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Aline Alvim Scianni

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e University of Sydney (2011). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é revisora científica da Revista Brasileira de Fisioterapia, Australian Journal of Physiotherapy e European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor e funcional humano em populações especiais, reabilitação neurológica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação.

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Ana Cristina Resende Camargos

Possui Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Especialização em Fisioterapia em Neurologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2004), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2006) e Doutorado em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (UFVJM - 2016). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), docente permanente do programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional UFVJM. Atuou como professora de disciplinas teóricas e práticas relacionadas à Fisioterapia em Pediatria na UFVJM (2010-1017), na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004-2009) e na Faculdade Estácio de Sá (2006-2009). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase na saúde da criança e do adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento infantil, prematuridade, desempenho funcional, paralisia cerebral e obesidade infantil. 
 

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Andressa da Silva de Mello

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2005), Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética (2006), Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica (2007), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2009), Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, na área de Ortopedia, Traumatologia e Esportiva. Pesquisadora do Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício (2005-2014), Membro da Academia Paralimpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como pesquisadora e Fisioterapeuta desde 2007. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em ortopedia e traumatologia, fisioterapia esportiva, esporte paralímpico, reumatologia. Professora Adjunta I do Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais.

Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

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Cristino Carneiro Oliveira

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do curso de graduação em Fisioterapia da UFJF - campus avançado Governador Valadares. Doutor em Fisioterapia pela The University of Melbourne. Mestre em pneumologia e especialista em fisioterapia cardiorrespiratória pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Graduado em fisioterapia na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e ex-fisioterapeuta do Hospital Israelita Albert Einstein.

Daniela Virgínia Vaz

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e Ph.D. pela University of Connecticut (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Fisioterapia. Atua principalmente em ensino e pesquisa ligados ao controle e aprendizagem motora e reabilitação de pacientes com disfunção neurológica.

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Daniele Sirineu Pereira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria. É membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação / UNIFAL-MG, do Programa de Pós-Graduação Biociências Aplicadas à Saúde / UNIFAL-MG. Atua nas linhas de pesquisa Saúde e Reabilitação no Idoso; Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento, com ênfase nos temas: capacidade funcional, biomarcadores do envelhecimento, inflamação e dor em reabilitação, sarcopenia, fragilidade, depressão, quedas, dor lombar, osteoartrite e programas de treinamento em idosos. É pesquisadora colaboradora do estudo multicêntrico BACE ? Back Complaints in Elderly. Apresenta experiência nas áreas clínicas em gerontologia e geriatria, ortopedia e reumatologia. Atuou na área assistencial no Centro de Referência do Idoso do Hospital das Clínicas/UFMG. (Texto informado pelo autor)

 

Danielle Aparecida Gomes Pereira

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Possui Especialização em Geriatria e Gerontologia (2000) e Graduação em Fisioterapia pela UFMG (1999). É professora adjunta da UFMG, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiovascular. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. É coordenadora do Serviço Ambulatorial de Apoio a Pessoas com Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Atualmente, recebe auxílio para pesquisa da Fapemig (Extensão em Interface com a Pesquisa).

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Fernanda de Cordoba Lanza

Fernanda C. Lanza é Professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO da UFMG, Belo Horizonte-MG. Concluiu o doutorado em 2009, pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal da São Paulo (UNIFESP) e posteriormente realizou o pós-doutorado (2016), ambos com temática relacionada a função pulmonar de lactentes, fisioterapia respiratória, e doença pulmonar crônica na infância. Em 2017, participou de Short-Fellowship na Utrecht Medical University, Utrecht Holanda, em fisiologia do exercício em pediatria. Previamente, graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande MS (1999). Obteve sua formação na assistência e na pesquisa pela Disciplina da Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual cursou pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Respiratória (2000) e Mestrado em Ciências (Medicina, 2002). Profissionalmente atuou em Hospitais na cidade de São Paulo-SP, seguido da docência (desde 2002) ministrando disciplinas de Fisioterapia Respiratória, Supervisão de Estágio Hospitalar, UTI e enfermaria, em especial na população infantil (pediatria e neonatologia). Compõe o Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), e possui título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR/COFFITO. (Texto informado pelo autor)

Hércules Ribeiro Leite

É graduado em Fisioterapia (UFVJM/2007), Especialista em Fisiologia do Exercício (PUC/2009), Especialista Profissional em Neurofuncional da Criança e Adolescente (COFFITO), Mestre (UFMG/2009) e Doutor (UFMG/2013) em Ciências Fisiológicas e Pós-Doutor em Fisioterapia pela The University of Sydney, Austrália (2017-2018). Atualmente é docente do Departamento de Fisioterapia da UFMG na área de fisioterapia aplicada à neuropediatria. É autor e Organizador do livro "Fisioterapia em Pediatria: Da Evidência à prática clínica" (Ed. Medbook, 2019). Atualmente é Editor do Programa de Atualização para Fisioterapia (PROFISIO) da área de Fisioterapia Neurofuncional da criança e do adolescente, e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais de importante impacto na área. Desde 2012, orienta discentes de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, desde 2014 orienta discentes de pós-graduação nível mestrado e desde 2016 de doutorado e atualmente orienta um discente de pós-doutorado. Previamente, iniciou profissionalmente na reabilitação de crianças com incapacidades neurológicas, seguido da docência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2012-2014) e UFVJM (2014-2019) na área de Fisioterapia Pediátrica e Supervisão de Estágio em Pediatria. Membro da Academia Latinoamericana de Desarrollo Infantil y Discapacidade (ALDID), da Comissão Científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) e Coordenador do Registro Brasileiro de Gêmeos (área saúde da Criança e Adolescente). Linha de pesquisa: Avaliação do Desenvolvimento e do Desempenho Infantil (Texto informado pelo autor).