EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Grupos de Pesquisa

  • Biomecânica do Esporte
    Telefone: (31) 3409-2327
    Email: andreguto@yahoo.com.br
  • Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA)
    Telefone: (31) 3409-2329
    Email: grecopj@ufmg.br
  • Grupo de Estudo de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM)
    Telefone: (31) 3409-2394
    Email: ugrino@hotmail.com
  • Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES)
    Telefone: (31) 3409-2325
    Email: vtcosta@hotmail.com
  • Termorregulação e Mecanismos de Fadiga
    Telefone: (31) 3409-2328
    Email: danusa56@gmail.com / samuelwanner@eeffto.ufmg.br
  • Treinamento Esportivo
    Telefone: (31) 3409-2326
    Email: leszek@eef.ufmg.br

Biomecânica do Esporte

O grupo de pesquisa está inserido no CENESP-UFMG (Centro de Excelência Esportiva) que faz parte da rede nacional CENESP do Ministério de Esportes do Governo Federal. O objetivo da rede CENESP é a assistência científica de atletas, técnicos e treinadores de Federações e Confederações Esportivas e a realização de pesquisas científicas na área de esporte de rendimento e atividades físicas/esportivas.

O grupo de pesquisa também está inserido no Programa de Pós-Graduação "Mestrado e Doutorado em Ciências do Esporte" da UFMG. O grupo realizou em 2003 o X Congresso Brasileiro de Biomecânica (Ouro Preto-MG, 3 a 6 de junho de 2003) e em 2007 o XXVth International Symposium of Biomechanics in Sports (Ouro Preto-MG, 23 a 27 de agosto de 2007).

O lider do grupo foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica no período de 2003 a 2005 e atualmente é membro do "Board of Directors" da ISBS (International Society of Biomechanics in Sports).

Líderes do Grupo: Prof. André Gustavo Pereira de Andrade e Prof. Mauro Heleno Chagas 


Telefone: (31) 3409-2327
Email: andreguto@yahoo.com.br

Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA)

O trabalho do CECA nas Ciências do Esporte direciona a pesquisa para os Jogos Esportivos Coletivos nos aspectos táticos-técnicos, sus implicações metodológicas, bem como as relações com os processos cognitivos. Atualmente temos intercâmbio com as Universidades de Heidelberg e de Colônia na Alemanha e com da Universidade de Porto, Portugal: com os grupos de pesquisas que investigam de diferentes formas a tomada de decisão nas diferentes modalidades esportivas coletivas. Há também o intercâmbio com a Federação Internacional de Handebol, visando a capacitação de recursos humanos na área de iniciação desta modalidade esportiva.

As pesquisas no CECA são efetuadas com base nos estudos dos processos cognitivos, sendo a Teoria da Ação e os postulados da Psicologia Cognitiva os referenciais teóricos predominantes. Há diversos estudos científicos já concluídos (teses, dissertações, artigos e publicações em congressos/simpósios) no laboratório.

Líder do Grupo: Prof. Pablo Juan Greco


Telefone: (31) 3409-2329
Email: grecopj@ufmg.br

Grupo de Estudo de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM)

O Grupo caracteriza-se como um dos poucos no Brasil a investigar a temática. Seu contato com outros laboratórios no país e no exterior o coloca em condições de ser um difusor do campo de Comportamento Motor, especialmente em Minas Gerais.

Líderes do Grupo: Prof. Herbert Ugrinowitsch e Prof. Rodolfo Novellino Benda


Telefone: (31) 3409-2394
Email: ugrino@hotmail.com

Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES)

Criado em 1991 pelo Prof. Dr. Dietmar Samulski, o Grupo de Pesquisa LAPES-UFMG conduzia suas investigações na área dos fatores psicossociais aplicados ao Rendimento Esportivo com ênfase em investigações dentro da Psicologia do Esporte.

Recentemente, com a chegada de outros pesquisadores com diferentes expertises, o grupo ampliou o seu foco de investigação. A primeira alteração foi a mudança de nome do grupo com o objetivo de contemplar as diversas áreas de investigação que o grupo tem centrado seus esforço. A partir de 2014, o grupo ampliou o seu leque investigativo para as áreas da Psicologia do Esporte e Neurociência aplicadas ao Esporte e ao Exercício Físico, contemplando assim aspectos psicobiológicos, neuropsicológicos e Cognitivos no Esporte e no Exercício físico.

Os projetos deste grupo recebem regularmente apoio financeiro e bolsas de Órgãos de Fomento (CNPq, CAPES, FAPEMIG, FAPESP, FINEP). A produção cientifica do grupo é qualificada e focada em revistas de impacto na área.

Coordenador do grupo: Prof. Varley Teoldo da Costa


Telefone: (31) 3409-2325
Email: vtcosta@hotmail.com

Termorregulação e Mecanismos de Fadiga

Desde a sua criação em 1989, Grupo de Pesquisa Termorregulação e Mecanismos de Fadiga tem apresentado uma evolução constante, tendo se consolidado nos últimos anos como uma referência na área de fisiologia do exercício, com inserção internacional e uma produção científica crescente e de excelente qualidade. Os pesquisadores do grupo atendem a convites para participação em eventos e bancas examinadoras no Brasil e no exterior, comissões oficiais de nível nacional, comissões editoriais nacionais e internacionais, assessorias e consultorias científicas e técnicas.

Projetos deste grupo recebem regularmente apoio financeiro e bolsas de Órgãos de Fomento (CNPq, CAPES, FAPEMIG e FINEP). Atualmente, o grupo envolve quatro professores: Dra. Danusa Dias Soares, Dr. Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves, Dr. Luciano Sales Prado e Dr. Samuel Penna Wanner. Docentes do grupo recebem bolsa de produtividade do CNPq. A vinculação do grupo com o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da EEFFTO possibilita a realização de um número significativo de trabalhos interdisciplinares realizados com as áreas de Bioquímica, Engenharia, Fisiologia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição.

Líderes do Grupo: Profa. Dra. Danusa Dias Soares e Prof. Dr. Samuel Penna Wanner


Telefone: (31) 3409-2328
Email: danusa56@gmail.com / samuelwanner@eeffto.ufmg.br

Treinamento Esportivo

O Grupo de Pesquisa "Treinamento Esportivo", desde a criação do Laboratório de Avaliação da Carga - LAC (CENESP/UFMG) vem evoluindo sobre as questões relacionadas com o Treinamento Esportivo. Os pesquisadores do Grupo têm participado de eventos (nacionais e internacionais), bancas examinadoras, assessorias e consultorias profissionais a clubes e confederações esportivos, sem prejuízos à sua produção científica. Projetos do Grupo tem recebido apoio financeiro e bolsas de Órgãos de Fomento e do Ministério do Esporte. 

O Grupo esta vinculado com um programa de Pós-Graduação possibilitando assim, a realização de um número significativo de trabalhos interdisciplinares realizados com a Biomecânica, Fisiologia, Medicina, Engenharia e Fisioterapia, todos com resultados positivos representados por dissertações defendidas e artigos publicados. O Grupo tem contribuído, assim, com a formação de recursos humanos para atuação instituições de ensino superior, confederações e outras instituições ligadas a saúde e ao esporte.

Os projetos atualmente em andamento contemplam as seguintes questões científicas: métodos de treinamento esportivo, avaliação e registro da carga de treinamento esportivo, desenvolvimento de equipamentos e softwares para registros de variáveis do desempenho físico relacionados com o treinamento esportivo e saúde em geral, atividades aquáticas (natação e ciclismo aquático), efeitos da vibração mecânica no desempenho físico.

Líderes do Grupo: Prof. Leszek Antoni Szmuchrowski e Prof. Bruno Pena Couto


Telefone: (31) 3409-2326
Email: leszek@eef.ufmg.br