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Estrutura Curricular

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Análise dos Processos de Ensino-Aprendizagem de Habilidades Esportivas - ESP824

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa

Essa disciplina justifica-se pela necessidade de ampliar as pesquisas na área que investiga os fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras em situações em que exista um predomínio da validade ecológica. Na mesma são levantadas as características, dificuldades, problemas e as diferenças das pesquisas realizadas em situação de laboratório. Serão estudados: Histórico da área de Aprendizagem Motora, tipos de pesquisa, aplicabilidade e testagem dos conceitos básicos em situações que predominam a validade ecológica.

 

Bibliografia
GIMENEZ, R.; MANOEL, E. J.; OLIVEIRA, D. L.; BASSO, L. Combinação de padrões fundamentais de movimento: crianças normais, adultos normais e adultos portadores de Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v.18, n.1, p. 101-116, 2004. GRECO, P.; BENDA, R. Aprendizagem e desenvolvimento motor I. In: SILVA, C. I.; COUTO, A. C. P. Manual do treinador de natação. Belo Horizonte: Edições FAM, p. 15-40, 1999. MANOEL, E. J. O que é ser criança? Algumas contribuições de uma visão dinâmica do desenvolvimento motor. In: KREBS, R. J.; COPETTI, F.; BELTRAME, T. S. Discutindo o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, p. 109-130, 1998. MATOSO, A.; CAVALCANTE, A.; RABELO, M. S.; XAVIER, A. J. M.; BENDA, R. N. Patterns of fundamental movements in kindergarten children. FIEP Bulletin. v.75, special edition, p.254-257, 2005. LAGE, G. M.; BENDA, R. N. Treinamento técnico: uma revisão sobre a aplicação do princípio da interferência contextual no processo de ensino-aprendizagem de habilidades esportivas. In: GARCIA, E.S.; LEMOS, K. L. Temas atuais VII: educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, 2002.

Aprendizagem Motora - ESP801

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa

A disciplina visa analisar e conceituar os aspectos fundamentais de aprendizagem e do desenvolvimento motor. Serão analisados conceitos e teorias básicas de aprendizagem motora e problemas específicos de motricidade como coordenação e regulação psíquica do movimento, atenção, percepção e imaginação do movimento, transferência, memoria motora, motivação e a relação professor-aluno, bem como consequências didático-metodológicas determinantes no processo ensino-aprendizagem do movimento.

Bibliografia
KELSO, J. Dynamic patterns - the self-organization of brain and behavior. Cambridge: Bradford Books / MIT Press, 1995. MAGILL, R. A. Motor learning. 8.ed. New York: McGraw-Hill, 2007. TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. TANI, G; MEIRA JR., C. M.; UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N.; CHIVIACOWSKY, S.; CORRÊA, U. C. Pesquisa na área de comportamento motor: modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas. Revista da Educação Física. v. 21, n.3, p. 1-52, 2010. TANI, G; CORRÊA, U. C.; BASSO, L.; BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H.; CHOSHI, K. An adaptive process model of motor learning: Insights for the teaching of motor skills. Nonlinear Dynamics, Psychology and Life Sciences. v. 18, p. 47-65, 2014.

Atividades Acadêmicas de Pós-Graduação - CES000

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 90h
Créditos: 6

Ementa
Tem como objetivo permitir uma ampla variedade de atividades que venham a fortalecer o nível de formação do discente, sendo que representa uma estratégia pedagógica de maior flexibilidade para adequar as necessidades específicas de cada demanda.

Biomecânica do Esporte - ESP822

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa

O objetivo da disciplina e o estudo mecânico dos movimentos esportivos e do corpo humano. O conhecimento das características (bio-) mecânicas das técnicas de movimento, das habilidades da condição física (forca muscular, velocidade, flexibilidade), do aparato locomotor e dos membros do corpo humano e um dos pré-requisitos para o treinamento esportivo eficaz e para a diminuição do risco de lesões em todas as áreas de atuação do esporte. Baseado neste conhecimento, os métodos adequados de diagnose e de treinamento podem ser aplicados para a otimização do nível de qualificação motora.

Bibliografia
Cavanagh, P. R. Biomechanics of Distance Running. Human Kinetics, Champaign, 1990. Enoka, R.M. Neuromechanics of Human Movement. Human Kinetics, Champaign, 2008. Hall, S. Biomecânica Básica. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2005. Hong,Y.; Bartlett,R. Handbook of Biomechanics and Human Movement Science. Routledge Taylor & Francis Group, Londo, 2008 Komi, P.V. Força e Potência no Esporte. Artmed Editora, Porto Alegre, 2006 Nigg, B.M., MacIntosch, B.R., Mester, J. Biomechanics and Biology of Movement. Human Kinetics, Champaign, 2000. Zatsiorsky, V.M. Biomecânica no esporte ? Performance no Desempenho e prevenção da lesão. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2004

Defesa de Dissertação - CES004

Relativo ao encerramento do mestrado.
Carga Horária: 0h
Créditos: 0

Defesa de Tese - CES006

Relativo a finalização do processo de doutoramento.
Carga Horária: 0h
Créditos: 0

Didática do Ensino Superior - MTE812

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
Contribuições de doutrinas pedagógicas marcantes para o repensar da Didática e da prática no contexto da aula universitária. Pedagogia universitária: o ensino e suas relações (conteúdo/forma, professor/aluno, pesquisa/ensino/sociedade, técnicas de ensino/inovações tecnológicas). Planejamento e avaliação do ensino: projetos inovadores de práticas educativas nos diferentes campos do Ensino Superior.

Bibliografia
AMARAL, Ana Lúcia. As perspectivas para a Didática no atual contexto sócio-político-pedagógico. Trab. Apresentado na XIX Reunião Anual da ANPEd. Caxambu-MG, 1996 (mimeo). CANDAU, Vera Maria. Universidade e formação de professores: que rumos tomar? In: Magistério, construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. VEIGA, Ilma Passos ª (org.) Didática: o ensino e suas relações. Campina-SP: Papirus, 1996.

Exame de Qualificação - CES005

Defesa do projeto de Tese
Carga Horária: 0h
Créditos: 0

Fisiologia do Exercício - EFI816

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa

Estudo dos mecanismos biológicos envolvidos no processo de produção de energia durante os exercícios físicos; das relações entre o exercício e o treinamento e as funções cardiovascular, respiratória, endócrina; dos efeitos de drogas e outros recursos artificiais e dos efeitos de condições ambientais extremas sobre a capacidade de desempenho físico e das relações entre nutrição, exercício e a obesidade.

Programa

  • Liberação e transferência de energia durante o exercício: metabolismo aeróbio e anaeróbio: potência aeróbia e potência anaeróbia;
  • Parâmetros bioquímicos relacionados com o exercício;
  • Circulação e respiração durante o exrcício;
  • Comportamento neuro endócrino no exercício;
  • Efeitos crônicos do exercício;
  • Exercícios físicos em ambientes externos;
  • Medida direta do consumo de oxigênio durante o exercício; 
  • Respostas termoregulatórias durante o exercício.

Bibliografia
MCARDLE WD, KATCH FI, KATCH VL. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 6a.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. MOOREN FC, VOLKER K. Fisiologia do Exercício Molecular e Celular. 1ª.ed. Santos: Livraria Santos Editora Ltda., 2012. POWERS SK, HOWLEY ET. Fisiologia do Exercício: Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. 1a.ed. Barueri: Editora Manole, 2000. ROWELL LB, SHEPHERD JT. Handbook of Physiology. Section 12: Exercise: regulation and integration of multiple systems. 1a.ed. New York (EUA): American Physiological Society / Oxford Univ Press, 1996. WILMORE JH, COSTILL DL, KENNEDY LW. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 4a.ed. Barueri: Editora Manole, 2010. PIRES W, WANNER SP, LIMA MR, FONSECA IA, FUMEGA U, HAIBARA AS, COIMBRA CC, LIMA NR. Physical exercise performance in temperate and warm environments is decreased by an impaired arterial baroreflex. PLoS One. v.8: e72005, 2013.

Fisiologia do Exercício Pediátrica - EFI821

Nível: Mestrado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa

Serão abordados inicialmente na disciplina os eventos biológicos  da maturação durante a puberdade.  Será estudado o desenvolvimento de parâmetros antropométrico, percentual de gordura, massa magra e caracteres sexuais secundários durante a infância e a puberdade.  Serão, ainda, analisados outros parâmetros de desenvolvimento biológico, assim como influencia da atividade física sobre o desenvolvimento durante a puberdade. Em seguida, será analisado o desenvolvimento e a treinabilidade das qualidades físicas básicas durante a infância e a puberdade.

Bibliografia
Armstrong, N., Kirby, B, Welsman, J.: Children and Exercise XIX. E & FN SPON, 1997 Rowland, T; Bouchard, C.: Pediatric Exercise Medicine. Human Kinetics, 2004 Rowland, T.: Developmental Exercise Physiology. Human Kinetics, 1997 Van Praagh, E.: Pediatric Anaerobic Performance. Human Kinetics, 1998 Wilmore, J.; Costill, D.: Fisiologia do Esporte e do Exercício. Manole, 2001