EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2

Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná (2006), especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e Mestrado em Biociências e Saúde, com ênfase em políticas de saúde, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013).

Ana Cláudia Porfírio Couto

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Pós-Doutorado em Sociologia do Esporte e Lazer na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Bolsista CAPES) (2015). É professora Associada II na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora credenciada no Programa de Pós graduação de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Lazer da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Supervisora de Tutoria do Programa de Formação EAD do PELC/VS. Coordenadora do CENTRO - MG da REDE CEDES - Ministério do Esporte. Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos em Sociologia do Esporte e Lazer (GESPEL) EEFFTO -UFMG. Tutora da Ativa Jr. - empresa Junior da EEFFTO-UFMG. Membro do Grupo de trabalho 13 - Sociologia do Lazer da Associação Internacional de Sociologia (RC 13 - ISA). Sócia fundadora da ANPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Esporte e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e juventude; Sociedade e Lazer; Bullying e Juventude.Políticas públicas, programas e projetos sociais para a juventude. Os últimos estudos tiveram como foco a influência do esporte e do lazer na formação humana de jovens, aspectos sociais do Esporte, Saúde e do Lazer à luz da Educação Olímpica. 


Link Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779179H7
 

Ana Paula Guimarães Santos Oliveira

Doutora pelo programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer/ UFMG. Ganhadora do prêmio Teses UFMG - melhor tese do programa. Subcoordenadora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerias. Membro do corpo docente do programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer e do curso de graduação em turismo da UFMG. Membro dos Grupos de Pesquisa: LUCE - Ludicidade Cultura e Educação; TECT- Turismo, Economia, Cultura e Território. Foi membro da equipe multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre mega eventos esportivos, solicitada pelo CNPQ à UFMG - Pró-reitoria de Pesquisa, coordenando o subprojeto Turismo. Interesse em pesquisas e extensão sobre desenvolvimento regional do turismo,Hospitalidade, Lazer e Sociedade. (Texto informado pelo autor)

César Teixeira Castilho

Professor Adjunto A (Nível 1) da EEFFTO/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL-UFMG); Professor Visitante da Université de Paris-Sud (Paris 11) - Mestrado "Management du Sport: Politiques Publiques et Stratégies des Organisations"; Pós-Doutor "Estudos do Lazer" (EEFFTO-UFMG); Pós-Doutor "Sociologia" (UFPR); Doutor em "Sciences du Sport et du Mouvement Humain" (Université de Paris 11); Mestrado em Teorias do Lazer (EEFFTO-UFMG); Especialização em "Fisiologia do Exercício" (FM-USP); Aperfeiçoamento em "Reabilitação Cardíaca" (EEFE-USP); Graduação Plena em Educação Física (EEFFTO-UFMG); Pesquisas voltadas para a Saúde Coletiva; Geopolítica do Esporte; Psicologia do Esporte; Estudos do Lazer; Sociologia do Esporte; Metodologia Científica. (Texto informado pelo autor)

Christianne Luce Gomes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina). É professora Associada da UFMG, onde ingressou como docente efetiva em 1996. Professora da graduação em Educação Física e em Turismo; leciona, orienta e pesquisa na pós-graduação - Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Foi a primeira coordenadora do Mestrado em Lazer, único do Brasil, e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, o único da América Latina. É líder do Grupo OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina e do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq). Integra o Comitê coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Foi coordenadora institucional de pesquisa multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre megaeventos esportivos, solicitada pelo CNPq à UFMG/Pró-Reitoria de Pesquisa. É integrante da Equipe Gestora/coordenadora dos processos formativos de Programas Sociais desenvolvidos pelo Ministério do Esporte em âmbito nacional (PELC e Vida Saudável). É Editora da Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL) e Membro do Conselho Editorial/Parecerista de periódicos brasileiros e estrangeiros indexados nas áreas de Turismo, Educação Física e Educação. Participa de sociedades científicas no Brasil e no exterior. Publicou vários livros e artigos sobre a temática do lazer. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2015-2018); foi Pesquisadora DTI-A (CNPq, 2013-2014), do Programa Pesquisador Mineiro PPM/FAPEMIG (2008-2014) e da Rede Cedes/Ministério do Esporte (desde 2006).

Veja mais informações no Somos UFMG

Cleber Augusto Gonçalves Dias

Doutor em Educação Física (Unicamp) e Mestre em História Comparada (UFRJ). Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, ocupando atualmente o cargo de subcoordenador. Na Universidade Federal de Goiás, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, onde foi subcoordenador (2012-2013). Dedicado à pesquisa na área dos estudos do lazer e do esporte, particularmente à história desses fenômenos, publicou artigos sobre o assunto em períodos especializados no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Colômbia e Argentina. Tem experiência no trabalho com redes internacionais de pesquisa para cooperação acadêmica (Pró-Sul/CNPq; Consórcio Latino-Americano de Direitos Humanos/Fundação Ford). É consultor de periódicos nacionais e internacionais, tendo sido editor-chefe da Revista Pensar a Prática (2010-2013).

Veja mais informações no Somos UFMG

Cristiane Miryam Drumond de Brito

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de SP (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2004). Foi docente titular desde 1999 a 2006 na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos e desde 2001 a 2006 no Centro Universitário Monte Serrat em Santos. No ano de 2006 à 2011 atuou como docente adjunta da Universidade Federal de São Carlos, com projetos de extensão e pesquisa que faz um interface entre processos criativos de artista, cultura e Terapia Ocupacional. Também possui projetos de pesquisa em saúde mental e na atenção básica de saúde. Atuou como Docente-Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Familia e Comunidade da UFSCar. Atualmente está vinculada como Docente Associada junto ao Depatamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos do Lazer, pesquisadora do CRR-MG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Diomira Maria Cicci Pinto Faria

Possui graduação em economia pela Universidade Católica de Minas Gerais (1982), especialização em planejamento pela Fundação João Pinheiro (1983) e estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Mestrado em turismo pela Universidad de Alicante, Espanha. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, no doutorado de Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar, e pela Universidad de Alicante, Espanha, com defesa de tese realizada em janeiro de 2012.  Atua nas seguintes áreas: economia do turismo e da cultura, turismo e pobreza, viabilidade econômica de projetos e economia dos recursos naturais.

Elcio Loureiro Cornelsen

Possui graduação em Letras Alemão e Português pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Germanística - Freie Universität Berlin (1999), na Alemanha, pós-doutorado em Estudos Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP; 2005), e pós-doutorado em Teoria Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp (IEL-Unicamp; concluído em fev. 2010). É Professor Associado III da Faculdade de Letras da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, credenciado junto ao Programa de Pós Graduação em Estudos Literários. Além disso, é docente credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG). É membro do Grupo Integrado de Pesquisa "Literatura e Autoritarismo" (CAL/UFSM-RS) desde 2000, do Núcleo Walter Benjamin (FALE/UFMG), desde 2006, do Núcleo de Estudos sobre Literatura e Guerra (FALE/UFMG), desde 2009, e líder do FULIA - Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FALE/UFMG), fundado em 2010. Desde 1994, é membro da Internationale Alfred Döblin-Gesellschaft. Atuou como Presidente da Comissão de Ética da UFMG, de novembro de 2012 a fevereiro de 2015. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Moderna Alemã, Literatura, História e Memória Cultural, e Literatura e outras Artes e Mídias, atuando principalmente nos seguintes âmbitos: teoria literária, literatura alemã, língua alemã, análise do discurso e cinema. Atualmente, desenvolve atividades também no âmbito da relação entre futebol, linguagem, artes e cultura. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível II com o projeto "A memória do trauma de 1950: contos, crônicas, poemas". 

Elisângela Chaves

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural de 2000 a 2013. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, cultura escolar e educação física escolar.