelos Pontes

Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília. Possui graduação em Terapia Ocupacional e mestrado em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela FMRP/USP. Pós-doutora pela University of Toronto. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Faculdade de Ceilândia, UnB. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, terapia ocupacional e ocupação humana, participação em atividades e ocupações, família e desenvolvimento infantil e repertório de ocupações nos ciclos da vida.