EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2

André Gustavo Pereira de Andrade

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Zootecnia na área de Concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) além de ter cursado especialização em Estatística e Matemática pela UFLA(2009) e fez pós-doutorado em Ciências do Esporte na UFMG. Atualmente cursa graduação em Educação Física. Possui interesse na área de Estatística aplicada aos principais delineamentos experimentais na Educação Física, bem como a Biomecânica atuando principalmente nos seguintes temas: análise do padrão de movimento, redes neurais artificiais, análise de séries temporais e variabilidade do padrão de movimento. Atualmente leciona na UFMG as disciplinas de Biomecânica e Estatística aplicada às Ciências do Esporte.

Veja mais informações no Somos UFMG

Andressa da Silva de Mello

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2005), Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética (2006), Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica (2007), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2009), Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, na área de Ortopedia, Traumatologia e Esportiva. Pesquisadora do Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício (2005-2014), Membro da Academia Paralimpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como pesquisadora e Fisioterapeuta desde 2007. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em ortopedia e traumatologia, fisioterapia esportiva, esporte paralímpico, reumatologia. Professora Adjunta I do Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais.

Cândido Celso Coimbra

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário, Termorregulação e Metabolismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário (Glicemia, Secreção de Insulina e Mobilização de Ácidos Graxos Livres do Tecido Adiposo, resposta metabolica ao estresse). Atua como orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas de Pós-Graduação: 1. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia (ICB-UFMG); 2. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (EEFFTO-UFMG).

Veja mais informações no Somos UFMG

Danusa Dias Soares

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É Professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual foi coordenadora no periodo de julho 2012-2014. Co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

Veja mais informações no Somos UFMG

Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

É Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Educação Física, pós-graduação "lato sensu" em Medicina Desportiva e pós-graduação "stricto sensu" Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia. Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo. (Texto informado pelo autor)

Eduardo Mendonça Pimenta

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), DEA em Fisiologia do Exercício - Universidad de Léon (2009) e Doutorado em Programa de Actividade Física e Deportes. - Universidad de Léon (2012). Atualmente é Professor Adjunto I Universidade Federal de Minas Gerais, Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (www.eeffto.ufmg.br). Na Pós Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte da UFMG. Fisiologista do Departamento de Futebol Profissional do Cruzeiro Esporte Clube, Fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol Masculino Sub-20.

Fernando Vítor Lima

Possui mestrado em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física (1996) e doutorado em Ciência do Deporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: musculação, treinamento, força e esteróides anabolizantes.

Veja mais informações no Somos UFMG

Franco Noce

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM - 2010). Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG. É membro do Managing Council da ISSP (2013-2017) e membro do conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia do Esporte, atuando principalmente com o esporte de alto desempenho. Destacam-se a preparação da Equipe de Futebol de Campo da Arábia Saudita (Copa do Mundo Alemanha 2006), Comitê Paraolímpico Brasileiro (Paraolimpíadas Atenas 2004 e Pequim 2008), Sada/Cruzeiro (2009-2010) e diversas outras seleções nacionais (voleibol, tênis, futebol).

Veja mais informações no Somos UFMG.

Gibson Moreira Praça

Professor Adjunto no Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação - CECA. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos; análise de jogo em Futebol e Futsal; pequenos Jogos no Futebol. Atuação profissional relacionada ao treinamento técnico-tático e a avaliação do desempenho no Futebol. 

Guilherme Menezes Lage

Bacharel em Educação Física (1999), especialista em Treinamento Esportivo (2001), mestre em Educação Física (2005) e doutor em Neurociências pela UFMG (2010). É professor Adjunto I da UFMG. É pesquisador do: 1) Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da UFMG; 2) Grupo de Pesquisa em Ensino, Controle e Aprendizagem na Performance Musical da UFMG (ECAPMUS); (3) Laboratórios Integrados de Neurospicologia (LINEU) (UFMG-USP-UFRJ-UFRBA). Tem experiência no estudo do Comportamento Motor, atuando principalmente no estudo do controle manual por meio (1) da análise neurocomportamental dos fatores que interferem na aprendizagem motora (ex., interferência contextual); (2) da análise anátomo-funcional de áreas e hemisférios cerebrais; (3) da associação com aspectos neuropsicológicos e genéticos. É membro da 1) Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, 2) Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e 3) North American Society for Sport Psychology and Physical Activity (NASPSPA).

Veja mais informações no Somos UFMG