EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2

Luciano Pereira da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Cristina Rosa

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa; especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho; mestrado em Educação Física, área de concentração Estudos do Lazer, e doutorado em Educação, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou na Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. É professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG) e coordenadora do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG), onde atua também como pesquisadora. Principais temas de estudo e pesquisa: história do lazer, história do corpo, história das práticas corporais de movimento, história da saúde e das doenças, estudos do lazer.

Veja mais informações no Somos UFMG

Rafael Fortes Soares

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde coordena o Laboratório de Comunicação e História. Atua também no corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contemplado no edital Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015-2017), é pesquisador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), editor-executivo de Recorde: Revista de História do Esporte e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Esporte da Intercom (2014-2016). Realizou pós-doutorado em História no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ (sob supervisão de Victor Andrade de Melo). Atua nas áreas de Comunicação e História, com preferência pelos temas: esporte, história da comunicação, história do esporte, impressos (especialmente revistas), estudos culturais, teoria e metodologia de pesquisa, anos 1980, juventude, história do tempo presente e direitos humanos. 

Silvio Ricardo Da Silva

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador e docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG, tutor do PET Educação Física e Lazer e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

Veja mais informações no Somos UFMG

Simone Rechia

Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (Barcelona/Espanha 2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná ministrando a disciplina de "Fundamentos do Lazer" na Graduação do curso de Educação Física e a disciplina de "Espaços e Equipamentos de Esporte e Lazer na Cidade" no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR. É líder do GEPLEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade e tutora do PET Educação Física UFPR. Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (Gestão 2013-2015). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em estudos do Lazer e Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e planejamento urbano, Lazer e cultura urbana, Lazer e educação urbana, espaços e equipamentos de esporte e Lazer, cidade e políticas públicas. 

Tânia Mara Vieira Sampaio

Pós-Doutorado em Estudos do Lazer pela UFMG. Doutora em Ciências da Religião pela UMESP. Mestre em Ciências da Religião pela UMESP. Licenciada em Pedagogia pela UNIMEP. Bacharel em Teologia pela UMESP. Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Luziânia. Atuou como docente e orientadora no Programa de Mestrado e Doutorado e Graduação em Educação Física da UCB. Universidade Católica de Brasília, na linha de pesquisa: Aspectos Socioculturais e Pedagógicos relacionados à Atividade Física e Saúde, no período de 2008 a 2016. Atuou como docente e orientadora no Mestrado em Educação Física da UNIMEP, no período de 2000 a 2008. Tem experiência na área de Educação Física (graduação e pós-graduação), atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação-lazer, lazer-gênero, gênero-corporeidade, lazer adaptado, lazer e políticas públicas, fundamentos histórico-filosóficos da educação e lazer. Membro do Conselho Editorial da Editora do IFG. (Texto informado pelo autor)

Victor Andrade de Melo

É professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, onde tambem leciona na graduação. É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer/Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estudos de pós-doutorado em Teoria Crítica da Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (sob supervisão de Heloísa Buarque de Hollanda), e em História Social, na Universidade Federal Fluminense (sob supervisão de Daniel Aarão Reis). É bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 2003 (atualmente nível 1D; 2014-2018). Foi agraciado com um auxílio Cientista de Nosso Estado/Faperj (2013-2016), depois de ter sido por duas vezes Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2003-2005; 2009/2011). É coordenador do Sport : Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). Já coordenou projetos de caráter internacional (com recursos do Programa Prosul/CNPq, com países da América do Sul, e do Programa CPLP/CNPq, com países da África). Foi dirigente de entidades científicas nacionais (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer) e internacionais (Red Iberoamericana de Animación Sociocultural e Fórum Permanente de Tiempo Libre y Recreación). As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.