EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2 3

Aline Alvim Scianni

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e University of Sydney (2011). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é revisora científica da Revista Brasileira de Fisioterapia, Australian Journal of Physiotherapy e European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor e funcional humano em populações especiais, reabilitação neurológica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação.

Veja mais informações no Somos UFMG

Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

Veja mais informações no Somos UFMG

Daniela Virgínia Vaz

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e Ph.D. pela University of Connecticut (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Fisioterapia. Atua principalmente em ensino e pesquisa ligados ao controle e aprendizagem motora e reabilitação de pacientes com disfunção neurológica.

Veja mais informações no Somos UFMG

Danielle Aparecida Gomes Pereira

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Possui Especialização em Geriatria e Gerontologia (2000) e Graduação em Fisioterapia pela UFMG (1999). É professora adjunta da UFMG, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiovascular. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. É coordenadora do Serviço Ambulatorial de Apoio a Pessoas com Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Atualmente, recebe auxílio para pesquisa da Fapemig (Extensão em Interface com a Pesquisa).

Veja mais informações no Somos UFMG

Elyonara Mello de Figueiredo (colaboradora)

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Movement and Rehabilitation Sciences pela Boston University (2003). Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Saúde da Mulher e Desenvolvimento Infantil. Atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes linhas: Comportamento Motor (Abordagem Ecológica a Percepção-Ação e Abordagem dos Sistemas Dinâmicos) e Saude da Mulher, com ênfase em disfunções do assoalho pélvico. Orienta mestrado em doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciênicas da Reabilitação.

Veja mais informações no Somos UFMG

Juliana de Melo Ocarino

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004/2009). Atualmente, é Professora Adjunta II do curso de Fisioterapia da UFMG e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente na área de Desempenho Motor e Funcional Humano com ênfase em fatores biomecânicos e perceptuais envolvidos no processo de organização do movimento humano, reabilitação e prevenção de lesões esportivas.

Veja mais informações no Somos UFMG

Leani Souza Máximo Pereira (aposentada)

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciencias Medicas de Minas Gerais (1978), Mestrado (1995) e Doutorado (2003) em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e orientadora do Programa Stricto Sensu de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: performance motora e funcional humana, saúde e reabilitação do idoso e inflamação e dor em reabilitação. Atuou na área assistêncial hospitalar durante 9 anos em um Hospital de Geriatria e Reabilitação. Lider do grupo de pesquisa/CNPq Estudos sobre Envelhecimento em Fisioterapia. Pós-doutorado no The George Institute for Global Health-Sydney University, Australia.

 

Lívia de Castro Magalhães

Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil, e nos recursos para tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação do desenvolvimento motor e tratamento dos transtornos da coordenação motora em crianças.

 

Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela

É fisioterapeuta e concluiu o Pós-Doutorado em Sciences Biomédicales na Université de Montréal - Canada, em 2005, o Doutorado em Anatomy and Cell Biology na Queen's University - Canada, em 1998 e o Mestrado em Rehabilitation Sciences na Queen´s University - Canada, em 1992. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação no período de junho de 2007 a junho de 2009 e subcoordenadora no biênio 2010 a 2012. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Fisioterapia e líder do grupo de pesquisa em Reabilitação Neurológica do Adulto (NEUROGroup). Tem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000 e faz parte do corpo editorial de vários periódicos nacionais e internacionais. Publicou vários artigos completos e resumidos em periódicos especializados nacionais e internacionais, inúmeros trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros. Possui também inúmeros itens de produção técnica. Participou como convidada de vários eventos no exterior e no Brasil. Atua como orientadora e co-orientadora de várias dissertações de mestrado e doutorado, além de orientar bolsistas de iniciação científica, apoio técnico, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso na área de Fisioterapia. Recebeu prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Fisioterapia, com ênfase em Estudos em Reabilitação Neurológica do Adulto. A sua linha de pesquisa se concentra em processos de avaliação e intervenção pós acidente vascular encefálico. Em suas atividades profissionais, tem mantido parcerias com vários colaboradores nacionais e internacionais em desenvolvimento de projetos de pesquisa e co-autorias de trabalhos científicos.

Veja mais informações no Somos UFMG

Luciana Assis Costa

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas - PUBLICUS - DCP-UFMG e do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais - LAGIR- FAFICH- UFMG. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Exclusão e Políticas Sociais - NEOPolis. Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Reabilitação. Membro Permanente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer - EEFFTO/UFMG. (Texto informado pelo autor)

Veja mais informações no Somos UFMG